17936
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Uso de energia no campo

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer o uso de diferentes fontes de energia pelo setor agropecuário.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.

Material complementar:

Material da Ação Propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zymmcWpS62TZvsGHTMfRZFdVsDVuHr6eH2XaNQxxCS9NHPXZXn74RRe8sKDS/geo5-07und08-atividade-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA - Agroenergia: https://www.embrapa.br/agroenergia acesso em: 28/05/2019

Contextos prévios: O tema sobre as diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis já deve ter sido trabalhado - Plano: Fontes renováveis de energia no Brasil

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Retome os temas de tipos de energia e fontes renováveis e não renováveis.

A retomada é possível relembrando os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02:

Fontes de energia renovável:

Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;

Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;

Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;

Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;

Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.

Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.

Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.

Fontes de energia NÃO renovável:

Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;

Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;

Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.

Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;

Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Contextos prévios: O tema sobre as diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis já deve ter sido trabalhado. Você pode ver os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 sobre o tema.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com os alunos. Distribua o texto da contextualização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnbQjx4GSBmw7kQGBhDuKtatRU4CQCprCRs6DzMrBKR5mJav8YUkuJmEpgRE/geo5-07und08-texto-da-contextualizacao.pdf. Deixe os alunos lerem o texto. Quando acabarem a leitura pergunte: “Houve alguma palavra que vocês não conhecem o significado?”, “Como era o dia a dia da menina?” espere que eles te contem com as próprias palavras; “Ela fala algo sobre energia elétrica? Ou algum outro tipo de energia?”, espera-se que eles percebam a presença da lenha como fonte de calor.

Para você saber mais:

Oliveira, Joana D’arc de. O COTIDIANO DOS TRABALHADORES NA FAZENDA SÃO ROBERTO - SP. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, disponível em: https://www.iau.usp.br/sspa/arquivos/pdfs/papers/02507.pdf, acesso em: 17 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Coloque aos alunos o seguinte situação para refletirem:

“A lenha era um elemento importante para a manutenção da vida na fazenda, pois servia para preparar os alimentos, aquecer a água usada para o banho e a casa em dias muitos frios.”

Comente que esta é a realidade de muitas fazendas no século XX.

Em seguida leia a questão-problema do slide: Será que essa fonte de energia ainda é usada no campo?

Converse com os alunos sobre o uso da lenha como fonte de energia usada no campo.

Em seguida, pergunte: “Qual outro tipo de energia deve estar presente no cotidiano de uma fazenda?”.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Distribua para cada grupo de alunos a atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zymmcWpS62TZvsGHTMfRZFdVsDVuHr6eH2XaNQxxCS9NHPXZXn74RRe8sKDS/geo5-07und08-atividade-acao-propositiva.pdf

Espera-se que os alunos observem que o gráfico apresenta as mudanças no consumo de energia no setor agropecuário desde 1975.

Leia as perguntas aos alunos:

1 - O que aconteceu com o consumo de lenha ao longo dos anos?

2- Qual o tipo de energia é o mais usado no setor agropecuário hoje em dia?

3- Cite um tipo de energia renovável usado na agropecuária. E um tipo não renovável.

Oriente-os a responderem utilizando-se do gráfico.

Faça-os perceber que cada linha colorida representa um tipo de energia: lenha, eletricidade, óleo diesel e outros e, que a linha horizontal (eixo x) apresenta as datas e a linha vertical (eixo y) a porcentagem (%) de consumo.

Espera-se que as perguntas encaminhe-os a perceber a mudança de tipo de energia de lenha para óleo diesel e o aumento do uso de energia elétrica.

Para você saber mais:

Fontes de energia: http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia acesso em: 28/05/2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens e identificarem as atividades. Pergunte: “E qual o tipo de energia que está sendo usada em da uma das imagens?” escreva as resposta no quadro, formando três colunas; “Vocês sabem me dizer outras atividades de uma fazenda que são usadas estas energias? Quais?”. A medida que os alunos forem citando exemplos de atividades, escreva a atividade na coluna de energia correspondente. Ao final da atividade uma tabela com atividades agropecuárias e as respectivas energias usadas terá sido construída.

Veja que as respostas verificará a coexistência de várias fontes de energia no setor agropecuário.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada em uma área rural é possível programar uma visita a fazendo com os estudantes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.

