Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Earth e Google Docs.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema projetando o slide para os alunos, no encontro virtual com a turma, ou apenas exponha-o oralmente e dê seguimento a esta etapa como sugerido no plano original.
Contextualização
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, a imagem apresentada no slide da contextualização, no plano original, e prossiga como sugerido.
Problematização
Encaminhe o slide do plano original e peça aos alunos que registrem as hipóteses para a problematização colocada.
Ação propositiva
A atividade é uma adaptação da proposta do plano original.
Peça aos alunos que:
1. Acessem o Google Earth, disponível aqui;
2. Pesquisem uma paisagem, a partir de suas residências, que retrate um contraste social;
3. Compartilhe a imagem com o professor.
Veja o modelo a seguir:
Sistematização
Peça aos alunos que utilizem o Google Docs para fazer o registro coletivo das imagens da atividade anterior.
Eles devem copiar a imagem ou dar print na página do Google Earth, para colocá-la em um arquivo no Google Docs criado pelo professor e compartilhado com toda a turma.
Lembre-se que, para usar essa ferramenta e poder fazer o compartilhamento posteriormente, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso do Google Docs, acesse o tutorial disponível aqui.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
- Contrastes sociais – disponível aqui;
- A desigualdade na maior metrópole do Brasil – disponível aqui.