17923
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Conhecendo a Unidade Federativa por meio de mapa

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar informações da unidade federativa de vivência, por meio da análise de mapa.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta, aula os alunos serão desafiados a conhecerem um pouco mais sobre sua unidade federativa a partir da análise do mapa.

Materiais necessários: Projetor, quadro, giz/pincel, cópias do mapa da unidade federativa onde vivem os alunos.

Material complementar:

Cópias do acróstico - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMQwHPeXrFBbqxGdnhyCGcmcCgwjxUGdYWphAKbCDexFJw492fybNKRpubkx/ge04-05und10-contextualizacao-acrostico.pdf

Cópias da atividade - Ação Propositiva - Uma passeio pela nossa Unidade Federativa https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKETnpFFPz9mMcYpURXngY6QCz5yu7QPXUwTp7dMfGFwh7dVXM3Eck2Q53UC/ge04-05und10-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Mapas Estaduais - https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html

Para você saber mais:

Sobre as unidades federativas do Brasil, as atuais e as propostas cartografadas de criação de novas unidades federativas.

“Novos estados e a divisão territorial do Brasil. Uma visão geográfica. José Donizete Cazzolato. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

Degustação do livro na internet:

https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/ofitexto.arquivos/Degustacao_Novos_Estados.pdf

Veja também:

https://novaescola.org.br/conteudo/2259/como-funciona-o-processo-de-criacao-de-novos-estados

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula. Ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Destaque com a turma que na aula eles farão um passeio pela unidade federativa onde vivem a partir da observação do mapa da sua unidade federativa.

Como adequar à sua realidade: Caso seja possível você poderá inserir no título da aula o nome da unidade federativa onde os alunos vivem. Conforme exemplo: “Um passeio pela unidade federativa da Bahia”; “Um passeio pela unidade federativa do Acre”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete ou entregue cópias para a turma do acróstico sobre as unidades federativas brasileiras. Destaque com a turma que o acróstico é o texto que produzimos utilizando a primeira letra de uma determinada palavra que escolhemos. Após a explicação breve, leia com a turma o texto. Chame atenção dos alunos para a descrição das 27 unidades federativas e para algumas características da organização do nosso país.

Material complementar

Link do Acróstico - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMQwHPeXrFBbqxGdnhyCGcmcCgwjxUGdYWphAKbCDexFJw492fybNKRpubkx/ge04-05und10-contextualizacao-acrostico.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente para a turma o questionamento, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Leia com a turma o questionamento e permita que eles levantem hipóteses sobre o que será possível descobrir sobre a unidade federativa. Instigue a participação ampliando a discussão com outras perguntas como: será que conheceremos as unidades federativas vizinhas a nossa? Será que localizaremos alguns municípios da nossa unidade federativa? Será que identificaremos algum rio que passa pelo nosso município.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, entregue aos integrantes uma cópia do mapa da unidade federativa onde os alunos residem e outra cópia da atividade. Oriente os alunos para que observem o mapa e a legenda para realizar a atividade. Enquanto as duplas e trios realizam a atividade passe entre os eles dando sugestões e observando o desenvolvimento da atividade. Passados uns 12 minutos proporcione um momento de compartilhamento das descobertas. Aproveite para destacar com a turma as unidades federativas vizinhas a nossa e também a divisão da unidade federativa em municípios identificando a capital e os maiores municípios.

Material complementar

Link de acesso ao mapa da unidade federativa - https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html.

Link da atividade - um passeio pela unidade federativa - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKETnpFFPz9mMcYpURXngY6QCz5yu7QPXUwTp7dMfGFwh7dVXM3Eck2Q53UC/ge04-05und10-acao-propositiva-atividade.pdf

Como adequar à sua realidade: No portal do IBGE no endereço eletrônico https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html na seção mapas estaduais você irá encontrar os mapas das 27 unidades federativas brasileiras em pdf já pronto para ser impresso.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa incentive as duplas e trios a contribuírem para a redação coletiva de uma poesia, utilizando as letras do nome da unidade federativa. Você poderá escrever a poesia no quadro ou em uma folha de papel kraft. Insiram na poesia aspectos analisados no mapa, como também conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre a unidade federativa. Ao final solicite aos alunos que registrem a produção no caderno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta, aula os alunos serão desafiados a conhecerem um pouco mais sobre sua unidade federativa a partir da análise do mapa.

Materiais necessários: Projetor, quadro, giz/pincel, cópias do mapa da unidade federativa onde vivem os alunos.

Material complementar:

Cópias do acróstico - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMQwHPeXrFBbqxGdnhyCGcmcCgwjxUGdYWphAKbCDexFJw492fybNKRpubkx/ge04-05und10-contextualizacao-acrostico.pdf

Cópias da atividade - Ação Propositiva - Uma passeio pela nossa Unidade Federativa https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKETnpFFPz9mMcYpURXngY6QCz5yu7QPXUwTp7dMfGFwh7dVXM3Eck2Q53UC/ge04-05und10-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Mapas Estaduais - https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html

Para você saber mais:

Sobre as unidades federativas do Brasil, as atuais e as propostas cartografadas de criação de novas unidades federativas.

“Novos estados e a divisão territorial do Brasil. Uma visão geográfica. José Donizete Cazzolato. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

Degustação do livro na internet:

https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/ofitexto.arquivos/Degustacao_Novos_Estados.pdf

Veja também:

https://novaescola.org.br/conteudo/2259/como-funciona-o-processo-de-criacao-de-novos-estados

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula. Ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Destaque com a turma que na aula eles farão um passeio pela unidade federativa onde vivem a partir da observação do mapa da sua unidade federativa.

Como adequar à sua realidade: Caso seja possível você poderá inserir no título da aula o nome da unidade federativa onde os alunos vivem. Conforme exemplo: “Um passeio pela unidade federativa da Bahia”; “Um passeio pela unidade federativa do Acre”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete ou entregue cópias para a turma do acróstico sobre as unidades federativas brasileiras. Destaque com a turma que o acróstico é o texto que produzimos utilizando a primeira letra de uma determinada palavra que escolhemos. Após a explicação breve, leia com a turma o texto. Chame atenção dos alunos para a descrição das 27 unidades federativas e para algumas características da organização do nosso país.

Material complementar

Link do Acróstico - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMQwHPeXrFBbqxGdnhyCGcmcCgwjxUGdYWphAKbCDexFJw492fybNKRpubkx/ge04-05und10-contextualizacao-acrostico.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente para a turma o questionamento, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Leia com a turma o questionamento e permita que eles levantem hipóteses sobre o que será possível descobrir sobre a unidade federativa. Instigue a participação ampliando a discussão com outras perguntas como: será que conheceremos as unidades federativas vizinhas a nossa? Será que localizaremos alguns municípios da nossa unidade federativa? Será que identificaremos algum rio que passa pelo nosso município.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, entregue aos integrantes uma cópia do mapa da unidade federativa onde os alunos residem e outra cópia da atividade. Oriente os alunos para que observem o mapa e a legenda para realizar a atividade. Enquanto as duplas e trios realizam a atividade passe entre os eles dando sugestões e observando o desenvolvimento da atividade. Passados uns 12 minutos proporcione um momento de compartilhamento das descobertas. Aproveite para destacar com a turma as unidades federativas vizinhas a nossa e também a divisão da unidade federativa em municípios identificando a capital e os maiores municípios.

Material complementar

Link de acesso ao mapa da unidade federativa - https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html.

Link da atividade - um passeio pela unidade federativa - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKETnpFFPz9mMcYpURXngY6QCz5yu7QPXUwTp7dMfGFwh7dVXM3Eck2Q53UC/ge04-05und10-acao-propositiva-atividade.pdf

Como adequar à sua realidade: No portal do IBGE no endereço eletrônico https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html na seção mapas estaduais você irá encontrar os mapas das 27 unidades federativas brasileiras em pdf já pronto para ser impresso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa incentive as duplas e trios a contribuírem para a redação coletiva de uma poesia, utilizando as letras do nome da unidade federativa. Você poderá escrever a poesia no quadro ou em uma folha de papel kraft. Insiram na poesia aspectos analisados no mapa, como também conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre a unidade federativa. Ao final solicite aos alunos que registrem a produção no caderno.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano