Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.
Material complementar:
Material da Ação Propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zymmcWpS62TZvsGHTMfRZFdVsDVuHr6eH2XaNQxxCS9NHPXZXn74RRe8sKDS/geo5-07und08-atividade-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA - Agroenergia: https://www.embrapa.br/agroenergia acesso em: 28/05/2019
Contextos prévios: O tema sobre as diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis já deve ter sido trabalhado - Plano: Fontes renováveis de energia no Brasil
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos. Retome os temas de tipos de energia e fontes renováveis e não renováveis.
A retomada é possível relembrando os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02:
Fontes de energia renovável:
Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;
Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;
Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;
Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;
Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.
Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.
Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.
Fontes de energia NÃO renovável:
Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;
Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;
Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.
Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;
Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Contextos prévios: O tema sobre as diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis já deve ter sido trabalhado. Você pode ver os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 sobre o tema.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Coloque aos alunos o seguinte situação para refletirem:
“A lenha era um elemento importante para a manutenção da vida na fazenda, pois servia para preparar os alimentos, aquecer a água usada para o banho e a casa em dias muitos frios.”
Comente que esta é a realidade de muitas fazendas no século XX.
Em seguida leia a questão-problema do slide: Será que essa fonte de energia ainda é usada no campo?
Converse com os alunos sobre o uso da lenha como fonte de energia usada no campo.
Em seguida, pergunte: “Qual outro tipo de energia deve estar presente no cotidiano de uma fazenda?”.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Distribua para cada grupo de alunos a atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zymmcWpS62TZvsGHTMfRZFdVsDVuHr6eH2XaNQxxCS9NHPXZXn74RRe8sKDS/geo5-07und08-atividade-acao-propositiva.pdf
Espera-se que os alunos observem que o gráfico apresenta as mudanças no consumo de energia no setor agropecuário desde 1975.
Leia as perguntas aos alunos:
1 - O que aconteceu com o consumo de lenha ao longo dos anos?
2- Qual o tipo de energia é o mais usado no setor agropecuário hoje em dia?
3- Cite um tipo de energia renovável usado na agropecuária. E um tipo não renovável.
Oriente-os a responderem utilizando-se do gráfico.
Faça-os perceber que cada linha colorida representa um tipo de energia: lenha, eletricidade, óleo diesel e outros e, que a linha horizontal (eixo x) apresenta as datas e a linha vertical (eixo y) a porcentagem (%) de consumo.
Espera-se que as perguntas encaminhe-os a perceber a mudança de tipo de energia de lenha para óleo diesel e o aumento do uso de energia elétrica.
Para você saber mais:
Fontes de energia: http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia acesso em: 28/05/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens e identificarem as atividades. Pergunte: “E qual o tipo de energia que está sendo usada em da uma das imagens?” escreva as resposta no quadro, formando três colunas; “Vocês sabem me dizer outras atividades de uma fazenda que são usadas estas energias? Quais?”. A medida que os alunos forem citando exemplos de atividades, escreva a atividade na coluna de energia correspondente. Ao final da atividade uma tabela com atividades agropecuárias e as respectivas energias usadas terá sido construída.
Veja que as respostas verificará a coexistência de várias fontes de energia no setor agropecuário.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada em uma área rural é possível programar uma visita a fazendo com os estudantes.