17932
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Hortas urbanas

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer as hortas urbanas como atividade originária do campo que está sendo realizada também nas cidades.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de slides ou cópias dos slides.

Para você saber mais:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Pergunte se eles conhecem o que é uma horta urbana. Explique que a sua aula irá falar sobre a existência de hortas em espaços urbanos, sua importância e como isso vem crescendo nas cidades.

Para você saber mais:

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o título da manchete e peça que identifiquem informações como local, data, autor e sobre o que trata a manchete. Faça questionamentos: Que tipo de ação foi realizada? Quem realizou a ação? Onde foram realizados os plantios? Será que a área utilizada foi grande ou pequena? O que você pensa sobre este tipo de ação?

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Dialogue com a turma sobre a horta e o fato dela ser uma atividade originalmente do campo. Faça-os levantarem as características de uma horta no campo, identificando o espaço que ela pode ocupar, que tipo de plantas podem ser cultivadas, como é a manutenção dessa horta e inclusive como é feita a venda dos produtos.

Depois retome a manchete anterior, identificando os motivos que levam as pessoas na cidade a realizarem uma horta. Se possível acesse antecipadamente a manchete na íntegra e comente com os alunos de o caso apresentado na notícia refere-se a uma horta feita em um espaço que anteriormente era degradado.

Questione-os comparando a Horta do “campo” e uma Horta da “cidade”, se elas ocupam as mesmas áreas, se podem cultivar os mesmos produtos e se a produção é a mesma.

Você pode questionar, também, sobre o como uma horta pode gerar renda e o que são orgânicos. Pergunte: “Vocês já ouviram falar de alimentos orgânicos?”, ”Vocês comem alimentos orgânicos?” e “Por que vocês acham que está aumentando o interesse nesse tipo de alimento?”

Em seguida, realize a pergunta do slide: Observando seu local de viver, é possível fazer uma horta visando a qualidade de vida das pessoas?

Como adequar à sua realidade: Veja a possibilidade em aula posterior a visita a uma horta.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para escreverem o projeto de uma horta urbana. Oriente-os para seguirem os seguintes passos, isso ajudará a organizarem suas ideias:

1o passo: Pensem em um local no bairro para fazer a horta (Espera-se que eles pensem em praças, terrenos baldios, quintal da casa, etc).

2o passo: Dentro do lugar defina uma área para fazer a horta (Espera-se que eles pensem onde bate sol, onde tem sombra, onde bate sol por um tempo, etc).

3o passo: Onde plantar? Canteiros ou vasos?

4o passo: O que plantar? Quais espécies serão plantadas? (Espera-se que eles escolham espécies conhecidas como alface, couve, hortelã, beterraba, etc).

5o passo: Quem vai cuidar da horta?

6o passo: Quem vai usufruir da horta?

Se achar necessário escreva os passos no quadro para ajudar os alunos a lembrarem.

Ao finalizarem os projetos peça aos alunos para falarem as decisões que chegaram para o projeto.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para cada aluno escrever um parágrafo descrevendo a solicitação do slide.

Utilize o quadro para escrever a proposta sugerida ou faça oralmente.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de slides ou cópias dos slides.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Pergunte se eles conhecem o que é uma horta urbana. Explique que a sua aula irá falar sobre a existência de hortas em espaços urbanos, sua importância e como isso vem crescendo nas cidades.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o título da manchete e peça que identifiquem informações como local, data, autor e sobre o que trata a manchete. Faça questionamentos: Que tipo de ação foi realizada? Quem realizou a ação? Onde foram realizados os plantios? Será que a área utilizada foi grande ou pequena? O que você pensa sobre este tipo de ação?

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Dialogue com a turma sobre a horta e o fato dela ser uma atividade originalmente do campo. Faça-os levantarem as características de uma horta no campo, identificando o espaço que ela pode ocupar, que tipo de plantas podem ser cultivadas, como é a manutenção dessa horta e inclusive como é feita a venda dos produtos.

Depois retome a manchete anterior, identificando os motivos que levam as pessoas na cidade a realizarem uma horta. Se possível acesse antecipadamente a manchete na íntegra e comente com os alunos de o caso apresentado na notícia refere-se a uma horta feita em um espaço que anteriormente era degradado.

Questione-os comparando a Horta do “campo” e uma Horta da “cidade”, se elas ocupam as mesmas áreas, se podem cultivar os mesmos produtos e se a produção é a mesma.

Você pode questionar, também, sobre o como uma horta pode gerar renda e o que são orgânicos. Pergunte: “Vocês já ouviram falar de alimentos orgânicos?”, ”Vocês comem alimentos orgânicos?” e “Por que vocês acham que está aumentando o interesse nesse tipo de alimento?”

Em seguida, realize a pergunta do slide: Observando seu local de viver, é possível fazer uma horta visando a qualidade de vida das pessoas?

Como adequar à sua realidade: Veja a possibilidade em aula posterior a visita a uma horta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para escreverem o projeto de uma horta urbana. Oriente-os para seguirem os seguintes passos, isso ajudará a organizarem suas ideias:

1o passo: Pensem em um local no bairro para fazer a horta (Espera-se que eles pensem em praças, terrenos baldios, quintal da casa, etc).

2o passo: Dentro do lugar defina uma área para fazer a horta (Espera-se que eles pensem onde bate sol, onde tem sombra, onde bate sol por um tempo, etc).

3o passo: Onde plantar? Canteiros ou vasos?

4o passo: O que plantar? Quais espécies serão plantadas? (Espera-se que eles escolham espécies conhecidas como alface, couve, hortelã, beterraba, etc).

5o passo: Quem vai cuidar da horta?

6o passo: Quem vai usufruir da horta?

Se achar necessário escreva os passos no quadro para ajudar os alunos a lembrarem.

Ao finalizarem os projetos peça aos alunos para falarem as decisões que chegaram para o projeto.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para cada aluno escrever um parágrafo descrevendo a solicitação do slide.

Utilize o quadro para escrever a proposta sugerida ou faça oralmente.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano