9503
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Fui à feira, não sabia o que comprar

Plano de aula de matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  S. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Cédulas e moedas recortadas e colocadas em envelopes.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos em que situações eles costumam utilizar dinheiro. Questione o que eles utilizam para realizar o pagamento das compras. Ao surgir a palavra dinheiro, realize apontamentos sobre quais cédulas e moedas eles conhecem. De forma breve, faça com que as ideias das crianças venham à tona e liste-as no quadro.

Propósito: Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que é o dinheiro e como é utilizado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o dinheiro que utilizamos?
  • Do que é formado nosso dinheiro?
  • Para que serve o dinheiro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Recorte e coloque em um envelope os dinheirinho que estão no arquivo para impressão nos materiais complementares. Sugerimos que essa atividade seja realizada em dupla. Esteja atento a escolha das duplas, para que nenhum dos produtos da lista fique sem representação. A quantidade de produtos poderá ser ampliada ou reduzida, isso depende do número de alunos da sala. As duplas deverão realizar uma representação para cada produto, combinando as cédulas e moedas dos seus envelopes de dinheirinho. Cada representação deverá ficar a mostra na mesa de trabalho das crianças. Após a conclusão das representações, entregue uma folha de sulfite para que eles escrevam os preços e desenhem as representações encontradas.

Propósito: Direcionar o pensamento dos alunos sobre o valor das cédulas e moedas.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material Complementar - Dinheirinho

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientação: Socialize as ideias das duplas pedindo que cada dupla vá à frente da sala. Solicite que façam a apresentação dos valores, mostrando a folha em que fizeram os registros. É importante que, a cada apresentação dos alunos, os registros fiquem expostos em um painel com o preço e a representação feita por cada dupla.

Propósito: Discutir com os alunos as possíveis resoluções.

Discuta com a turma:

  • Todos utilizaram a mesma representação para cada preço?
  • Vocês utilizaram cédulas e moedas para representar todos os preços? Por quê?
  • Existem cédulas que vocês não utilizaram nesta atividade? Quais foram?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Propósito: Sistematizar o conceito da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

Quais as cédulas de maior valor?

  • Quais as cédulas de menor valor?
  • Quais os valores representados pelas moedas?
  • Para representar um valor podemos utilizar cédulas e moedas juntas?
  • Utilizamos cédulas e moedas em quais situações de nosso cotidiano?

Se for necessário, diga um valor e peça para que os alunos representem, oralmente, utilizando cédulas e moedas e questione se existe mais uma forma de representação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia.

Propósito: Fazer fechamento da aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções individualmente. Utilize o dinheiro utilizado na atividade principal para os alunos fazerem as representações nessa atividade.

Propósito: Perceber se os alunos compreenderam o conceito da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  S. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Cédulas e moedas recortadas e colocadas em envelopes.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos em que situações eles costumam utilizar dinheiro. Questione o que eles utilizam para realizar o pagamento das compras. Ao surgir a palavra dinheiro, realize apontamentos sobre quais cédulas e moedas eles conhecem. De forma breve, faça com que as ideias das crianças venham à tona e liste-as no quadro.

Propósito: Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que é o dinheiro e como é utilizado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o dinheiro que utilizamos?
  • Do que é formado nosso dinheiro?
  • Para que serve o dinheiro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Recorte e coloque em um envelope os dinheirinho que estão no arquivo para impressão nos materiais complementares. Sugerimos que essa atividade seja realizada em dupla. Esteja atento a escolha das duplas, para que nenhum dos produtos da lista fique sem representação. A quantidade de produtos poderá ser ampliada ou reduzida, isso depende do número de alunos da sala. As duplas deverão realizar uma representação para cada produto, combinando as cédulas e moedas dos seus envelopes de dinheirinho. Cada representação deverá ficar a mostra na mesa de trabalho das crianças. Após a conclusão das representações, entregue uma folha de sulfite para que eles escrevam os preços e desenhem as representações encontradas.

Propósito: Direcionar o pensamento dos alunos sobre o valor das cédulas e moedas.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material Complementar - Dinheirinho

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientação: Socialize as ideias das duplas pedindo que cada dupla vá à frente da sala. Solicite que façam a apresentação dos valores, mostrando a folha em que fizeram os registros. É importante que, a cada apresentação dos alunos, os registros fiquem expostos em um painel com o preço e a representação feita por cada dupla.

Propósito: Discutir com os alunos as possíveis resoluções.

Discuta com a turma:

  • Todos utilizaram a mesma representação para cada preço?
  • Vocês utilizaram cédulas e moedas para representar todos os preços? Por quê?
  • Existem cédulas que vocês não utilizaram nesta atividade? Quais foram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Propósito: Sistematizar o conceito da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

Quais as cédulas de maior valor?

  • Quais as cédulas de menor valor?
  • Quais os valores representados pelas moedas?
  • Para representar um valor podemos utilizar cédulas e moedas juntas?
  • Utilizamos cédulas e moedas em quais situações de nosso cotidiano?

Se for necessário, diga um valor e peça para que os alunos representem, oralmente, utilizando cédulas e moedas e questione se existe mais uma forma de representação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia.

Propósito: Fazer fechamento da aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções individualmente. Utilize o dinheiro utilizado na atividade principal para os alunos fazerem as representações nessa atividade.

Propósito: Perceber se os alunos compreenderam o conceito da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano