Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula você irão refletir sobre a chegada e a importância das empresas transnacionais para a industrialização do país.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de iniciar o debate sobre as empresas transnacionais. Inicialmente, peça que os estudantes façam uma pesquisa e registrem no caderno o que são essas empresas, e procurem exemplos em setores econômicos diferentes. Caso queira, professor, envie aos alunos algumas sugestões de fontes de pesquisa: 1) Brasil Escola: "Empresas multinacionais", disponível aqui; 2) Jornal GGN: "A política de incentivo às multinacionais", disponível aqui; 3) Casa da Consultoria: "Multinacionais no Brasil", disponível aqui.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com o esquema do diagrama que deve ser construído. O diagrama deve representar as características de alguma empresa transnacional, preferencialmente a que os estudantes pesquisaram na primeira etapa desta aula.
Sistematização
Peça que os estudantes tirem uma fotografia do diagrama e a enviem para análise, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Dê feedbacks individuais.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir, junto com o estudante, à videoaula sobre as multinacionais no Brasil disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Regina Tunes
Código: GEO7_08UND07
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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