17928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Diversidade cultural: comidas típicas

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar comidas típicas de diferentes regiões como elementos da diversidade cultural brasileira

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina, pincéis.

Para você saber mais:

A diversidade culinária nas regiões brasileiras

http://www.sofisticado.com.br/viajar/a-diversidade-culinaria-das-regioes-brasileiras/

Do Norte ao Sul: confira quais são as iguarias típicas de cada região do Brasiç

http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/So-na-web/noticia/2013/08/de-norte-a-sul-confira-quais-sao-as-iguarias-tipicas-de-cada-regiao-do-brasil.html

Contextos prévios: Diversidade cultural, regiões brasileiras, comidas típicas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça a leitura do tema da aula em voz alta ou peça para que os alunos leiam em conjunto. Faça questionamentos como: Vocês sabem o que são comidas típicas? Você já ouviu falar em comidas típicas? Você conhece ou já experimentou alguma comida típica brasileira?

Para você saber mais:

Brasil tem mistura de tradições e culturas em sua culinária

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/descubra-o-brasil/noticia/brasil-tem-mistura-de-tradicoes-e-culturas-em-sua-culinaria.ghtml

Conheça os pratos típicos das cinco regiões brasileiras

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/02/conheca-os-pratos-tipicos-das-cinco-regioes-brasileiras

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça para que os alunos e alunas leiam o trecho do texto disponível no slide. Após isso, faça questionamentos a eles: Qual o título do texto? Qual o assunto desse trecho do texto? O texto fala sobre comidas típicas de que país? Vocês identificaram alguma comida típica no texto que vocês já viram ou experimentaram? Quais? Onde você conheceu essa comida típica?

Finalize o momento dialogando com eles sobre a diversidade de comidas típicas presentes no Brasil, onde você pode também citar exemplos de comidas e em que regiões elas são típicas ou mais consumidas.

Para você saber mais:

Comidas típicas

http://comidas-tipicas.info/

Culinária brasileira - conheça as comidas típicas do Brasil

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/culinaria-brasileira-conheca-as-comidas-tipicas-do-brasil.htm

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Nesta etapa, você deve estimular os alunos à reflexão sobre a diversidade cultural brasileira em relação às comidas típicas. No texto da etapa anterior, eles puderam observar que essa variedade acontece devido a colonização e a vinda de imigrantes de diversos países. A pergunta da Problematização deve levar o aluno a esta reflexão. Pergunte: Por que o Brasil tem uma grande variedade de comidas típicas?

Para você saber mais:

Que delícia! Conheça 6 comidas típicas para provar em viagens pelo Brasil

https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2018-05-23/destinos-comidas-tipicas-brasil.html

Gastronomia brasileira - cultura nacional

http://gastronomianobrasil.com.br/gastronomia-brasileira-cultura-nacional/

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma dividida em seis grupos, peça para que se reúnam e dialoguem sobre que comidas típicas existem no local onde eles moram, no bairro, cidade, município, estado ou região do país. O importante é que identifiquem elementos culturais relacionados à culinária. Após isso, os alunos deverão elaborar um cartaz com desenhos das comidas típicas identificadas por eles.

Para você saber mais:

Culinária do Nordeste do Brasil

https://www.suapesquisa.com/musicacultura/culinaria_nordeste.htm

Comidas típicas brasileiras

http://www.minaplast.com.br/comidas-tipicas-brasileiras/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta última etapa, os grupos deverão apresentar oralmente as comidas típicas identificadas por eles junto aos desenhos elaborados em cartazes. Lembrando que estas comidas deverão fazer parte da culinária da região onde eles residem. Você pode ainda pedir que eles identifiquem ou imaginem como essas comidas são preparadas ou qual(is) o(s) ingrediente(s) principal(is) das receitas.

Você pode realizar numa próxima aula, um momento de preparo e/ou de experimentação de alguns pratos típicos do Brasil. Assim, os alunos e alunas poderão se aproximar mais ainda da cultura de outros locais e regiões.

Para você saber mais:

Comidas típicas do Brasil: pratos regionais que dão água na boca

https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/comidas-tipicas-do-brasil-veja-fotos-de-pratos-regionais-que-dao-agua-na-boca/

Viaje pelo Brasil com a comida típica de cada estado

https://www.revistabula.com/15613-viaje-pelo-brasil-com-a-principal-comida-tipica-de-cada-estado/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina, pincéis.

Para você saber mais:

A diversidade culinária nas regiões brasileiras

http://www.sofisticado.com.br/viajar/a-diversidade-culinaria-das-regioes-brasileiras/

Do Norte ao Sul: confira quais são as iguarias típicas de cada região do Brasiç

http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/So-na-web/noticia/2013/08/de-norte-a-sul-confira-quais-sao-as-iguarias-tipicas-de-cada-regiao-do-brasil.html

Contextos prévios: Diversidade cultural, regiões brasileiras, comidas típicas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça a leitura do tema da aula em voz alta ou peça para que os alunos leiam em conjunto. Faça questionamentos como: Vocês sabem o que são comidas típicas? Você já ouviu falar em comidas típicas? Você conhece ou já experimentou alguma comida típica brasileira?

Para você saber mais:

Brasil tem mistura de tradições e culturas em sua culinária

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/descubra-o-brasil/noticia/brasil-tem-mistura-de-tradicoes-e-culturas-em-sua-culinaria.ghtml

Conheça os pratos típicos das cinco regiões brasileiras

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/02/conheca-os-pratos-tipicos-das-cinco-regioes-brasileiras

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça para que os alunos e alunas leiam o trecho do texto disponível no slide. Após isso, faça questionamentos a eles: Qual o título do texto? Qual o assunto desse trecho do texto? O texto fala sobre comidas típicas de que país? Vocês identificaram alguma comida típica no texto que vocês já viram ou experimentaram? Quais? Onde você conheceu essa comida típica?

Finalize o momento dialogando com eles sobre a diversidade de comidas típicas presentes no Brasil, onde você pode também citar exemplos de comidas e em que regiões elas são típicas ou mais consumidas.

Para você saber mais:

Comidas típicas

http://comidas-tipicas.info/

Culinária brasileira - conheça as comidas típicas do Brasil

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/culinaria-brasileira-conheca-as-comidas-tipicas-do-brasil.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Nesta etapa, você deve estimular os alunos à reflexão sobre a diversidade cultural brasileira em relação às comidas típicas. No texto da etapa anterior, eles puderam observar que essa variedade acontece devido a colonização e a vinda de imigrantes de diversos países. A pergunta da Problematização deve levar o aluno a esta reflexão. Pergunte: Por que o Brasil tem uma grande variedade de comidas típicas?

Para você saber mais:

Que delícia! Conheça 6 comidas típicas para provar em viagens pelo Brasil

https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2018-05-23/destinos-comidas-tipicas-brasil.html

Gastronomia brasileira - cultura nacional

http://gastronomianobrasil.com.br/gastronomia-brasileira-cultura-nacional/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma dividida em seis grupos, peça para que se reúnam e dialoguem sobre que comidas típicas existem no local onde eles moram, no bairro, cidade, município, estado ou região do país. O importante é que identifiquem elementos culturais relacionados à culinária. Após isso, os alunos deverão elaborar um cartaz com desenhos das comidas típicas identificadas por eles.

Para você saber mais:

Culinária do Nordeste do Brasil

https://www.suapesquisa.com/musicacultura/culinaria_nordeste.htm

Comidas típicas brasileiras

http://www.minaplast.com.br/comidas-tipicas-brasileiras/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta última etapa, os grupos deverão apresentar oralmente as comidas típicas identificadas por eles junto aos desenhos elaborados em cartazes. Lembrando que estas comidas deverão fazer parte da culinária da região onde eles residem. Você pode ainda pedir que eles identifiquem ou imaginem como essas comidas são preparadas ou qual(is) o(s) ingrediente(s) principal(is) das receitas.

Você pode realizar numa próxima aula, um momento de preparo e/ou de experimentação de alguns pratos típicos do Brasil. Assim, os alunos e alunas poderão se aproximar mais ainda da cultura de outros locais e regiões.

Para você saber mais:

Comidas típicas do Brasil: pratos regionais que dão água na boca

https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/comidas-tipicas-do-brasil-veja-fotos-de-pratos-regionais-que-dao-agua-na-boca/

Viaje pelo Brasil com a comida típica de cada estado

https://www.revistabula.com/15613-viaje-pelo-brasil-com-a-principal-comida-tipica-de-cada-estado/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano