Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicialmente, apresente o vídeo https://novaescola.org.br/conteudo/3834/contrastes-da-educacao-no-brasil-cidade-x-campo aos alunos. O vídeo apresenta informações do censo da educação de 2012. Questione-os sobre o que trata o vídeo.
Comente sobre os termos:
- abandono ou evasão escolar;
- infraestrutura das escolas;
- política pública.
Em seguida, pergunte para os aluno: “Por que muitos alunos que residem em áreas rurais se deslocam para estudar em escolas localizadas em áreas urbanas?”
A proposta é fazer com que os alunos pensem sobre uma possível dependência entre campo e cidade na medida que muitos alunos se deslocam para continuar seus estudos.
Observe que o plano de aula GEO5_09UND03 “Educação como estímulo para deslocamentos” tem como objetivo: Identificar os deslocamentos de estudantes entre cidades. Enquanto neste plano nosso intuito é fazer os alunos Compreenderem que as escolas, enquanto estabelecimentos de ensino, algumas vezes, evidenciam uma relação de dependência entre o campo e a cidade.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível passar o vídeo para os alunos, apresente algumas informações presentes no vídeo no quadro, como:
A população com 15 anos ou mais estudou em média: NA CIDADE - 8,7 anos; NO CAMPO - 4,8 anos.
Acesso à escola: NA CIDADE - A cada 4 alunos matriculados no Ensino Fundamental 1, se tem 4 alunos no Fundamental 2 e 3 no Ensino Médio; NO CAMPO - A cada 6 alunos matriculados no Ensino Fundamental 1, se tem 3 alunos no Fundamental 2 e 1 no Ensino Médio;
Infraestrutura: NA CIDADE - 52% das escola não têm biblioteca; NO CAMPO - 89% das escola não têm biblioteca;
NA CIDADE - 45% das escolas não têm sala de informática; NO CAMPO - 81% das escolas não têm sala de informática;
NA CIDADE - 85% das escolas não têm laboratório de ciências; NO CAMPO - 99% das escolas não têm laboratório de ciências;
NA CIDADE todas as escolas têm energia elétrica; NO CAMPO - 15% das escolas não têm energia elétrica.
Você também pode usar as imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5V2nMjKFNSY2YwF7kj5hVFw7ATKMd6cunMTxt5CDx4MWz9SsXspQPxbxwWq4/geo05-04und03-contextualizacao-imagens.pdf . Imagens retiradas do vídeo https://novaescola.org.br/conteudo/3834/contrastes-da-educacao-no-brasil-cidade-x-campo
Para você saber mais:
http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos, colocando a seguinte situação: “Joãozinho é um aluno do 9o ano na escola Dona Jupira em Alfié-MG. Ele está em um momento importante da sua vida em que vai passar para o Ensino Médio, mas na cidade em que vive não tem escola de Ensino Médio”.
Em seguida, pergunte aos alunos, o que Joãozinho deve fazer.
Espere por algumas resposta, espera-se que eles respondam “Ele deve ir para outra cidade.”. Então pergunte “Então a outra cidade tem que ter escola para os alunos que já vivem nela e para os alunos que vêm das outras cidades?”. Espere por algumas resposta.
Como adequar à sua realidade: Se na região onde você está existe alguma área rural como a situação descrita, use-a na descrição. Isso fará com que a situação problema fique mais real para os alunos.
Para você saber mais:
http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos (no mínimo 5 grupos um para cada região do Brasil, se for necessário repita as regiões). Distribua as tabelas respectivamente para cada grupo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2RzPEtAmtpRJhJQ8KQzbD3y8huP2QKYm7hz7h9Fp77N8WdEUtvucTQU2egB/geo05-04und03-acao-propositiva-atividade.pdf. Oriente os alunos que com base nos dados da tabela eles devem definir em quais estados da região devem ser implantadas novas escolas, quantas escolas e em qual área (rural ou urbana). Peça para os alunos pensarem um uma explicação para suas escolhas.
A ideia da atividade é possibilitar que os alunos conheçam os dados acerca dos estabelecimentos de ensino espalhados pelo Brasil e pensem sobre as possibilidades de acordos entre campo e cidade e entre cidades para viabilizar a implementação de novas escolas no país, a fim de favorecer os alunos na continuidade de seus estudos, para aprimoramento profissional e formação do cidadão.
As tabelas fazem parte dos dados estatísticos do censo escolar do INEP, 2018, disponível em: http://inep.gov.br/censo-escolar sinopses estatísticas. Acesso em: 1 de abril de 2018.