Tabela de planejamento - GEO7_08UN09
Plano de Aula
Plano de aula: A indústria e o desafio da sustentabilidade
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano tem como objetivo desenvolver ou amadurecer nos alunos o conceito de sustentabilidade e a sua aplicabilidade na atividade industrial do país. Para isso, durante a etapa de contextualização, é apresentado os conceitos de indústria e de desenvolvimento sustentável. Na etapa de problematização é estimulada a reflexão sobre os benefícios de sua aplicação no setor industrial. Após, como ação propositiva, os alunos debaterão questões pertinentes ao tema e, por fim, como sistematização os alunos terão que apresentar por escrito as suas considerações sobre o tema.
Materiais necessários: folha de atividade, lápis, borracha e caneta.
Para você saber mais:
Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas. A indústria surgiu na Inglaterra, no final do século XVIII e início do XIX, período conhecido como a primeira Revolução Industrial, quando importantes transformações tecnológicas foram introduzidas no processo produtivo, impactando diretamente a produção do período e repercutindo nas esferas econômicas e sociais da sociedade inglesa. Neste contexto, o sistema de produção artesanal (manual e espacialmente disperso), foi substituída pela manufatura (onde já existia uma divisão do processo produtivo e onde as ferramentas e máquinas pertenciam ao dono da manufatura) e posteriormente pela indústria com a invenção da máquina a vapor, tornando a produção mecânica, padronizada e espacialmente concentrada em torno das bacias carboníferas.
O conceito de desenvolvimento sustentável, por sua vez, surgiu como um desdobramento da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida em Estocolmo, na Suécia, em 1972, cujo documento final, denominado de Manifesto Ambiental, estabeleceu princípios que inspiraram a sua criação. A continuidade e aprofundamento das pesquisas culminou na publicação do inovador relatório “Nosso futuro comum”, em 1987, onde o conceito de desenvolvimento sustentável foi formalmente apresentado. Segundo este relatório, desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade do planeta de atender às necessidades das gerações futuras.
Passados cerca de 50 anos desde a sua criação, este conceito foi ampliado e, atualmente, envolve diferentes esferas econômicas, sociais, políticas e ambientais: extinguir a pobreza; acabar com a fome; promover o bem estar; oferecer educação inclusiva, equitativa e de qualidade; alcançar a igualdade de gênero; gestão sustentável da água e saneamento para todos; promover o crescimento econômico sustentável, etc.
Para mais informações sobre a indústria e desenvolvimento sustentável acesse os links abaixo:
- https://blogdoenem.com.br/revolucao-industrial-geografia-enem/
- https://www.youtube.com/watch?v=fZtzMkm0ZZI
- https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/
- https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/
- https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desenvolvimento-sustentavel-2-como-surgiu-esse-conceito.htm
Materiais complementares:
contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yRDP5ZTR5PxUHrnHZMn4ZSzFyjfEzdy2m7aaAtRghzX8FrCAQxhPDBryy4Cz/geo7-08un09-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VYMXNAQHvMVZ6VpWFU6VdBS3VvvG6tV9hzhpN6R5GXAe3frDkFuRP9awpW7P/geo7-08un09-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YysbuYPfrPyc5NVQADudDuqFBuG6qtT9mZX9E8nTEUR2Vw9vZynudk5Wremd/geo7-08un09-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FbQcczYCFJQvst3mdZ2JM5DeAx8NqkMcFjScssgbFGzRPAdt89Yrz4ktwkQV/geo7-08un09-sistematizacao.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: organize a turma em um grande círculo, de forma que todos consigam observar a projeção dos slides. Após, apresente o tema para a turma e informe que eles terão a tarefa de refletir sobre como tornar sustentável a atividade industrial no país.
Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fabrica.png?uselang=pt-br
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: chegou o momento de construir coletiva e colaborativamente o conceito de indústria. Solicite que os alunos analisem as imagens contidas no slide e, após, que respondam a pergunta contida nele. Utilize as respostas dadas pelos alunos para construir o conceito com a turma.
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de atividades industriais existentes no bairro ou cidade onde a escola está inserida para a construção do conceito.
Para você saber mais: Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas.
A indústria surgiu na Inglaterra, no final do século XVIII e início do XIX, período conhecido como a primeira Revolução Industrial, quando importantes transformações tecnológicas foram introduzidas no processo produtivo, impactando diretamente a produção do período e repercutindo nas esferas econômicas e sociais da sociedade inglesa. Neste contexto, o sistema de produção artesanal (manual e espacialmente disperso), foi substituída pela manufatura (onde já existia uma divisão do processo produtivo e onde as ferramentas e máquinas pertenciam ao dono da manufatura) e posteriormente pela indústria com a invenção da máquina a vapor, tornando a produção mecânica, padronizada e espacialmente concentrada em torno das bacias carboníferas.
Para mais informações sobre a revolução industrial, acesse os links abaixo:
- https://blogdoenem.com.br/revolucao-industrial-geografia-enem/
- https://www.youtube.com/watch?v=fZtzMkm0ZZI
Fontes das imagens:
- Plantação de algodão:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=algod%C3%A3o&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1&uselang=pt-br#/media/File:Algod%C3%A3o_Bahia_2003.jpg
Contextualização
Orientações: chegou a hora de expandir o conceito de indústria abordando os principais impactos ambientais causados por direta e indiretamente por esta atividade. Para isto, solicite que os alunos observem as imagens contidas no slide e, após, que respondam a questão proposta. Pergunte se há casos reais de poluição provocados pela indústria ou por seu produtos no bairro em que moram e como isto poderia ser evitado.
OBS.: Aproveite este momento para promover uma reflexão dos diferentes impactos ambientais, promovidos por esta atividade, desde a retirada da matéria-prima na natureza até o descarte final de seus produtos. Destaque que a sociedade também é afetada por esses impactos de variadas formas. Há autores, inclusive, que indicam ser mais adequado o termo impactos socioambientais, ao invés de apenas impactos referentes ao meio ambiente.
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de atividades industriais ou casos reais de poluição provocados, direta ou indiretamente pela indústria, no bairro ou cidade onde a escola está inserida.
Fontes das imagens:
- Tartaruga: https://novaescola.org.br/conteudo/12164/estamos-criando-um-oceano-de-plastico
- Poluição atmosférica: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=polui%C3%A7%C3%A3o+atmosf%C3%A9rica&title=Special:Search&go=Go#/media/File:Emiss%C3%A3o%2Bde%2Bgases%2Bpoluentes.jpg
- Lixo carro: https://unsplash.com/photos/XJg0Nwv0f88
- Bento Rodrigues:
Contextualização
Orientações: solicite que os alunos leiam as frases contidas no slide. Após, promova uma construção, coletiva e colaborativa, do conceito de sustentabilidade.
Como adequar à sua realidade: utilize frases e provérbios locais ou regionais (se houver) para construir o conceito de sustentabilidade.
Para você saber mais: o conceito de desenvolvimento sustentável surgiu como um desdobramento da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida em Estocolmo, na Suécia, em 1972, cujo documento final, denominado de Manifesto Ambiental, estabeleceu princípios que inspiraram a sua criação. A continuidade e aprofundamento das pesquisas culminou na publicação do inovador relatório “Nosso futuro comum”, em 1987, onde o conceito de desenvolvimento sustentável foi formalmente apresentado. Segundo este relatório, desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade do planeta de atender às necessidades das gerações futuras.
Passados cerca de 50 anos desde a sua criação, este conceito foi ampliado e, atualmente, envolve diferentes esferas econômicas, sociais, políticas e ambientais: extinguir a pobreza; acabar com a fome; promover o bem estar; oferecer educação inclusiva, equitativa e de qualidade; alcançar a igualdade de gênero; gestão sustentável da água e saneamento para todos; promover o crescimento econômico sustentável, etc. Nesse contexto, vários autores consideram mais apropriado a utilização do termo impactos socioambientais, ao invés de impactos ao meio ambiente.
Para mais informações sobre o desenvolvimento sustentável acesse os links abaixo:
- https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/
- https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/
- https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desenvolvimento-sustentavel-2-como-surgiu-esse-conceito.htm
Fontes das frases:
- https://www.oeco.org.br/blogs/frases-do-meio-ambiente/conheca-6-proverbios-sobre-meio-ambiente/
- https://www.pensador.com/frases_sobre_sustentabilidade/
- http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI78057-16381,00-SUSTENTABILIDADE+E+O+CAMINHO+PARA+GARANTIR+A+VIABILIDADE+DAS+EMPRESAS+NO+FU.html
Fonte da imagem:
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: solicite aos alunos que leiam os trechos de reportagens presentes no slide. Após, peça que apontem os benefícios causados por estas práticas e o porquê são consideradas sustentáveis.
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de práticas sustentáveis realizadas por pessoas ou empresas existentes na cidade ou estado onde a escola está localizada.
Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/J-4_fwm9vjg
Fonte dos textos:
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 18 minutos.
Orientações: chegou o momento de promover o debate através da metodologia ativa do aquário (fishbowl). Estando a turma já organizada em círculo, escolha quatro alunos para formarem um novo círculo no centro do círculo maior. Deixe uma cadeira vazia junto a este novo círculo. O debate começará com os quatros alunos do círculo central, denominados de peixes. Os demais alunos praticarão a escuta ativa e formarão a parede do aquário. Você será o mediador do debate e oferecerá os temas que serão discutidos pelos alunos, cada tema terá a duração de 6 minutos, podendo continuar ou não por mais 6 minutos se assim os alunos desejarem. Qualquer aluno que está no aquário poderá entrar a qualquer momento no debate, para isto terá que levantar silenciosamente e sentar na cadeira vazia que está vazia. Quando isto ocorrer, um dos “peixes” levantará voluntariamente e sentará junto ao “aquário”, este movimento pode ocorrer inúmeras vezes.
Para a realização desta atividade vamos organizar o debate em três etapas: como tornar sustentável a extração de matérias-primas; como tornar sustentável a etapa produtiva da indústria; como tornar sustentável os produtos industrializados?
OBS.: Ao longo do debate instigue a reflexão sobre os benefícios ambientais que a adoção das práticas sustentáveis poderão provocar.
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de indústrias ou de produtos industrializados que fazem parte do contexto social dos alunos para exemplificar as etapas utilizadas no debate.
Para você saber mais: a metodologia do aquário (fishbowl) permite a participação voluntária de todos, promove o diálogo e a troca de experiência entre os alunos, por meio da fala consciente e da escuta ativa, permitindo que cada aluno aprenda com o outro. O método do aquário se configura como uma metodologia ativa, que estimula o protagonismo do aluno através da discussão de grupo, onde o aprendizado ocorre através da troca por meio da colaboração. No debate de temas relevantes o professor atua como mediador ao longo de todo o processo. Para mais informações sobre a metodologia do aquário (fishbowl) acesse os links abaixo:
- https://silabe.com.br/blog/fishbowl-metodo-aquario-o-que-e-exemplos-e-como-usar-em-aula/
- http://agiletrendsbr.com/fishbowls/
Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%A1rio#/media/File:Aquariumsimple.jpg
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: distribua a folha de atividade aos alunos e peça que realizem as atividades contidas nela.
Ao final deste plano, espera-se que o alunos tenham aprendidos o significado do conceito de sustentabilidade e a importância da sua aplicação na atividade industrial.
Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/RdmLSJR-tq8
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles terão a tarefa de refletir sobre como tornar sustentável a atividade industrial no país.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar o estudante para refletirem sobre a questão ambiental associada à atividade industrial. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica as quatro fotografias que estão na contextualização. Oriente que não é necessária a impressão das imagens; os estudantes devem observá-las com atenção e responder ao seguinte questionamento: como a atividade industrial pode impactar o meio ambiente e a sociedade?
Ação propositiva
A ação propositiva segue a mesma intenção pedagógica, mas com a dinâmica significativamente alterada, dada a impossibilidade de realização de um debate neste momento. Sendo assim, adaptaremos os materiais da problematização para a ação propositiva desta aula. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o texto disponível na problematização desta aula. Peça aos estudantes que leiam o texto e escrevam um parágrafo autoral respondendo ao seguinte questionamento: é possível a ação sustentável ser realizada na atividade industrial? Além da resposta à questão, peça que os estudantes pesquisem um exemplo diferente dos presentes no texto.
Sistematização
Peça que os estudantes façam um áudio lendo o parágrafo construído e expliquem o exemplo pesquisado. Selecione alguns áudios e, com a autorização dos estudantes, socialize-os com a turma.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir, junto com o estudante, a uma animação interessante sobre a relação entre impactos ambientais e a produção industrial e da sociedade; disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Allan Pacheco
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Amadurecer nos alunos o conceito de sustentabilidade e provocar uma reflexão sobre os seus benefícios para a atividade industrial
Habilidade (s) da Base: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro
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