Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Após a leitura pergunte aos alunos: “Será que as comunidades indígenas precisam de energia elétrica?”. Comente com os alunos o fato de que a energia elétrica já é tão comum nas nossas vidas que nem imaginamos como é sem ela. Pergunte se eles conhecem uma comunidade indígena e se imaginam como é a vida nela. Comente que muitas comunidades possuem gerador para alimentar alguns equipamentos que demandam eletricidades, por exemplo geladeira.
Para você saber mais:
Pesquisa da Unicamp gera energia elétrica para indígenas no Xingu disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/10/18/pesquisa-da-unicamp-gera-energia-eletrica-para-indigenas-no-xingu acesso em: 28/05/2019
Contextos prévios: Os alunos já devem ter estudas fontes de energia renováveis e não renováveis.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Leia a manchete da notícia com os alunos. Comente que segundo o Ministério de Minas e Energia (MME): “Ainda existem 500 mil pessoas sem energia elétrica constante em nosso país. Pergunte aos alunos: “Imagine que você só tem energia elétrica por 4 horas no dia, entre 18h e 22h, você poderia fazer as mesmas coisas que você faz hoje?” e “O que seria diferente?”. Espera-se que os alunos coloquem a necessidade de reaprender hábitos domésticos, como cozinhar, lavar, por exemplo e outros de viver sem os aparelhos, como telefone, computador, celular, que utilizamos todos os dias.
Link para notícia na íntegra: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/10/18/pesquisa-da-unicamp-gera-energia-eletrica-para-indigenas-no-xingu acesso em 10 de abril de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Coloque aos alunos o seguinte situação para refletirem:
“Na casa do morador da comunidade indígena de Carão na reserva de Resex Tapajós - PA, a energia elétrica era gerada por um gerador, que a partir do diesel produz energia elétrica. Mas o gerador não fica ligado o tempo todo, porque o diesel é caro e difícil de se conseguir.”
Comente que esta é a realidade de muitas comunidade indígenas cuja energia é fornecida por geradores a diesel. O gerador é ligado apenas na hora do jantar, para economizar combustível, pois o combustível é comprado na cidade que é longe.
Em seguida leia a questão-problema do slide: Como a energia elétrica pode favorecer a realização de atividades nas comunidades indígenas?
Converse com os alunos sobre o uso da energia elétrica nas comunidades indígenas a partir das observações feitas na discussão da manchete do slide anterior.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Inicie esta etapa exibindo a notícia do slide para os alunos. Distribua o texto da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fTfH6nJWbJvT8M6W72gJzuQtmUKEVwqy7E8RX4prZxQ44kCYd4w4waDdtJXu/geo5-07und07-texto-da-acao-propositiva.pdf
Oriente-os para que identifiquem o título da notícia, o local, a data e o órgão responsável.
Realize a leitura compartilhada com a turma para que identifiquem aspectos da notícia e façam relação com o tema da aula. Ou seja, ajude-os a identificarem que a notícia se trata de uma outra situação que tem como foco é o uso de energia pelas comunidades indígenas.
Peça aos alunos para lerem a reportagem que recebeu e responder: “Qual a unidade da federação que fica localizada a comunidade indígena citada na reportagem?”, “Como a disponibilidade constante de energia elétrica ajudou no cotidiano da comunidade?”, “Qual o tipo de fonte de energia (renovável ou não renovável) era usada na comunidade? E agora?” e “Por que a mudança de fonte de energia foi favorável para a comunidade? Se achar necessário escreva as perguntas no quadro.
Em seguida, peça a eles que se reúnam em 4 grupos e elaborem um pequeno texto, de apenas um parágrafo, discutindo sobre ações que melhoraram a vida da comunidade indígena a partir do uso de energia elétrica.
Link para notícia na íntegra: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/energia-solar-brilha-para-o-povo-munduruku/ acesso em: 28/05/2019.
Como adequar à sua realidade: Existe um documentário em três partes sobre energia elétrica e as comunidade indígenas: “Floresta Iluminada”. Se for possível passar pelo menos uma das partes do documentário para os alunos, enriqueceria o trabalho com o tema. O documentário está disponível em:
Menos diesel, mais sol no Tapajós | Floresta Iluminada: https://youtu.be/RwgwD_d_yUo
O Sol brilha no Xingu | Floresta Iluminada: https://youtu.be/XiEL23_Wtug
Raposa Serra do Sol e do Vento | Floresta Iluminada: https://youtu.be/Tomm10WQDME
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para os alunos se sentarem em círculo, pode ser no chão. Peça para alguns alunos exponham o texto, parágrafo produzido em grupo, da ação propositiva. Na medida em que a exposição for sendo feita vá retomando a discussão sobre os usos da energia elétrica citados na reportagem da contextualização e também daquela da ação propositiva, assim você será o mediador do debate de ideias sobre a energia elétrica e as comunidade indígenas.
Para você saber mais:
Energia elétrica: O mundo passou a ser movido totalmente por ela disponível em:https://super.abril.com.br/historia/energia-eletrica/ acesso em: 28/05/2019