17926
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Contrastes sociais no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar na paisagem elementos que revelem contrastes sociais

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, papel A4.

Para você saber mais:

Desigualdade social no Brasil

https://www.todamateria.com.br/desigualdade-social-no-brasil/

Desigualdade social

https://www.todamateria.com.br/desigualdade-social/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula apresentando o tema para a turma lendo em voz alta ou pedindo aos alunos e alunas para lerem o tema em conjunto. Após, faça questionamentos como: Vocês sabem o que é desigualdade? E o que é desigualdade social? No Brasil existem desigualdades sociais?

Para você saber mais:

Desigualdade social

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/classes-sociais.htm

Desigualdade social no Brasil

https://www.todapolitica.com/desigualdade-social-brasil/

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos observem a imagem do slide e questione o seguinte: Qual a temática da imagem? O que vocês vêem nesta imagem? Do que esta imagem trata? O que chamou sua atenção nessa imagem? O que você imagina quando vê uma imagem como esta?

A proposta é fazer com que o aluno pense sobre as duas realidades contrastadas na imagem. De um lado, uma comunidade carente, periférica, muitas vezes reconhecida como favela. Do outro, grandes prédios, até mesmo com piscinas, provavelmente propriedades de pessoas com maior poder econômico.

O objetivo do questionamento é fazer com que os alunos reflitam sobre as diversas realidades brasileiras e o quanto elas representam em relação aos contrastes sociais e como isso se acentua em cada detalhe observado nas paisagens.

Para você saber mais:

Como o Brasil alimenta a desigualdade?

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/como-o-brasil-alimenta-a-desigualdade/

Desigualdades sociais

https://www.nexojornal.com.br/edu/por-tema/2018/07/01/Desigualdades-sociais

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Nesta etapa, peça para que os alunos reflitam sobre a imagem do slide anterior, fazendo as observações necessárias. Faça a pergunta do slide para a turma: Que outras diferenças são possíveis imaginar que existem pensando na imagem anterior? Após isso, você deve voltar a imagem para que os alunos observem e façam as suas pontuações.

Para você saber mais:

O que faz a desigualdade ser tão persistente no Brasil?

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/25/O-que-faz-a-desigualdade-ser-t%C3%A3o-persistente-no-Brasil

As classes sociais e a desigualdade

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/as-classes-sociais-as-desigualdade.htm

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Na Ação Propositiva, os alunos serão estimulados a pensarem em que locais eles observam que há diferenças ou contrastes sociais. Divida a sala em equipes com 6 componentes e solicite que eles listem, em folhas de papel A4, em que locais eles observam que há contrastes sociais. Você não precisa estipular a quantidade de locais que eles deverão listar, pois, é provável que o aluno perceba contrastes em apenas um local ou em vários locais. Informe-os sobre essa questão.

Para você saber mais:

Desigualdade social

https://alunosonline.uol.com.br/sociologia/desigualdade-social.html

Brasil está entre os cinco países mais desiguais, diz estudo de centro da ONU

https://nacoesunidas.org/brasil-esta-entre-os-cinco-paises-mais-desiguais-diz-estudo-de-centro-da-onu/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para esta última etapa, solicite aos grupos que apresentem as suas listas. Cada equipe deverá fazer a apresentação de forma oral, indicando os locais onde observam os contrastes sociais. Você pode pedir a eles que justifiquem porque consideram as observações como formas de contrastes sociais.

Para você saber mais:

Desigualdade social

http://desigualdade-social.info/

Desigualdade social

https://www.infoescola.com/sociologia/desigualdade-social/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, papel A4.

Para você saber mais:

Desigualdade social no Brasil

https://www.todamateria.com.br/desigualdade-social-no-brasil/

Desigualdade social

https://www.todamateria.com.br/desigualdade-social/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula apresentando o tema para a turma lendo em voz alta ou pedindo aos alunos e alunas para lerem o tema em conjunto. Após, faça questionamentos como: Vocês sabem o que é desigualdade? E o que é desigualdade social? No Brasil existem desigualdades sociais?

Para você saber mais:

Desigualdade social

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/classes-sociais.htm

Desigualdade social no Brasil

https://www.todapolitica.com/desigualdade-social-brasil/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos observem a imagem do slide e questione o seguinte: Qual a temática da imagem? O que vocês vêem nesta imagem? Do que esta imagem trata? O que chamou sua atenção nessa imagem? O que você imagina quando vê uma imagem como esta?

A proposta é fazer com que o aluno pense sobre as duas realidades contrastadas na imagem. De um lado, uma comunidade carente, periférica, muitas vezes reconhecida como favela. Do outro, grandes prédios, até mesmo com piscinas, provavelmente propriedades de pessoas com maior poder econômico.

O objetivo do questionamento é fazer com que os alunos reflitam sobre as diversas realidades brasileiras e o quanto elas representam em relação aos contrastes sociais e como isso se acentua em cada detalhe observado nas paisagens.

Para você saber mais:

Como o Brasil alimenta a desigualdade?

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/como-o-brasil-alimenta-a-desigualdade/

Desigualdades sociais

https://www.nexojornal.com.br/edu/por-tema/2018/07/01/Desigualdades-sociais

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Nesta etapa, peça para que os alunos reflitam sobre a imagem do slide anterior, fazendo as observações necessárias. Faça a pergunta do slide para a turma: Que outras diferenças são possíveis imaginar que existem pensando na imagem anterior? Após isso, você deve voltar a imagem para que os alunos observem e façam as suas pontuações.

Para você saber mais:

O que faz a desigualdade ser tão persistente no Brasil?

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/25/O-que-faz-a-desigualdade-ser-t%C3%A3o-persistente-no-Brasil

As classes sociais e a desigualdade

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/as-classes-sociais-as-desigualdade.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Na Ação Propositiva, os alunos serão estimulados a pensarem em que locais eles observam que há diferenças ou contrastes sociais. Divida a sala em equipes com 6 componentes e solicite que eles listem, em folhas de papel A4, em que locais eles observam que há contrastes sociais. Você não precisa estipular a quantidade de locais que eles deverão listar, pois, é provável que o aluno perceba contrastes em apenas um local ou em vários locais. Informe-os sobre essa questão.

Para você saber mais:

Desigualdade social

https://alunosonline.uol.com.br/sociologia/desigualdade-social.html

Brasil está entre os cinco países mais desiguais, diz estudo de centro da ONU

https://nacoesunidas.org/brasil-esta-entre-os-cinco-paises-mais-desiguais-diz-estudo-de-centro-da-onu/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para esta última etapa, solicite aos grupos que apresentem as suas listas. Cada equipe deverá fazer a apresentação de forma oral, indicando os locais onde observam os contrastes sociais. Você pode pedir a eles que justifiquem porque consideram as observações como formas de contrastes sociais.

Para você saber mais:

Desigualdade social

http://desigualdade-social.info/

Desigualdade social

https://www.infoescola.com/sociologia/desigualdade-social/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano