17931
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As escolas no campo e na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre compreender que as escolas, enquanto estabelecimentos de ensino, algumas vezes, evidenciam uma relação de dependência entre o campo e a cidade.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O plano de aula GEO5_09UND02 “Deslocamento entre cidades”, pode ser usado para complementar a ideia presente neste plano.

Materiais necessários: Multimídia, lápis de cor, atividades do plano

Material complementar:

GEO05_04UND03 - Atividade da Ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2RzPEtAmtpRJhJQ8KQzbD3y8huP2QKYm7hz7h9Fp77N8WdEUtvucTQU2egB/geo05-04und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

GEO05_04UND03 - Mapas da sistematização disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gMhjgQ3t59DzfWeZBAvU7dJvkAYhSaQmFgst4NtgHSh9Z3DfUMFDggxQVCz8/geo5-04und03-sistematizacao-mapa.pdf

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aulas com os alunos. Pergunte: “Nós estamos em uma escola de campo ou de cidade?”. Espere por respostas.

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicialmente, apresente o vídeo https://novaescola.org.br/conteudo/3834/contrastes-da-educacao-no-brasil-cidade-x-campo aos alunos. O vídeo apresenta informações do censo da educação de 2012. Questione-os sobre o que trata o vídeo.

Comente sobre os termos:

  • abandono ou evasão escolar;
  • infraestrutura das escolas;
  • política pública.

Em seguida, pergunte para os aluno: “Por que muitos alunos que residem em áreas rurais se deslocam para estudar em escolas localizadas em áreas urbanas?”

A proposta é fazer com que os alunos pensem sobre uma possível dependência entre campo e cidade na medida que muitos alunos se deslocam para continuar seus estudos.

Observe que o plano de aula GEO5_09UND03 “Educação como estímulo para deslocamentos” tem como objetivo: Identificar os deslocamentos de estudantes entre cidades. Enquanto neste plano nosso intuito é fazer os alunos Compreenderem que as escolas, enquanto estabelecimentos de ensino, algumas vezes, evidenciam uma relação de dependência entre o campo e a cidade.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível passar o vídeo para os alunos, apresente algumas informações presentes no vídeo no quadro, como:

A população com 15 anos ou mais estudou em média: NA CIDADE - 8,7 anos; NO CAMPO - 4,8 anos.

Acesso à escola: NA CIDADE - A cada 4 alunos matriculados no Ensino Fundamental 1, se tem 4 alunos no Fundamental 2 e 3 no Ensino Médio; NO CAMPO - A cada 6 alunos matriculados no Ensino Fundamental 1, se tem 3 alunos no Fundamental 2 e 1 no Ensino Médio;

Infraestrutura: NA CIDADE - 52% das escola não têm biblioteca; NO CAMPO - 89% das escola não têm biblioteca;

NA CIDADE - 45% das escolas não têm sala de informática; NO CAMPO - 81% das escolas não têm sala de informática;

NA CIDADE - 85% das escolas não têm laboratório de ciências; NO CAMPO - 99% das escolas não têm laboratório de ciências;

NA CIDADE todas as escolas têm energia elétrica; NO CAMPO - 15% das escolas não têm energia elétrica.

Você também pode usar as imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5V2nMjKFNSY2YwF7kj5hVFw7ATKMd6cunMTxt5CDx4MWz9SsXspQPxbxwWq4/geo05-04und03-contextualizacao-imagens.pdf . Imagens retiradas do vídeo https://novaescola.org.br/conteudo/3834/contrastes-da-educacao-no-brasil-cidade-x-campo

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos, colocando a seguinte situação: “Joãozinho é um aluno do 9o ano na escola Dona Jupira em Alfié-MG. Ele está em um momento importante da sua vida em que vai passar para o Ensino Médio, mas na cidade em que vive não tem escola de Ensino Médio”.

Em seguida, pergunte aos alunos, o que Joãozinho deve fazer.