Material complementar:

Material da Ação Propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zymmcWpS62TZvsGHTMfRZFdVsDVuHr6eH2XaNQxxCS9NHPXZXn74RRe8sKDS/geo5-07und08-atividade-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA - Agroenergia: https://www.embrapa.br/agroenergia acesso em: 28/05/2019

Contextos prévios: O tema sobre as diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis já deve ter sido trabalhado - Plano: Fontes renováveis de energia no Brasil

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Retome os temas de tipos de energia e fontes renováveis e não renováveis.

A retomada é possível relembrando os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02:

Fontes de energia renovável:

Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;

Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;

Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;

Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;

Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.

Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.

Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.

Fontes de energia NÃO renovável:

Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;

Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;

Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.

Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;

Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Contextos prévios: O tema sobre as diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis já deve ter sido trabalhado. Você pode ver os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com os alunos. Distribua o texto da contextualização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnbQjx4GSBmw7kQGBhDuKtatRU4CQCprCRs6DzMrBKR5mJav8YUkuJmEpgRE/geo5-07und08-texto-da-contextualizacao.pdf. Deixe os alunos lerem o texto. Quando acabarem a leitura pergunte: “Houve alguma palavra que vocês não conhecem o significado?”, “Como era o dia a dia da menina?” espere que eles te contem com as próprias palavras; “Ela fala algo sobre energia elétrica? Ou algum outro tipo de energia?”, espera-se que eles percebam a presença da lenha como fonte de calor.

Para você saber mais:

Oliveira, Joana D’arc de. O COTIDIANO DOS TRABALHADORES NA FAZENDA SÃO ROBERTO - SP. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, disponível em: https://www.iau.usp.br/sspa/arquivos/pdfs/papers/02507.pdf, acesso em: 17 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Coloque aos alunos o seguinte situação para refletirem:

“A lenha era um elemento importante para a manutenção da vida na fazenda, pois servia para preparar os alimentos, aquecer a água usada para o banho e a casa em dias muitos frios.”

Comente que esta é a realidade de muitas fazendas no século XX.

Em seguida leia a questão-problema do slide: Será que essa fonte de energia ainda é usada no campo?

Converse com os alunos sobre o uso da lenha como fonte de energia usada no campo.

Em seguida, pergunte: “Qual outro tipo de energia deve estar presente no cotidiano de uma fazenda?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Distribua para cada grupo de alunos a atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zymmcWpS62TZvsGHTMfRZFdVsDVuHr6eH2XaNQxxCS9NHPXZXn74RRe8sKDS/geo5-07und08-atividade-acao-propositiva.pdf

Espera-se que os alunos observem que o gráfico apresenta as mudanças no consumo de energia no setor agropecuário desde 1975.

Leia as perguntas aos alunos:

1 - O que aconteceu com o consumo de lenha ao longo dos anos?

2- Qual o tipo de energia é o mais usado no setor agropecuário hoje em dia?

3- Cite um tipo de energia renovável usado na agropecuária. E um tipo não renovável.

Oriente-os a responderem utilizando-se do gráfico.

Faça-os perceber que cada linha colorida representa um tipo de energia: lenha, eletricidade, óleo diesel e outros e, que a linha horizontal (eixo x) apresenta as datas e a linha vertical (eixo y) a porcentagem (%) de consumo.

Espera-se que as perguntas encaminhe-os a perceber a mudança de tipo de energia de lenha para óleo diesel e o aumento do uso de energia elétrica.

Para você saber mais:

Fontes de energia: http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia acesso em: 28/05/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens e identificarem as atividades. Pergunte: “E qual o tipo de energia que está sendo usada em da uma das imagens?” escreva as resposta no quadro, formando três colunas; “Vocês sabem me dizer outras atividades de uma fazenda que são usadas estas energias? Quais?”. A medida que os alunos forem citando exemplos de atividades, escreva a atividade na coluna de energia correspondente. Ao final da atividade uma tabela com atividades agropecuárias e as respectivas energias usadas terá sido construída.

Veja que as respostas verificará a coexistência de várias fontes de energia no setor agropecuário.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada em uma área rural é possível programar uma visita a fazendo com os estudantes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano