10384
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Raiz quadrada e o uso da calculadora

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre radiciação, potenciação, calculadora

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Expressar o valor da raiz quadrada de um número por estimativa através do uso da calculadora.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, calculadora.

Recursos necessários

  • Calculadora;
  • Caneta, lápis;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar com rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)

Orientação: Inicie a aula falando sobre a importância das raízes no dia-a-dia e como muitos profissionais fazem uso desse tipo de cálculo, fale que o uso da calculadora em muitas vezes é algo indispensável. Discuta com a turma o que eles sabem sobre o cálculo de raízes, bem como o uso da calculadora.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre o cálculo de raízes além de mostrarem como fazem cálculos com a calculadora.

Discuta com a turma:

  • De que formas pode ser feito o cálculo do valor de uma raiz quadrada?
  • Como pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada com o uso da calculadora?
  • A raiz quadrada de um número é sempre um resultado exato?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)

Orientação: Inicie a aula falando sobre a importância das raízes no dia-a-dia e como muitos profissionais fazem uso desse tipo de cálculo, fale que o uso da calculadora em muitas vezes é algo indispensável. Discuta com a turma o que eles sabem sobre o cálculo de raízes, bem como o uso da calculadora.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre o cálculo de raízes além de mostrarem como fazem cálculos com a calculadora.

Discuta com a turma:

  • De que formas pode ser feito o cálculo do valor de uma raiz quadrada?
  • Como pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada com o uso da calculadora?
  • A raiz quadrada de um número é sempre um resultado exato?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo.

Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.

Discuta com a turma:

  • O que é um intervalo numérico?
  • Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
  • Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo.

Aqui o professor pode pedir para que um aluno explique para o colega ao lado como procedeu para encontrar a raiz quadrada por estimativa.

Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.

Discuta com a turma:

  • O que é um intervalo numérico?
  • Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
  • Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo. Na terceira parte da atividade os alunos devem fazer comparações entre o radicando e o resultado da raiz quadrada.

Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.

Discuta com a turma:

  • O que é um intervalo numérico?
  • Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
  • Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de conhecer como é calculada a raiz quadrada de um número. Também deixe claro as observações feitas na aula.

Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando as observações que foram realizadas na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Há mais alguma observação sobre as raízes quadradas que vocês perceberam de forma diferente ou nova nesta aula?
  • Que importancia a calculadora teve nesta aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Aqui o professor pode escrever no quadro, imprimir ou projetar a atividade. Comece perguntando aos alunos como eles farão os cálculos para encontrar as raízes da questão e como eles fariam estimativas, com ou sem o uso da calculadora.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre o cálculo de raízes quadradas com o uso da calculadora.

Discuta com a turma:

  • Para fazer estimativas é sempre necessário o uso da calculadora?
  • Como podemos proceder para fazer uma estimativa mais próxima do resultado de uma raiz?
  • Saber se o resultado é maior ou menor ajuda a fazer estimativas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Expressar o valor da raiz quadrada de um número por estimativa através do uso da calculadora.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, calculadora.

Recursos necessários

  • Calculadora;
  • Caneta, lápis;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar com rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)

Orientação: Inicie a aula falando sobre a importância das raízes no dia-a-dia e como muitos profissionais fazem uso desse tipo de cálculo, fale que o uso da calculadora em muitas vezes é algo indispensável. Discuta com a turma o que eles sabem sobre o cálculo de raízes, bem como o uso da calculadora.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre o cálculo de raízes além de mostrarem como fazem cálculos com a calculadora.

Discuta com a turma:

  • De que formas pode ser feito o cálculo do valor de uma raiz quadrada?
  • Como pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada com o uso da calculadora?
  • A raiz quadrada de um número é sempre um resultado exato?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)

Orientação: Inicie a aula falando sobre a importância das raízes no dia-a-dia e como muitos profissionais fazem uso desse tipo de cálculo, fale que o uso da calculadora em muitas vezes é algo indispensável. Discuta com a turma o que eles sabem sobre o cálculo de raízes, bem como o uso da calculadora.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre o cálculo de raízes além de mostrarem como fazem cálculos com a calculadora.

Discuta com a turma:

  • De que formas pode ser feito o cálculo do valor de uma raiz quadrada?
  • Como pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada com o uso da calculadora?
  • A raiz quadrada de um número é sempre um resultado exato?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo.

Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.

Discuta com a turma:

  • O que é um intervalo numérico?
  • Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
  • Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo.

Aqui o professor pode pedir para que um aluno explique para o colega ao lado como procedeu para encontrar a raiz quadrada por estimativa.

Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.

Discuta com a turma:

  • O que é um intervalo numérico?
  • Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
  • Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo. Na terceira parte da atividade os alunos devem fazer comparações entre o radicando e o resultado da raiz quadrada.

Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.

Discuta com a turma:

  • O que é um intervalo numérico?
  • Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
  • Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de conhecer como é calculada a raiz quadrada de um número. Também deixe claro as observações feitas na aula.

Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando as observações que foram realizadas na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Há mais alguma observação sobre as raízes quadradas que vocês perceberam de forma diferente ou nova nesta aula?
  • Que importancia a calculadora teve nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Aqui o professor pode escrever no quadro, imprimir ou projetar a atividade. Comece perguntando aos alunos como eles farão os cálculos para encontrar as raízes da questão e como eles fariam estimativas, com ou sem o uso da calculadora.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre o cálculo de raízes quadradas com o uso da calculadora.

Discuta com a turma:

  • Para fazer estimativas é sempre necessário o uso da calculadora?
  • Como podemos proceder para fazer uma estimativa mais próxima do resultado de uma raiz?
  • Saber se o resultado é maior ou menor ajuda a fazer estimativas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano