Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor de slides ou cópias dos slides.
Para você saber mais:
- https://www.embrapa.br/contando-ciencia/cultivos/-/asset_publisher/SQBdWkKUgS0N/content/horta-domestica/1355746?inheritRedirect=false acesso em 10 de abril de 2019.
- https://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2019/03/29/interna_vidaurbana,782164/horta-e-inaugurada-na-upa-da-caxanga.shtml acesso em 10 de abril de 2019.
- https://www.ecycle.com.br/5688-horta-urbana acesso em 10 de abril de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Pergunte se eles conhecem o que é uma horta urbana. Explique que a sua aula irá falar sobre a existência de hortas em espaços urbanos, sua importância e como isso vem crescendo nas cidades.
Para você saber mais:
- Manual gratuito de hortas urbanas, do Instituto Pólis apresenta informações de preparação da horta, o cultivo das hortaliças e também o modo de preparar os vegetais a partir de algumas receitas. Disponível em: http://polis.org.br/wp-content/uploads/Hortas-Urbanas-FINAL-bx-site.pdf acesso em: 28/05/2019
- Os 12 principais benefícios de cultivar alimentos nas cidades. Disponível em: http://www.ecoeficientes.com.br/os-12-principais-beneficios-de-cultivar-alimentos-nas-cidades/ acesso em: 28/05/2019
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Leia o título da manchete e peça que identifiquem informações como local, data, autor e sobre o que trata a manchete. Faça questionamentos: Que tipo de ação foi realizada? Quem realizou a ação? Onde foram realizados os plantios? Será que a área utilizada foi grande ou pequena? O que você pensa sobre este tipo de ação?
Para você saber mais:
- Acesse a reportagem “Moradores de SP criam hortas urbanas para gerar emprego e renda com orgânicos” na íntegra: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/aniversario-de-sp/2018/noticia/moradores-de-sp-criam-hortas-urbanas-para-gerar-emprego-e-renda-com-organicos.ghtml acesso em: 28/05/2019
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Dialogue com a turma sobre a horta e o fato dela ser uma atividade originalmente do campo. Faça-os levantarem as características de uma horta no campo, identificando o espaço que ela pode ocupar, que tipo de plantas podem ser cultivadas, como é a manutenção dessa horta e inclusive como é feita a venda dos produtos.
Depois retome a manchete anterior, identificando os motivos que levam as pessoas na cidade a realizarem uma horta. Se possível acesse antecipadamente a manchete na íntegra e comente com os alunos de o caso apresentado na notícia refere-se a uma horta feita em um espaço que anteriormente era degradado.
Questione-os comparando a Horta do “campo” e uma Horta da “cidade”, se elas ocupam as mesmas áreas, se podem cultivar os mesmos produtos e se a produção é a mesma.
Você pode questionar, também, sobre o como uma horta pode gerar renda e o que são orgânicos. Pergunte: “Vocês já ouviram falar de alimentos orgânicos?”, ”Vocês comem alimentos orgânicos?” e “Por que vocês acham que está aumentando o interesse nesse tipo de alimento?”
Em seguida, realize a pergunta do slide: Observando seu local de viver, é possível fazer uma horta visando a qualidade de vida das pessoas?
Como adequar à sua realidade: Veja a possibilidade em aula posterior a visita a uma horta.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para escreverem o projeto de uma horta urbana. Oriente-os para seguirem os seguintes passos, isso ajudará a organizarem suas ideias:
1o passo: Pensem em um local no bairro para fazer a horta (Espera-se que eles pensem em praças, terrenos baldios, quintal da casa, etc).
2o passo: Dentro do lugar defina uma área para fazer a horta (Espera-se que eles pensem onde bate sol, onde tem sombra, onde bate sol por um tempo, etc).
3o passo: Onde plantar? Canteiros ou vasos?
4o passo: O que plantar? Quais espécies serão plantadas? (Espera-se que eles escolham espécies conhecidas como alface, couve, hortelã, beterraba, etc).
5o passo: Quem vai cuidar da horta?
6o passo: Quem vai usufruir da horta?
Se achar necessário escreva os passos no quadro para ajudar os alunos a lembrarem.
Ao finalizarem os projetos peça aos alunos para falarem as decisões que chegaram para o projeto.
Para você saber mais:
- https://www.ecycle.com.br/5688-horta-urbana acesso em 10 de abril de 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para cada aluno escrever um parágrafo descrevendo a solicitação do slide.
Utilize o quadro para escrever a proposta sugerida ou faça oralmente.
Para você saber mais:
- Reportagem: “Cultivo de horta em espaços urbanos atrai cada vez mais adeptos” disponível em: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2015/10/cultivo-de-horta-em-espacos-urbanos-atrai-cada-vez-mais-adeptos.html acesso em: 28/05/2019
- Hortelões Urbanos disponível em: https://vamoscomermelhor.com.br/horteloes-urbanos/ acesso em: 28/05/2019
- Horta em Casa: Dicas para Escolher as Plantas Perfeitas +56 Inspirações disponível em: https://www.vivadecora.com.br/revista/horta-em-casa/ acesso em: 28/05/2019