Espere por algumas resposta, espera-se que eles respondam “Ele deve ir para outra cidade.”. Então pergunte “Então a outra cidade tem que ter escola para os alunos que já vivem nela e para os alunos que vêm das outras cidades?”. Espere por algumas resposta.

Como adequar à sua realidade: Se na região onde você está existe alguma área rural como a situação descrita, use-a na descrição. Isso fará com que a situação problema fique mais real para os alunos.

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos (no mínimo 5 grupos um para cada região do Brasil, se for necessário repita as regiões). Distribua as tabelas respectivamente para cada grupo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2RzPEtAmtpRJhJQ8KQzbD3y8huP2QKYm7hz7h9Fp77N8WdEUtvucTQU2egB/geo05-04und03-acao-propositiva-atividade.pdf. Oriente os alunos que com base nos dados da tabela eles devem definir em quais estados da região devem ser implantadas novas escolas, quantas escolas e em qual área (rural ou urbana). Peça para os alunos pensarem um uma explicação para suas escolhas.

A ideia da atividade é possibilitar que os alunos conheçam os dados acerca dos estabelecimentos de ensino espalhados pelo Brasil e pensem sobre as possibilidades de acordos entre campo e cidade e entre cidades para viabilizar a implementação de novas escolas no país, a fim de favorecer os alunos na continuidade de seus estudos, para aprimoramento profissional e formação do cidadão.

As tabelas fazem parte dos dados estatísticos do censo escolar do INEP, 2018, disponível em: http://inep.gov.br/censo-escolar sinopses estatísticas. Acesso em: 1 de abril de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para os alunos apresentarem o planejamento da sua comissão e escreverem no mapa do Brasil, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gMhjgQ3t59DzfWeZBAvU7dJvkAYhSaQmFgst4NtgHSh9Z3DfUMFDggxQVCz8/geo5-04und03-sistematizacao-mapa.pdf, os números definidos por eles.

Ao final das apresentações oriente a análise das informações do mapa perguntando para os alunos: “Na região Norte existem mais escolas na área urbana ou na área rural?” repita a pergunta para todas as regiões.

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O plano de aula GEO5_09UND02 “Deslocamento entre cidades”, pode ser usado para complementar a ideia presente neste plano.

Materiais necessários: Multimídia, lápis de cor, atividades do plano

Material complementar:

GEO05_04UND03 - Atividade da Ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2RzPEtAmtpRJhJQ8KQzbD3y8huP2QKYm7hz7h9Fp77N8WdEUtvucTQU2egB/geo05-04und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

GEO05_04UND03 - Mapas da sistematização disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gMhjgQ3t59DzfWeZBAvU7dJvkAYhSaQmFgst4NtgHSh9Z3DfUMFDggxQVCz8/geo5-04und03-sistematizacao-mapa.pdf

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aulas com os alunos. Pergunte: “Nós estamos em uma escola de campo ou de cidade?”. Espere por respostas.

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicialmente, apresente o vídeo https://novaescola.org.br/conteudo/3834/contrastes-da-educacao-no-brasil-cidade-x-campo aos alunos. O vídeo apresenta informações do censo da educação de 2012. Questione-os sobre o que trata o vídeo.

Comente sobre os termos:

  • abandono ou evasão escolar;
  • infraestrutura das escolas;
  • política pública.

Em seguida, pergunte para os aluno: “Por que muitos alunos que residem em áreas rurais se deslocam para estudar em escolas localizadas em áreas urbanas?”

A proposta é fazer com que os alunos pensem sobre uma possível dependência entre campo e cidade na medida que muitos alunos se deslocam para continuar seus estudos.

Observe que o plano de aula GEO5_09UND03 “Educação como estímulo para deslocamentos” tem como objetivo: Identificar os deslocamentos de estudantes entre cidades. Enquanto neste plano nosso intuito é fazer os alunos Compreenderem que as escolas, enquanto estabelecimentos de ensino, algumas vezes, evidenciam uma relação de dependência entre o campo e a cidade.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível passar o vídeo para os alunos, apresente algumas informações presentes no vídeo no quadro, como:

A população com 15 anos ou mais estudou em média: NA CIDADE - 8,7 anos; NO CAMPO - 4,8 anos.

Acesso à escola: NA CIDADE - A cada 4 alunos matriculados no Ensino Fundamental 1, se tem 4 alunos no Fundamental 2 e 3 no Ensino Médio; NO CAMPO - A cada 6 alunos matriculados no Ensino Fundamental 1, se tem 3 alunos no Fundamental 2 e 1 no Ensino Médio;

Infraestrutura: NA CIDADE - 52% das escola não têm biblioteca; NO CAMPO - 89% das escola não têm biblioteca;

NA CIDADE - 45% das escolas não têm sala de informática; NO CAMPO - 81% das escolas não têm sala de informática;

NA CIDADE - 85% das escolas não têm laboratório de ciências; NO CAMPO - 99% das escolas não têm laboratório de ciências;

NA CIDADE todas as escolas têm energia elétrica; NO CAMPO - 15% das escolas não têm energia elétrica.

Você também pode usar as imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5V2nMjKFNSY2YwF7kj5hVFw7ATKMd6cunMTxt5CDx4MWz9SsXspQPxbxwWq4/geo05-04und03-contextualizacao-imagens.pdf . Imagens retiradas do vídeo https://novaescola.org.br/conteudo/3834/contrastes-da-educacao-no-brasil-cidade-x-campo

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos, colocando a seguinte situação: “Joãozinho é um aluno do 9o ano na escola Dona Jupira em Alfié-MG. Ele está em um momento importante da sua vida em que vai passar para o Ensino Médio, mas na cidade em que vive não tem escola de Ensino Médio”.

Em seguida, pergunte aos alunos, o que Joãozinho deve fazer.

Espere por algumas resposta, espera-se que eles respondam “Ele deve ir para outra cidade.”. Então pergunte “Então a outra cidade tem que ter escola para os alunos que já vivem nela e para os alunos que vêm das outras cidades?”. Espere por algumas resposta.

Como adequar à sua realidade: Se na região onde você está existe alguma área rural como a situação descrita, use-a na descrição. Isso fará com que a situação problema fique mais real para os alunos.

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos (no mínimo 5 grupos um para cada região do Brasil, se for necessário repita as regiões). Distribua as tabelas respectivamente para cada grupo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2RzPEtAmtpRJhJQ8KQzbD3y8huP2QKYm7hz7h9Fp77N8WdEUtvucTQU2egB/geo05-04und03-acao-propositiva-atividade.pdf. Oriente os alunos que com base nos dados da tabela eles devem definir em quais estados da região devem ser implantadas novas escolas, quantas escolas e em qual área (rural ou urbana). Peça para os alunos pensarem um uma explicação para suas escolhas.

A ideia da atividade é possibilitar que os alunos conheçam os dados acerca dos estabelecimentos de ensino espalhados pelo Brasil e pensem sobre as possibilidades de acordos entre campo e cidade e entre cidades para viabilizar a implementação de novas escolas no país, a fim de favorecer os alunos na continuidade de seus estudos, para aprimoramento profissional e formação do cidadão.

As tabelas fazem parte dos dados estatísticos do censo escolar do INEP, 2018, disponível em: http://inep.gov.br/censo-escolar sinopses estatísticas. Acesso em: 1 de abril de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para os alunos apresentarem o planejamento da sua comissão e escreverem no mapa do Brasil, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gMhjgQ3t59DzfWeZBAvU7dJvkAYhSaQmFgst4NtgHSh9Z3DfUMFDggxQVCz8/geo5-04und03-sistematizacao-mapa.pdf, os números definidos por eles.

Ao final das apresentações oriente a análise das informações do mapa perguntando para os alunos: “Na região Norte existem mais escolas na área urbana ou na área rural?” repita a pergunta para todas as regiões.

Para você saber mais:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano