Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividade complementar do plano.
Material complementar:
GEO5_07UND05 - Atividade da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FRXGNqKzEv3hT6KNutUUaBZYt9yccvF9h5jNEpFUbQvA3YDV6qg4hXznd4VA/geo5-07und05-acao-propositiva-atividade.pdf
GEO5_07UND05 - Mapa da sistematização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gB7MfjY9QfNJvnM5YJ5TnEuqjmKZgPx9MgBT47vFr5VWGn9kR8tMBqWPkBuU/geo5-07und05-sistematizacao-mapa.pdf
Para você saber mais:
https://www.portal-energia.com/o-que-e-energia-biomassa/ acesso em 21 de março de 2019
https://cetesb.sp.gov.br/biogas/2017/01/13/geracao-de-energia-de-biomassa-com-biogas/ acesso em 21 de março de 2019
https://www.portaldobiogas.com/principio-de-funcionamento-de-um-biodigestor-anaerobio/ acesso em 21 de março de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Converse com eles indicando que aprenderam um pouco sobre biomassa, que será apresentada a eles na contextualização.
Para você saber mais:
https://www.portal-energia.com/o-que-e-energia-biomassa/ acesso em 21 de março de 2019
https://cetesb.sp.gov.br/biogas/2017/01/13/geracao-de-energia-de-biomassa-com-biogas/ acesso em 21 de março de 2019
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Leia a manchete com os alunos. Pergunte: “Vocês já ouviram falar em biomassa?”, “E sobre em biodigestores?”, espere por algumas respostas. Então pergunte: “Vocês sabem como funciona o biodigestor?”, passe para o próximo slide.
A notícia completa está disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/residuos-agricolas-com-potencial-energetico,965d472b9cb10410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
Para você saber mais:
https://www.portal-energia.com/o-que-e-energia-biomassa/ acesso em 21 de março de 2019
https://cetesb.sp.gov.br/biogas/2017/01/13/geracao-de-energia-de-biomassa-com-biogas/ acesso em 21 de março de 2019
Contextualização
Orientações: Oriente a leitura da imagem: a entrada (parte em laranja) apresenta o resíduos que podem ser usados na produção de energia. Os resíduos aa agricultura são as partes das plantas que não são comercializadas, o bagaço da cana, por exemplo. Já os resíduos da pecuária são as excretas (fezes e urina) dos animais, independente do animal.
O processo (parte em amarelo) apresenta o equipamento biodigestor. Os processos que ocorrem em seu interior não serão apresentados pois não fazem parte do conteúdo deste ano.
A saída (parte em verde) apresenta a produção do biodigestor, que consiste em biogás e fertilizante. O biogás é usado na geração de energia térmica em caldeiras e na própria cozinha da propriedade, por exemplo. Ele também é usado na geração de energia elétrica que pode ser usada na propriedade. O fertilizante é usado nas próprias plantações ou pode ser vendido para outros produtores.
Como adequar à sua realidade: Se na sua região existe alguma atividade agropecuária, use-as como exemplos de rejeitos presentes nestas atividades.
Para você saber mais:
https://www.portaldobiogas.com/principio-de-funcionamento-de-um-biodigestor-anaerobio/ acesso em 21 de março de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Pergunte também: “Será que existe uma região com mais potencial? Será que é a nossa?”. Pergunte por que indicaram essas regiões. É importante saber se eles relacionam com áreas da prática agropecuária.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Separe os alunos em trios. Defina qual região brasileira deve ser analisada por cada trio. Distribua uma página da atividade da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FRXGNqKzEv3hT6KNutUUaBZYt9yccvF9h5jNEpFUbQvA3YDV6qg4hXznd4VA/geo5-07und05-acao-propositiva-atividade.pdf. Deixe-os fazendo a atividade.
As regiões podem ser repetidas ou se houver maior número de trios você pode gerar mapas com outras atividade agropecuárias no site do IBGE: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/index.html. Para gerar o mapa, você deve clicar no ícone agricultura e/ou pecuária e escolher qual o produto e/ou rebanho que deseja ver.
Como adequar à sua realidade: Se na sua região houver alguma atividade agropecuária que se destaca você pode gerar o mapa desta atividade para ser trabalhado na atividade. Os mapas estão disponíveis no site do IBGE: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/index.html. Para gerar o mapa, você deve clicar no ícone agricultura e/ou pecuária e escolher qual o produto e/ou rebanho que deseja ver.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos, espere por algumas respostas. Eles devem perceber que nos locais onde existe maior atividade ocorre maior produção de rejeitos, ou seja, mais material de entrada para o biodigestor. Com mais material entrando no biodigestor a geração de energia na saída será maior.
Apresente, no quadro, o mapa do Brasil disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gB7MfjY9QfNJvnM5YJ5TnEuqjmKZgPx9MgBT47vFr5VWGn9kR8tMBqWPkBuU/geo5-07und05-sistematizacao-mapa.pdf. Peça para um aluno de cada trio marcar no mapa qual o estado que tem maior potencial na região que eles analisaram. Após todos os trios terem feito a sua marca, o mapa do Brasil apresentará quais estados de cada região tem mais potencial para a utilização da biomassa como fonte de energia. Então volte nas perguntas da problematização.