Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, cartolina, pincel para escrever.
Para você saber mais:
Identidade nacionais - étnico-raciais diferenças culturais
Diversidade cultural no Brasil
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm
Contextos prévios: Cultura
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie sua aula lendo o tema em voz alta ou pedindo para que a turma leia em conjunto. Após isso, pergunte-se se eles já ouviram falar em diversidade cultural e o que eles acham o que é diversidade cultural no Brasil. Fique atento ao que eles dizem, para que você tenha noção sobre o conhecimento prévio da turma.
Para você saber mais:
A diversidade cultural brasileira em sala de aula
Diversidade cultura do Brasil
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/diversidadebrasil.php
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Peça para que os alunos leiam o texto sobre diversidade cultural disposto no slide. Após isso, identifique com eles elementos inerentes ao texto como título e autoria. Em seguida, faça questionamentos como: Qual o tema do texto? Do que esse texto fala? O que esse texto está tentando nos transmitir? O que você acha da diversidade cultural? Você acha que no Brasil existe diversidade cultural? Porque?
Para você saber mais:
Diversidade cultura no Brasil
https://www.todamateria.com.br/diversidade-cultural/
Diversidade cultura no Brasil
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Nesta etapa, leia o seguinte pequeno caso de estudo para a sua turma: “Lucas mora na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e foi passar férias na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Ao chegar na cidade, Lucas percebeu que as pessoas apresentam algumas características e costumes diferentes, então, decidiu fazer um registro de aspectos que diferenciam a população do Ceará da população do Rio Grande do Sul. Ao final, Lucas constatou que as características que diferenciam as pessoas que moram nos dois estados eram muitas. Por exemplo: o sotaque, as roupas, as comidas, os costumes, as músicas e as danças.”
Em seguida, peça para que os alunos reflitam sobre algumas questões: Vocês acham que Lucas percebeu muitas diferenças ao chegar no Ceará? Quais diferenças foram estas? Conhecer outras culturas mudou o modo de vida do Lucas? Foi importante?
Então, faça a pergunta chave: Por que é importante que as pessoas conheçam outros locais e suas culturas? Vale destacar, levar em consideração que muitos alunos possam não ter tido a oportunidade de conhecer outras localidades diferentes da sua (por razões financeiras, de infraestrutura, por exemplo). Então é importante contextualizar que é possível obter informações sobre outras localidades e as culturas predominantes de outras formas também (relatos, pesquisas, etc)
Como adequar à sua realidade: Caso ache necessário, você poderá substituir os locais do caso de estudo para adequar à sua realidade.
Para você saber mais:
A diversidade cultural brasileira
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-diversidade-cultural-brasileira/50934
Em dia mundial, UNESCO defende respeito à diversidade de tradições e identidades culturais
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa, você irá questionar aos alunos sobre que características culturais do local onde eles moram, eles gostariam de apresentar para outras pessoas. Estimule a turma a pensar sobre as características culturais da região, bairro ou localidade onde residem. Se for necessário, peça para que eles pontuem os aspectos de acordo com as áreas: sotaque, costumes, culinária, dança, música. Você pode pedir aos alunos que criem uma tabela de acordo com o aspecto, para ficar mais organizado.
Divida a turma em quatro grupos e peça para que eles anotem as características culturais que consideram importantes que pessoas de outros locais conheçam.
Para você saber mais:
Currículo e diversidade cultural
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/curriculo-diversidade-cultural.htm
Diversidade cultural no Brasil
https://www.clickescolar.com.br/diversidade-cultural-no-brasil.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta última etapa, peça para que os alunos transcrevam as características que acham importantes em fichas de papel ofício e colem em um mural. Após isso, deverão apresentar oralmente e dialogar com a turma sobre a importância desses aspectos e porque outras pessoas precisam conhecê-los.
Para você saber mais:
Brasil apresenta suas belezas e diversidade cultural em evento na Itália
A diversidade cultural do Brasil exposta para o mundo