17930
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Diversidade cultural

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina, pincel para escrever.

Para você saber mais:

Identidade nacionais - étnico-raciais diferenças culturais

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/identidades-nacionais-etnico-raciais-diferencas-culturais.htm

Diversidade cultural no Brasil

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Contextos prévios: Cultura

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie sua aula lendo o tema em voz alta ou pedindo para que a turma leia em conjunto. Após isso, pergunte-se se eles já ouviram falar em diversidade cultural e o que eles acham o que é diversidade cultural no Brasil. Fique atento ao que eles dizem, para que você tenha noção sobre o conhecimento prévio da turma.

Para você saber mais:

A diversidade cultural brasileira em sala de aula

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm

Diversidade cultura do Brasil

https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/diversidadebrasil.php

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça para que os alunos leiam o texto sobre diversidade cultural disposto no slide. Após isso, identifique com eles elementos inerentes ao texto como título e autoria. Em seguida, faça questionamentos como: Qual o tema do texto? Do que esse texto fala? O que esse texto está tentando nos transmitir? O que você acha da diversidade cultural? Você acha que no Brasil existe diversidade cultural? Porque?

Para você saber mais:

Diversidade cultura no Brasil

https://www.todamateria.com.br/diversidade-cultural/

Diversidade cultura no Brasil

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Nesta etapa, leia o seguinte pequeno caso de estudo para a sua turma: “Lucas mora na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e foi passar férias na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Ao chegar na cidade, Lucas percebeu que as pessoas apresentam algumas características e costumes diferentes, então, decidiu fazer um registro de aspectos que diferenciam a população do Ceará da população do Rio Grande do Sul. Ao final, Lucas constatou que as características que diferenciam as pessoas que moram nos dois estados eram muitas. Por exemplo: o sotaque, as roupas, as comidas, os costumes, as músicas e as danças.”

Em seguida, peça para que os alunos reflitam sobre algumas questões: Vocês acham que Lucas percebeu muitas diferenças ao chegar no Ceará? Quais diferenças foram estas? Conhecer outras culturas mudou o modo de vida do Lucas? Foi importante?

Então, faça a pergunta chave: Por que é importante que as pessoas conheçam outros locais e suas culturas? Vale destacar, levar em consideração que muitos alunos possam não ter tido a oportunidade de conhecer outras localidades diferentes da sua (por razões financeiras, de infraestrutura, por exemplo). Então é importante contextualizar que é possível obter informações sobre outras localidades e as culturas predominantes de outras formas também (relatos, pesquisas, etc)

Como adequar à sua realidade: Caso ache necessário, você poderá substituir os locais do caso de estudo para adequar à sua realidade.

Para você saber mais:

A diversidade cultural brasileira

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-diversidade-cultural-brasileira/50934

Em dia mundial, UNESCO defende respeito à diversidade de tradições e identidades culturais

https://nacoesunidas.org/em-dia-mundial-unesco-defende-respeito-a-diversidade-de-tradicoes-e-identidades-culturais/

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, você irá questionar aos alunos sobre que características culturais do local onde eles moram, eles gostariam de apresentar para outras pessoas. Estimule a turma a pensar sobre as características culturais da região, bairro ou localidade onde residem. Se for necessário, peça para que eles pontuem os aspectos de acordo com as áreas: sotaque, costumes, culinária, dança, música. Você pode pedir aos alunos que criem uma tabela de acordo com o aspecto, para ficar mais organizado.

Divida a turma em quatro grupos e peça para que eles anotem as características culturais que consideram importantes que pessoas de outros locais conheçam.

Para você saber mais:

Currículo e diversidade cultural

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/curriculo-diversidade-cultural.htm

Diversidade cultural no Brasil

https://www.clickescolar.com.br/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta última etapa, peça para que os alunos transcrevam as características que acham importantes em fichas de papel ofício e colem em um mural. Após isso, deverão apresentar oralmente e dialogar com a turma sobre a importância desses aspectos e porque outras pessoas precisam conhecê-los.

Para você saber mais:

Brasil apresenta suas belezas e diversidade cultural em evento na Itália

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/11246-brasil-apresenta-suas-belezas-e-diversidade-cultural-em-evento-na-it%C3%A1lia.html

A diversidade cultural do Brasil exposta para o mundo

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/megaeventos/casabrasil/a-diversidade-cultural-do-brasil-exposta-para-o-mundo

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina, pincel para escrever.

Para você saber mais:

Identidade nacionais - étnico-raciais diferenças culturais

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/identidades-nacionais-etnico-raciais-diferencas-culturais.htm

Diversidade cultural no Brasil

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Contextos prévios: Cultura

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie sua aula lendo o tema em voz alta ou pedindo para que a turma leia em conjunto. Após isso, pergunte-se se eles já ouviram falar em diversidade cultural e o que eles acham o que é diversidade cultural no Brasil. Fique atento ao que eles dizem, para que você tenha noção sobre o conhecimento prévio da turma.

Para você saber mais:

A diversidade cultural brasileira em sala de aula

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm

Diversidade cultura do Brasil

https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/diversidadebrasil.php

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça para que os alunos leiam o texto sobre diversidade cultural disposto no slide. Após isso, identifique com eles elementos inerentes ao texto como título e autoria. Em seguida, faça questionamentos como: Qual o tema do texto? Do que esse texto fala? O que esse texto está tentando nos transmitir? O que você acha da diversidade cultural? Você acha que no Brasil existe diversidade cultural? Porque?

Para você saber mais:

Diversidade cultura no Brasil

https://www.todamateria.com.br/diversidade-cultural/

Diversidade cultura no Brasil

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Nesta etapa, leia o seguinte pequeno caso de estudo para a sua turma: “Lucas mora na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e foi passar férias na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Ao chegar na cidade, Lucas percebeu que as pessoas apresentam algumas características e costumes diferentes, então, decidiu fazer um registro de aspectos que diferenciam a população do Ceará da população do Rio Grande do Sul. Ao final, Lucas constatou que as características que diferenciam as pessoas que moram nos dois estados eram muitas. Por exemplo: o sotaque, as roupas, as comidas, os costumes, as músicas e as danças.”

Em seguida, peça para que os alunos reflitam sobre algumas questões: Vocês acham que Lucas percebeu muitas diferenças ao chegar no Ceará? Quais diferenças foram estas? Conhecer outras culturas mudou o modo de vida do Lucas? Foi importante?

Então, faça a pergunta chave: Por que é importante que as pessoas conheçam outros locais e suas culturas? Vale destacar, levar em consideração que muitos alunos possam não ter tido a oportunidade de conhecer outras localidades diferentes da sua (por razões financeiras, de infraestrutura, por exemplo). Então é importante contextualizar que é possível obter informações sobre outras localidades e as culturas predominantes de outras formas também (relatos, pesquisas, etc)

Como adequar à sua realidade: Caso ache necessário, você poderá substituir os locais do caso de estudo para adequar à sua realidade.

Para você saber mais:

A diversidade cultural brasileira

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-diversidade-cultural-brasileira/50934

Em dia mundial, UNESCO defende respeito à diversidade de tradições e identidades culturais

https://nacoesunidas.org/em-dia-mundial-unesco-defende-respeito-a-diversidade-de-tradicoes-e-identidades-culturais/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, você irá questionar aos alunos sobre que características culturais do local onde eles moram, eles gostariam de apresentar para outras pessoas. Estimule a turma a pensar sobre as características culturais da região, bairro ou localidade onde residem. Se for necessário, peça para que eles pontuem os aspectos de acordo com as áreas: sotaque, costumes, culinária, dança, música. Você pode pedir aos alunos que criem uma tabela de acordo com o aspecto, para ficar mais organizado.

Divida a turma em quatro grupos e peça para que eles anotem as características culturais que consideram importantes que pessoas de outros locais conheçam.

Para você saber mais:

Currículo e diversidade cultural

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/curriculo-diversidade-cultural.htm

Diversidade cultural no Brasil

https://www.clickescolar.com.br/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta última etapa, peça para que os alunos transcrevam as características que acham importantes em fichas de papel ofício e colem em um mural. Após isso, deverão apresentar oralmente e dialogar com a turma sobre a importância desses aspectos e porque outras pessoas precisam conhecê-los.

Para você saber mais:

Brasil apresenta suas belezas e diversidade cultural em evento na Itália

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/11246-brasil-apresenta-suas-belezas-e-diversidade-cultural-em-evento-na-it%C3%A1lia.html

A diversidade cultural do Brasil exposta para o mundo

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/megaeventos/casabrasil/a-diversidade-cultural-do-brasil-exposta-para-o-mundo

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano