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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os povos da floresta e Amazônia Legal

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Conhecer os povos da floresta (indígenas) que vivem no território da Amazônia Legal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Laiany Rose Souza Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais), internet e câmera.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula tratará de discutir as relações de existência e vivência dos povos da floresta e as delimitações da Amazônia legal.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a identificar a área da Amazônia Legal. Para isso, envie os dois mapas que estão na contextualização do plano original por e-mail e peça que pesquisem a diferença entre a área da Amazônia representada neles. A ideia é que os estudantes entendam que a Amazônia vai além do Brasil. No Brasil, a Amazônia engloba nove estados brasileiros; essa demarcação chama-se Amazônia Legal, realizada com base em critério político que buscava reunir problemas econômicos, políticos e sociais similares, a fim de planejar o “desenvolvimento”, principalmente relacionado ao avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio, que impactam diretamente no modo de vida das populações que viviam/vivem nela.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. A proposta da atividade é a construção de um infográfico no caderno ou, caso o estudante queira, em algum aplicativo, como o Canva, por exemplo. O título do infográfico será “As comunidades tradicionais que vivem na floresta na Amazônia Legal”. Explique que infográficos são esquemas gráficos com uso de palavras-chave, pequenas frases, desenhos, recortes de jornais e revistas. Caso a turma nunca tenha feito um infográfico, é interessante enviar por e-mail algum exemplo para que entendam melhor a proposta. Para a construção, ofereça o seguinte material de consulta:
1) O vídeo (2min19s) com a entrevista de uma indígena especialista em biodiversidade, disponível aqui; 
2) O texto de Korotowï Ikpeng, disponível na ação propositiva do plano original;
3) O vídeo Povos da Floresta, do Instituto Socioambiental, disponível aqui;  

Sistematização
Peça que a turma envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o infográfico finalizado (preferencialmente em formato JPEG). Organize todos em um único arquivo de slides, como Powerpoint ou Google Apresentações, e envie de volta à turma como uma exposição dos trabalhos realizados.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre as comunidades indígenas a partir da reportagem do Profissão Repórter disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_03UND02

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.


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