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Plano de aula - Jogos e Brincadeiras em Diferentes Lugares do Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre conhecer a brincadeira da amarelinha identificando semelhanças e diferenças entre as maneiras de brincar em diferentes lugares do país.

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você irá precisar de giz, quadro, folha de papel pardo ou papel cenário, papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, regras dos jogos Amarelinha, Cancão e Macaco (estas regras disponíveis no item “material complementar”, abaixo).

Você deverá deixar preparado um espaço da escola no qual as crianças possam realizar as brincadeiras. Deixe as trilhas de cada uma das três variações desenhadas neste espaço, para que as crianças possam aproveitar o máximo de tempo brincando.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a ser usadas na contextualização e ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf

Regras dos jogos (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtV8ua8VxYPS5TUAjSet76jQJKmNj6YxnXPpsP6bMr6McZRePvpbCPA2XdTU/geo01-02und01-acao-propositiva-regras-dos-jogos-para-impressao.pdf

Para você saber mais: Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante conhecer mais sobre a origem das brincadeiras propostas. O nome mais conhecido pelo Brasil é Amarelinha, mas ele pode variar de acordo com a região. No site Mapa do Brincar encontramos informações sobre a origem e as variações da brincadeira: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/amarelinha/

O produto final da Ação Propositiva é um infográfico com as informações da brincadeira, se você tem dúvidas sobre o que é um infográfico e como montá-lo, pode consultar o documento e sites a seguir:

Definição de Infográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q2CS27RnhTGKU2bEugpBTmybagX6XdjB5U38bJmKCYxM4sFHtQrYD5sVdyTF/geo01-02und-01-definicao-de-infografico.pdf

Exemplos de Infográficos: http://novaescola.org.br/arquivo/animacoes/215_mapa_historia.html e https://geografiavisual.com.br/categoria/infografico

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça às crianças que sentem em roda, no chão, para conversarem com você. Projete ou escreva no quadro o título da aula e modifique-o conforme o nome mais conhecido desta brincadeira em sua cidade. Escolhemos Amarelinha por ser o mais conhecido e usado em vários locais do país.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Logo após o título, projete esta imagen ou apresente-a impressa às crianças (você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf

Existe a opção de apresentar uma outra imagem semelhante a partir de livros ou revistas.

Pergunte aos alunos o que veem na foto. Aguarde as respostas e diga que hoje eles aprenderão mais sobre esta brincadeira, brincando!

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a contextualização, projete este slide para as crianças ou escreva os nomes, presentes nela, no quadro. Inicie a problematização com o seguinte questionamento: Por que existem brincadeiras parecidas com nomes diferentes em distintas localidades? Permita que se expressem livremente. Em seguida retome a pergunta do slide: Você já ouviu falar desses nomes?

Após as respostas, prossiga: Que tipo de brincadeira vocês acham que são essas? Como as pessoas brincam?

Permita que eles respondam livremente e, em seguida conte que eles responderão esses questionamentos, brincando!

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima as imagens dele. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf

Diga aos alunos que agora todos irão para a área externa onde poderão ver as trilhas desenhadas no chão.

Se quiser manter o mistério, apenas peça que os alunos se dirijam à área a qual você preparou.

Este slide não é muito necessário, você pode omiti-lo para as crianças e seguir apenas as orientações. O que vale, nesta etapa, é a brincadeira em si e eles verão as mesmas trilhas desenhadas no local da brincadeira.

Então, divida os alunos em 3 grupos, dirija-se para o lugar preparado e, em seguida entregue as regras da brincadeira. Entregue uma por grupo dividindo de acordo com o critério que achar mais adequado. Peça que os aluno leiam as regras antes de começar a brincar. Passe de grupo em grupo para auxiliá-los com a leitura e brinque uma rodada com eles para orientá-los. Contudo, você não precisa participar da primeira rodada, pois é interessante deixá-los brincar uma vez para experimentarem sozinhos.

As regras a serem entregues podem ser impressas a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtV8ua8VxYPS5TUAjSet76jQJKmNj6YxnXPpsP6bMr6McZRePvpbCPA2XdTU/geo01-02und01-acao-propositiva-regras-dos-jogos-para-impressao.pdf

Deixe que os alunos brinquem livremente, mas fique atenta para que eles sigam as regras e também para que observem rapidamente os outros grupos brincando prestando atenção se conseguem perceber semelhanças e diferenças entre cada uma das brincadeiras.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Montagem do infográfico: Após a brincadeira convide os alunos para retornarem à sala de aula. Projete este slide ou escreva as orientações dele no quadro.

Peça que eles permaneçam com os grupos e entregue folhas de papel sulfite ou almaço para cada um.

A ideia, agora, é que eles desenhem e anotem as informações do que vivenciaram.

Peça que eles escolham um elemento (nome da brincadeira, local onde costumam brincar, trilha, materiais, número de jogadores ou uma das regras) para desenhar ou escrever sobre. Deixe que eles escrevam e desenhem da maneira que acharem mais pertinente.

Conte que agora eles montarão um infográfico, que é um conjunto de textos e imagens sobre determinado assunto. O infográfico da turma será sobre as brincadeiras que acabaram de fazer, pois todas elas são variações da brincadeira da Amarelinha.

Ressalte que, portanto, todos os grupos deverão ter o cuidado de apresentar ambos os elementos (texto ou frase escrita e imagem), dessa forma eles ficarão atentos e conversarão entre si para combinarem quem fará o que. Contudo, se houverem mais imagens do que frases ou vice e versa, deixe como está, pois eles são os responsáveis pela construção do infográfico.

Enquanto eles realizam essa atividade esteja disponível para eventuais dúvidas, porém deixe preparado um pedaço de papel cenário ou pardo com espaço suficiente para colocar todas as informações. Você pode deixar um quadrado desenhado para cada brincadeira, apenas certifique-se de que este pedaço irá acondicionar as informações das três variações.

Na medida em que os grupos finalizarem suas produções, peça que eles colem as mesmas no espaço destinado à sua brincadeira.

Se sua turma estiver no início da alfabetização e surgirem apenas desenhos neste momento, você pode escrever algumas frases simples, coletivamente.

Se eles tiverem dificuldades em pensar o que desenhar nas Regras do Jogo você pode ajudar com dicas, como por exemplo, desenhar os pés para saber que é pra pular com os dois, ou desenhar apenas 1 pé. Desenhar a trilha com uma pessoa pulando nela, dentre outras ideias.

Finalizada a etapa anterior, leia com os alunos as informações que eles anotaram (ou escreva as frases coletivas sugeridas acima) e vá perguntando aos alunos quais as semelhanças e diferenças que eles perceberam entre cada brincadeira.

Concluindo, ressalte que eles descobriram que todas as brincadeiras têm a mesma essência, mas algumas diferenças entre seus detalhes, inclusive o lugar onde elas são mais comumente executadas.

Finalize a aula sugerindo que eles escolham um lugar no qual vocês possam colar o papel cenário/pardo para que as informações fiquem disponíveis para todos na escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você irá precisar de giz, quadro, folha de papel pardo ou papel cenário, papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, regras dos jogos Amarelinha, Cancão e Macaco (estas regras disponíveis no item “material complementar”, abaixo).

Você deverá deixar preparado um espaço da escola no qual as crianças possam realizar as brincadeiras. Deixe as trilhas de cada uma das três variações desenhadas neste espaço, para que as crianças possam aproveitar o máximo de tempo brincando.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a ser usadas na contextualização e ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf

Regras dos jogos (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtV8ua8VxYPS5TUAjSet76jQJKmNj6YxnXPpsP6bMr6McZRePvpbCPA2XdTU/geo01-02und01-acao-propositiva-regras-dos-jogos-para-impressao.pdf

Para você saber mais: Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante conhecer mais sobre a origem das brincadeiras propostas. O nome mais conhecido pelo Brasil é Amarelinha, mas ele pode variar de acordo com a região. No site Mapa do Brincar encontramos informações sobre a origem e as variações da brincadeira: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/amarelinha/

O produto final da Ação Propositiva é um infográfico com as informações da brincadeira, se você tem dúvidas sobre o que é um infográfico e como montá-lo, pode consultar o documento e sites a seguir:

Definição de Infográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q2CS27RnhTGKU2bEugpBTmybagX6XdjB5U38bJmKCYxM4sFHtQrYD5sVdyTF/geo01-02und-01-definicao-de-infografico.pdf

Exemplos de Infográficos: http://novaescola.org.br/arquivo/animacoes/215_mapa_historia.html e https://geografiavisual.com.br/categoria/infografico

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça às crianças que sentem em roda, no chão, para conversarem com você. Projete ou escreva no quadro o título da aula e modifique-o conforme o nome mais conhecido desta brincadeira em sua cidade. Escolhemos Amarelinha por ser o mais conhecido e usado em vários locais do país.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Logo após o título, projete esta imagen ou apresente-a impressa às crianças (você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf

Existe a opção de apresentar uma outra imagem semelhante a partir de livros ou revistas.

Pergunte aos alunos o que veem na foto. Aguarde as respostas e diga que hoje eles aprenderão mais sobre esta brincadeira, brincando!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a contextualização, projete este slide para as crianças ou escreva os nomes, presentes nela, no quadro. Inicie a problematização com o seguinte questionamento: Por que existem brincadeiras parecidas com nomes diferentes em distintas localidades? Permita que se expressem livremente. Em seguida retome a pergunta do slide: Você já ouviu falar desses nomes?

Após as respostas, prossiga: Que tipo de brincadeira vocês acham que são essas? Como as pessoas brincam?

Permita que eles respondam livremente e, em seguida conte que eles responderão esses questionamentos, brincando!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima as imagens dele. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf

Diga aos alunos que agora todos irão para a área externa onde poderão ver as trilhas desenhadas no chão.

Se quiser manter o mistério, apenas peça que os alunos se dirijam à área a qual você preparou.

Este slide não é muito necessário, você pode omiti-lo para as crianças e seguir apenas as orientações. O que vale, nesta etapa, é a brincadeira em si e eles verão as mesmas trilhas desenhadas no local da brincadeira.

Então, divida os alunos em 3 grupos, dirija-se para o lugar preparado e, em seguida entregue as regras da brincadeira. Entregue uma por grupo dividindo de acordo com o critério que achar mais adequado. Peça que os aluno leiam as regras antes de começar a brincar. Passe de grupo em grupo para auxiliá-los com a leitura e brinque uma rodada com eles para orientá-los. Contudo, você não precisa participar da primeira rodada, pois é interessante deixá-los brincar uma vez para experimentarem sozinhos.

As regras a serem entregues podem ser impressas a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtV8ua8VxYPS5TUAjSet76jQJKmNj6YxnXPpsP6bMr6McZRePvpbCPA2XdTU/geo01-02und01-acao-propositiva-regras-dos-jogos-para-impressao.pdf

Deixe que os alunos brinquem livremente, mas fique atenta para que eles sigam as regras e também para que observem rapidamente os outros grupos brincando prestando atenção se conseguem perceber semelhanças e diferenças entre cada uma das brincadeiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Montagem do infográfico: Após a brincadeira convide os alunos para retornarem à sala de aula. Projete este slide ou escreva as orientações dele no quadro.

Peça que eles permaneçam com os grupos e entregue folhas de papel sulfite ou almaço para cada um.

A ideia, agora, é que eles desenhem e anotem as informações do que vivenciaram.

Peça que eles escolham um elemento (nome da brincadeira, local onde costumam brincar, trilha, materiais, número de jogadores ou uma das regras) para desenhar ou escrever sobre. Deixe que eles escrevam e desenhem da maneira que acharem mais pertinente.

Conte que agora eles montarão um infográfico, que é um conjunto de textos e imagens sobre determinado assunto. O infográfico da turma será sobre as brincadeiras que acabaram de fazer, pois todas elas são variações da brincadeira da Amarelinha.

Ressalte que, portanto, todos os grupos deverão ter o cuidado de apresentar ambos os elementos (texto ou frase escrita e imagem), dessa forma eles ficarão atentos e conversarão entre si para combinarem quem fará o que. Contudo, se houverem mais imagens do que frases ou vice e versa, deixe como está, pois eles são os responsáveis pela construção do infográfico.

Enquanto eles realizam essa atividade esteja disponível para eventuais dúvidas, porém deixe preparado um pedaço de papel cenário ou pardo com espaço suficiente para colocar todas as informações. Você pode deixar um quadrado desenhado para cada brincadeira, apenas certifique-se de que este pedaço irá acondicionar as informações das três variações.

Na medida em que os grupos finalizarem suas produções, peça que eles colem as mesmas no espaço destinado à sua brincadeira.

Se sua turma estiver no início da alfabetização e surgirem apenas desenhos neste momento, você pode escrever algumas frases simples, coletivamente.

Se eles tiverem dificuldades em pensar o que desenhar nas Regras do Jogo você pode ajudar com dicas, como por exemplo, desenhar os pés para saber que é pra pular com os dois, ou desenhar apenas 1 pé. Desenhar a trilha com uma pessoa pulando nela, dentre outras ideias.

Finalizada a etapa anterior, leia com os alunos as informações que eles anotaram (ou escreva as frases coletivas sugeridas acima) e vá perguntando aos alunos quais as semelhanças e diferenças que eles perceberam entre cada brincadeira.

Concluindo, ressalte que eles descobriram que todas as brincadeiras têm a mesma essência, mas algumas diferenças entre seus detalhes, inclusive o lugar onde elas são mais comumente executadas.

Finalize a aula sugerindo que eles escolham um lugar no qual vocês possam colar o papel cenário/pardo para que as informações fiquem disponíveis para todos na escola.

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