17927
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Manifestações culturais na Região Sudeste do Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar aspectos das manifestações culturais na Região Sudeste brasileira

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Arts & Culture e Google Desenhos.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o seguinte vídeo:
     - Brasil: Região Sudeste – disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização do plano original, insira as perguntas sugeridas nas orientações e peça para fazerem o registro.

Problematização
Encaminhe o slide a seguir e peça aos alunos que registrem os assuntos tratados nas manchetes. Espera-se que eles destaquem o acesso aos conhecimentos sobre manifestações culturais da região Sudeste do Brasil por visitas virtuais a museus.

 

Ação propositiva
Peça aos alunos que:
     1. Acessem o Google Arts & Culture, disponível aqui;
     2. Pesquisem um local de promoção da cultura da região Sudeste; 
     3. Façam uma visita virtual a esse local;
     4. Registrem, no Google Desenhos, a visita realizada: local, data, o que acharam de mais interessante.

Veja o modelo a seguir:

 

Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a turma toda os registros feitos na etapa anterior.

Converse com os alunos se eles percebem que as manifestações culturais da região Sudeste também estão presentes no local onde moram.

Evidencie os aspectos que apareceram e os que poderiam ter aparecido, dentre: festas; dança e música; culinária; mitos e lendas, e religião.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
     - Brasil possui 25 manifestações reconhecidas como patrimônio imaterial pela Unesco – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_02UND04

(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas