Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_03NUM06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento pode ser suprimido para dar prioridade à Atividade principal. Caso sua turma apresente fragilidade pedagógica no assunto, use inicialmente a proposta do Aquecimento.
Atividade principal
A atividade principal possui 3 situações. Você pode optar por todos ou selecionar alguns. Disponibilize a versão impressa para os alunos poderem copiar ou imprimir as questões. Nas atividades é necessário o uso da calculadora para realizar as estimativas. É provável que, inicialmente, os alunos obtenham os resultados estimados por tentativa e erro. O passo a passo solicitado na atividade pode ser registrado por meio de um vídeo curto. Os alunos podem resolver as questões, fotografar as respostas e encaminhar via WhatsApp.
Em outros momentos, você pode disponibilizar aos alunos o Raio X e as atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de radiciação. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/rational-exponents-and-radicals/alg1-radicals/v/introduction-to-square-roots
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas (vídeos ou fotos). Selecione pontos para dar o feedback que pode ser por meio de um áudio, um texto informativo ou um vídeo curto. Socialize com a turma suas impressões sobre as construções deles. Você pode usar as informações contidas no Painel de discussões para os alunos pensarem sobre possíveis soluções.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
xxxxx
Encerramento
Inclua as informações nas discussões.
Raio X
O Raio X e a atividade complementar podem ser usados como forma de ampliação e revisão das aprendizagens, em outro momento.
Convite às famílias
Estimativas podem ser discutidas com as famílias. Se eles têm algum conhecimento de raiz quadrada, podem refletir junto aos alunos sobre que valor seria mais aproximado de uma raiz inexata. Se eles não têm conhecimento podem discutir sobre aproximações/arredondamentos de números decimais.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_03NUM06
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
AULA 03
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes