10386
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Padrões em Sequências Numéricas

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Representações algébricas e padrões

Plano 01 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA10) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).



Objetivos Específicos

Identificar um padrão da sequência numérica e o expressar por meio de linguagem algébrica.

Conceito-chave

Representações algébricas e padrões

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas (ou utilização de folhas de caderno).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos o Aquecimento e apresente para eles o problema sugerido. Dê um tempo para pensarem na solução dos três questionamentos apresentados e posteriormente, peça que uns dois ou três alunos digam a resposta e como conseguiram encontrá-la.

Propósito: Retomar a ideia de sequências numéricas e levar o aluno a pensar em seu padrão de formação.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro o slide e então, leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em formas de solucionar o problema. Após algum tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver a questão. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que compartilhem suas resoluções no quadro.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam calcular a quantidade de colegas das próximas fileiras, descrever a sequência numérica e depois apresentar o padrão encontrado na sequência e a sua expressão algébrica.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram descobrir o número de alunos das últimas fileiras?
  • Como conseguiram encontrar a sequência numérica?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem o padrão (expressão algébrica)?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da primeira pergunta aos alunos e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram descobrir quantos alunos tinham na 5ª e na e 6ª fileira?
  • Como conseguiram descrever a sequência numérica?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da segunda pergunta, que se trata da sequência formada pelo número de alunos acomodados em cada fileira.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula Discussão das Soluções

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da terceira pergunta aos alunos e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram descobrir o padrão de formação do número de alunos em cada fileira?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da quarta pergunta. Mostre aos alunos que existe um termo comum a todos após a primeira fileira, que é a multiplicação por 2, ou seja, este valor é a constante (ou coeficiente,) da expressão. Verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem a expressão algébrica (constante)?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da quarta pergunta. Mostre aos alunos que existe um termo que não é comum a todos, que neste caso é o número de alunos da fileira anterior, ou seja, este valor é a variável da expressão que deve ser representada por uma letra. Verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Qual foi a lógica que usaram para identificar o termo que variava? (Deixe claro para os alunos que a variável pode ser representado por qualquer letra)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento, associe o que foi discutido nos slides anteriores, buscando agora escrever a expressão algébrica com os alunos, mostrando a constante e a variável associadas em uma expressão algébrica.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a lógica que usaram para identificar a expressão algébrica?
  • Foi a mesma utilizada nesta resolução?
  • Se não, por que não foi a mesma? (Busque neste questionamento mostrar que existem diferentes formas de descobrir o padrão).

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12).

Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita), utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12).

Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita), utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro as informações, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica, o padrão e a expressão algébrica que representa essa formulação. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste outro contexto. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA10) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).



Objetivos Específicos

Identificar um padrão da sequência numérica e o expressar por meio de linguagem algébrica.

Conceito-chave

Representações algébricas e padrões

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas (ou utilização de folhas de caderno).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos o Aquecimento e apresente para eles o problema sugerido. Dê um tempo para pensarem na solução dos três questionamentos apresentados e posteriormente, peça que uns dois ou três alunos digam a resposta e como conseguiram encontrá-la.

Propósito: Retomar a ideia de sequências numéricas e levar o aluno a pensar em seu padrão de formação.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro o slide e então, leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em formas de solucionar o problema. Após algum tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver a questão. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que compartilhem suas resoluções no quadro.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam calcular a quantidade de colegas das próximas fileiras, descrever a sequência numérica e depois apresentar o padrão encontrado na sequência e a sua expressão algébrica.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram descobrir o número de alunos das últimas fileiras?
  • Como conseguiram encontrar a sequência numérica?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem o padrão (expressão algébrica)?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da primeira pergunta aos alunos e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram descobrir quantos alunos tinham na 5ª e na e 6ª fileira?
  • Como conseguiram descrever a sequência numérica?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da segunda pergunta, que se trata da sequência formada pelo número de alunos acomodados em cada fileira.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Slide Plano Aula
Discussão das Soluções

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da terceira pergunta aos alunos e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram descobrir o padrão de formação do número de alunos em cada fileira?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da quarta pergunta. Mostre aos alunos que existe um termo comum a todos após a primeira fileira, que é a multiplicação por 2, ou seja, este valor é a constante (ou coeficiente,) da expressão. Verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem a expressão algébrica (constante)?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a solução da quarta pergunta. Mostre aos alunos que existe um termo que não é comum a todos, que neste caso é o número de alunos da fileira anterior, ou seja, este valor é a variável da expressão que deve ser representada por uma letra. Verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Qual foi a lógica que usaram para identificar o termo que variava? (Deixe claro para os alunos que a variável pode ser representado por qualquer letra)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento, associe o que foi discutido nos slides anteriores, buscando agora escrever a expressão algébrica com os alunos, mostrando a constante e a variável associadas em uma expressão algébrica.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a lógica que usaram para identificar a expressão algébrica?
  • Foi a mesma utilizada nesta resolução?
  • Se não, por que não foi a mesma? (Busque neste questionamento mostrar que existem diferentes formas de descobrir o padrão).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12).

Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita), utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12).

Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita), utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro as informações, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica, o padrão e a expressão algébrica que representa essa formulação. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste outro contexto. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano