17924
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Diferenças da população brasileira

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar diferenças entre a população no território brasileiro

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, papel ofício A4.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fYgt5kZvwE3h3zJKQuKWGS9tMCJAQqwN4FJF3B9PPfF45BWUU87ke2C89VT3/geo5-02und01-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais:

Diversidade étnico-racial: por um ensino de várias cores

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores

Somos todos iguais: a diversidade étnico-racial no ambiente escolar

https://paulobyron.jusbrasil.com.br/artigos/528622655/somos-todos-iguais-a-diversidade-etnico-racial-no-ambiente-escolar

População brasileira - Ação Propositiva:

https://escolakids.uol.com.br/geografia/populacao-brasileira.htm

Iniciativas na educação em favor da igualdade racial serão premiadas:

http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2018/08/iniciativas-na-educacao-em-favor-da-igualdade-racial-serao-premiadas

IBGE:

https://ww2.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/ibge.shtm

Contextos prévios: Etnia, raça, dimensão do que é território, elementos acerca da Colonização do Brasil.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta ou pedindo aos alunos e alunas que façam a leitura em conjunto. Em seguida, faça perguntas como: Vocês sabem o que é etnia? E o que é raça? Vocês sabem o que são as diferenças étnico-raciais?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que observem o quadro “Operários”, pintura de 1933, de Tarsila do Amaral, exposto no slide. Peça para que observem atentamente e responda aos seus questionamentos: O que vocês vêem no quadro? As pessoas do quadro são todas iguais ou diferentes? O que elas têm de diferente umas das outras? O que mais vocês observaram de diferenças entre as pessoas pintadas no quadro de Tarsila do Amaral?

Comente sobre a grande diversidade étnica e racial que o Brasil possui e que ela surgiu a partir da mistura de etnias e raças de pessoas vindas de diversos lugares do mundo, principalmente da Europa e da África a partir da chegada dos colonizadores portugueses nas terras do atual Brasil.

Caso os alunos perguntem quem é Tarsila do Amaral, faça uma leitura do link disponível no tópico “Para saber mais” e consulte material sobre a autora do quadro.

Para você saber mais:

Tarsila do Amaral: vida e obra

http://tarsiladoamaral.com.br/

Descobrimento foi, na verdade, uma invasão à terra dos índios

http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/descobrimento-foi-na-verdade-uma-invasao-terra-dos-indios.html

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, peça para que os alunos reflitam sobre a existência de diferenças entre a população. Faça seguinte pergunta: Além das diferenças observadas no quadro de Tarsila, que outras diferenças podemos identificar entre a população brasileira? Avance a reflexão sobre a população brasileira para além da observação do quadro pintado por Tarsila do Amaral, refletindo sobre a pergunta projetada no slide, chamando a atenção para diversidade populacional local. Cuide para que as percepções sejam apontadas com respeito e valorização à diversidade.

Para você saber mais:

Videoaula - Educação e diversidade étnico-racial

https://www.youtube.com/watch?v=csCMH8ycIT8

O ensino da diversidade étnico-racial na escola básica: um relato de experiência vivida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/3899

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em quatro grupos e imprima uma cópia do Material Complementar referente a dados da população brasileira para cada um. Peça para que leiam em conjunto o texto disponível e, após falarem sobre os dados, peça que analisem a imagem projetada à luz das diferenças e da mensagem passada pela imagem. Deixe que eles explorem a mensagem. Espera-se que eles indiquem que, embora haja diferenças na cor da pele, a mensagem para sinais de união, igualdade, fraternidade, harmonia, paz, ou seja, valores positivos que devemos buscar para o convívio saudável e respeitoso na sociedade brasileira.

Em seguida, peça para que eles façam um desenho que exprima as características da população brasileira e que passem a mensagem da sociedade que desejam crescer e viver no Brasil. Oriente-os e cuide para que as mensagens zelem pelo respeito à diversidade.

Atente para o fato de que é provável que os alunos não conheçam o IBGE, então, é importante que você leia no tópico “Para você saber mais”, o texto do link sobre o IBGE, para que você possa responder possíveis perguntas dos alunos, assim como direcionar a leitura dos dois textos por parte deles, pois precisam entender que o IBGE coleta essas informações a partir da aplicação dos questionários através do Censo. Também é importante acessar o link sobre Educação e igualdade racial, do governo federal que destaca iniciativas premiadas.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fYgt5kZvwE3h3zJKQuKWGS9tMCJAQqwN4FJF3B9PPfF45BWUU87ke2C89VT3/geo5-02und01-acao-propositiva-texto.pdf

Iniciativas na educação em favor da igualdade racial serão premiadas:

http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2018/08/iniciativas-na-educacao-em-favor-da-igualdade-racial-serao-premiadas

População brasileira

https://escolakids.uol.com.br/geografia/populacao-brasileira.htm

Para você saber mais:

IBGE:

https://ww2.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/ibge.shtm

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para esta etapa, peça para que os alunos exponham seus desenhos num mural na sala. Una a turma e registre em fotografia os alunos entorno do mural. Oriente-os a criarem uma frase que sintetize o que aprenderam na aula e registre no quadro.

Para você saber mais:

Educação e diversidade étnico-racial: um desafio à formação de professores

http://www.congressohistoriajatai.org/2016/resources/anais/6/1477937889_ARQUIVO_ArtigoparaJataicorrigido.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, papel ofício A4.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fYgt5kZvwE3h3zJKQuKWGS9tMCJAQqwN4FJF3B9PPfF45BWUU87ke2C89VT3/geo5-02und01-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais:

Diversidade étnico-racial: por um ensino de várias cores

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores

Somos todos iguais: a diversidade étnico-racial no ambiente escolar

https://paulobyron.jusbrasil.com.br/artigos/528622655/somos-todos-iguais-a-diversidade-etnico-racial-no-ambiente-escolar

População brasileira - Ação Propositiva:

https://escolakids.uol.com.br/geografia/populacao-brasileira.htm

Iniciativas na educação em favor da igualdade racial serão premiadas:

http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2018/08/iniciativas-na-educacao-em-favor-da-igualdade-racial-serao-premiadas

IBGE:

https://ww2.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/ibge.shtm

Contextos prévios: Etnia, raça, dimensão do que é território, elementos acerca da Colonização do Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta ou pedindo aos alunos e alunas que façam a leitura em conjunto. Em seguida, faça perguntas como: Vocês sabem o que é etnia? E o que é raça? Vocês sabem o que são as diferenças étnico-raciais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que observem o quadro “Operários”, pintura de 1933, de Tarsila do Amaral, exposto no slide. Peça para que observem atentamente e responda aos seus questionamentos: O que vocês vêem no quadro? As pessoas do quadro são todas iguais ou diferentes? O que elas têm de diferente umas das outras? O que mais vocês observaram de diferenças entre as pessoas pintadas no quadro de Tarsila do Amaral?

Comente sobre a grande diversidade étnica e racial que o Brasil possui e que ela surgiu a partir da mistura de etnias e raças de pessoas vindas de diversos lugares do mundo, principalmente da Europa e da África a partir da chegada dos colonizadores portugueses nas terras do atual Brasil.

Caso os alunos perguntem quem é Tarsila do Amaral, faça uma leitura do link disponível no tópico “Para saber mais” e consulte material sobre a autora do quadro.

Para você saber mais:

Tarsila do Amaral: vida e obra

http://tarsiladoamaral.com.br/

Descobrimento foi, na verdade, uma invasão à terra dos índios

http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/descobrimento-foi-na-verdade-uma-invasao-terra-dos-indios.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, peça para que os alunos reflitam sobre a existência de diferenças entre a população. Faça seguinte pergunta: Além das diferenças observadas no quadro de Tarsila, que outras diferenças podemos identificar entre a população brasileira? Avance a reflexão sobre a população brasileira para além da observação do quadro pintado por Tarsila do Amaral, refletindo sobre a pergunta projetada no slide, chamando a atenção para diversidade populacional local. Cuide para que as percepções sejam apontadas com respeito e valorização à diversidade.

Para você saber mais:

Videoaula - Educação e diversidade étnico-racial

https://www.youtube.com/watch?v=csCMH8ycIT8

O ensino da diversidade étnico-racial na escola básica: um relato de experiência vivida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/3899

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em quatro grupos e imprima uma cópia do Material Complementar referente a dados da população brasileira para cada um. Peça para que leiam em conjunto o texto disponível e, após falarem sobre os dados, peça que analisem a imagem projetada à luz das diferenças e da mensagem passada pela imagem. Deixe que eles explorem a mensagem. Espera-se que eles indiquem que, embora haja diferenças na cor da pele, a mensagem para sinais de união, igualdade, fraternidade, harmonia, paz, ou seja, valores positivos que devemos buscar para o convívio saudável e respeitoso na sociedade brasileira.

Em seguida, peça para que eles façam um desenho que exprima as características da população brasileira e que passem a mensagem da sociedade que desejam crescer e viver no Brasil. Oriente-os e cuide para que as mensagens zelem pelo respeito à diversidade.

Atente para o fato de que é provável que os alunos não conheçam o IBGE, então, é importante que você leia no tópico “Para você saber mais”, o texto do link sobre o IBGE, para que você possa responder possíveis perguntas dos alunos, assim como direcionar a leitura dos dois textos por parte deles, pois precisam entender que o IBGE coleta essas informações a partir da aplicação dos questionários através do Censo. Também é importante acessar o link sobre Educação e igualdade racial, do governo federal que destaca iniciativas premiadas.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fYgt5kZvwE3h3zJKQuKWGS9tMCJAQqwN4FJF3B9PPfF45BWUU87ke2C89VT3/geo5-02und01-acao-propositiva-texto.pdf

Iniciativas na educação em favor da igualdade racial serão premiadas:

http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2018/08/iniciativas-na-educacao-em-favor-da-igualdade-racial-serao-premiadas

População brasileira

https://escolakids.uol.com.br/geografia/populacao-brasileira.htm

Para você saber mais:

IBGE:

https://ww2.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/ibge.shtm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para esta etapa, peça para que os alunos exponham seus desenhos num mural na sala. Una a turma e registre em fotografia os alunos entorno do mural. Oriente-os a criarem uma frase que sintetize o que aprenderam na aula e registre no quadro.

Para você saber mais:

Educação e diversidade étnico-racial: um desafio à formação de professores

http://www.congressohistoriajatai.org/2016/resources/anais/6/1477937889_ARQUIVO_ArtigoparaJataicorrigido.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano