17931
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As escolas no campo e na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre compreender que as escolas, enquanto estabelecimentos de ensino, algumas vezes, evidenciam uma relação de dependência entre o campo e a cidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo e Atlas Escolas do IBGE.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, peça que os alunos, um dia antes da aula, assistam ao vídeo disponível aqui. O vídeo foi deslocado para este momento; no plano original, estava previsto para outra etapa.

Contextualização
Em um encontro virtual, o professor deve apresentar o slide da contextualização, conversar com os alunos sobre o vídeo e fazer os encaminhamentos dos diálogos conforme previsto no plano original.

Problematização
Ainda em um encontro virtual, apresente a problematização conforme previsto no plano original. Dialogue com os alunos oralmente sobre os questionamentos colocados, e acrescente à conversa o momento que estamos vivenciando, da pandemia do coronavírus.

Converse sobre como eles acham que a situação ficará nos próximos meses.

Ação propositiva
Nesta etapa, o professor deve explicar a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. É possível fazê-la conforme previsto na proposta do plano original. Fique atento apenas para fazer os encaminhamentos das tabelas a cada equipe, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta de comunicação com a turma.

A proposta é que os alunos realizem a atividade em grupos, podendo ter ajuda de seus familiares. Entretanto, acrescenta-se à atividade a busca do mapa da região estudada pelo grupo.

Os alunos devem acessar a página do Atlas Escolar do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, disponível aqui, e o mapa encaminhado pelo professor, disponível aqui, presente no plano original, para identificar a região estudada pelo grupo.

Sistematização
Nesta etapa, o professor deve oportunizar a socialização, em um encontro virtual, dos planejamentos dos alunos.

Convite às famílias
Assistam ao vídeo:
     - Bio é vida: interdependência do campo e da cidade – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_04UND03

(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas