17910
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Sustentabilidade: pensar global e agir local

Plano de aula de Geografia com atividades para 69° ano do Fundamental sobre Analisar a importância da mudança de hábito individual para o bem ambiental coletivo

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula os alunos serão levados a pensar na responsabilidade individual dos cidadãos para a garantia da preservação ambiental global. Os alunos terão contato com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do PNUD (ONU).

Os alunos deverão ser organizados em grupos de 4 ou 5 pessoas para o desenvolvimento da ação propositiva.

Materiais necessários: Caderno, caneta e cópia da atividade.

Material Complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJz8bV9rUQfdgRWunEbA3Nkh9PgYKCNFZJPSGUUGHsuBPq6XAfWn283yScT5/geo6-11und10-situacoes-para-a-sustentabilidade.pdf

Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZAHG42hGzF7u5KqR2cHsfzBv2wFcbpcEZkERa72rBgGkDHYfzBUh3AhZkAf/geo6-11und10-gabarito-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer melhor a respeito desse programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento, acesse o site do PNUD no seguinte endereço eletrônico: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html.

Contextos prévios: Seria interessante que alunos soubessem o conceito de desenvolvimento sustentável. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é Desenvolvimento Sustentável? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 18 abr 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula solicitando que os alunos leiam em voz alta o tema da aula. Questione o que ele significa e permita que dois ou três alunos exponham as suas opiniões a respeito. Não apresente as suas ideias nem conclua as análises feitas. A ideia é que os alunos reflitam sobre esse significado ao longo da aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já leram em algum lugar frases como as escritas no slide. Comente que, cada vez mais, é divulgado nas diferentes mídias a preocupação mundial com a preservação da natureza. Campanhas de conscientização são organizadas, protestos, manifestações, etc. Aprofunde essa conversa com os alunos perguntando o que eles imaginam que seja a causa dessa crescente preocupação. Eles devem ter a oportunidade de se pronunciarem sem julgamento, a linha de raciocínio de um é material valoroso para a construção do pensamento do outro. Para concluir essa contextualização, solicite aos alunos que reflitam sobre quais ações eles consideram que poderiam causar a destruição dos recursos naturais. Comente que essa reflexão será importante para as atividades que serão realizadas na sequência.

Como adequar à sua realidade: Caso ocorrem campanhas e/ou outras ações em prol da proteção ambiental em seu município, utilize-as de exemplo. Aproximar o tema a realidade do aluno facilita seu entendimento.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as 17 metas de objetivos de desenvolvimento sustentável traçadas pela Organização das Nações Unidas, que entraram em vigor em 2016, para serem alcançadas até 2030. Comente que essas metas são fruto da discussão entre muitos países e, se cumpridas, trarão benefícios para todo o mundo não só com relação à temática ambiental, mas também com relação a qualidade de vida dos diferentes povos.

Solicite que os alunos identifiquem quais dos objetivos estão relacionados ao meio ambiente. Envolva-os no assunto perguntando qual desses objetivos ambientais eles consideraram mais importante e por que. De acordo com a preferência dos alunos, aprofunde a análise de alguns desses objetivos.

Diga aos alunos que o estabelecimento de metas mundiais para o desenvolvimento sustentável nos trazem a esperança de um mundo melhor. Diante da análise desses objetivos, solicite que os alunos reflitam sobre o seguinte questionamento: No mundo de hoje, é possível garantir a perpetuação dos recursos indispensáveis à vida humana na Terra?

Para você saber mais:

Para conhecer melhor a respeito desse programa da Nações Unidas para o

Desenvolvimento, acesse o site do PNUD no seguinte endereço eletrônico:

Objetivos de desenvolvimento sustentável. PNUD, Brasil. Disponível em: <http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html>. Acesso em: 18 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Com a sala divididas em grupos de 4 ou 5 pessoas, distribua o documento disponível no link a seguir. Instrua-os que nesse documento estão descritas situações hipotéticas que demonstram ações sustentáveis e ações não sustentáveis em diferentes realidades. Os alunos deverão identificar cada uma dessas ações e proporem, em seus cadernos, soluções locais para que a situação se torne realmente sustentável com relação ao objetivo a que se referem.

Link para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJz8bV9rUQfdgRWunEbA3Nkh9PgYKCNFZJPSGUUGHsuBPq6XAfWn283yScT5/geo6-11und10-situacoes-para-a-sustentabilidade.pdf

Link para o gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZAHG42hGzF7u5KqR2cHsfzBv2wFcbpcEZkERa72rBgGkDHYfzBUh3AhZkAf/geo6-11und10-gabarito-da-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a questão do slide e permita que os grupos se posicionem a respeito do questionamento. É esperado que eles reconheçam que para o atingir os objetivos globais é necessária também a mudança nas atitudes locais. Aprofunde a análise perguntando novamente aos alunos: Diante de tudo o que pode ser observado, é possível garantir a perpetuação dos recursos indispensáveis à vida humana na Terra? Deixe que alguns respondam e depois conclua a aula reforçando que é necessário o envolvimento de todos para a garantia da preservação dos recursos naturais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula os alunos serão levados a pensar na responsabilidade individual dos cidadãos para a garantia da preservação ambiental global. Os alunos terão contato com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do PNUD (ONU).

Os alunos deverão ser organizados em grupos de 4 ou 5 pessoas para o desenvolvimento da ação propositiva.

Materiais necessários: Caderno, caneta e cópia da atividade.

Material Complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJz8bV9rUQfdgRWunEbA3Nkh9PgYKCNFZJPSGUUGHsuBPq6XAfWn283yScT5/geo6-11und10-situacoes-para-a-sustentabilidade.pdf

Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZAHG42hGzF7u5KqR2cHsfzBv2wFcbpcEZkERa72rBgGkDHYfzBUh3AhZkAf/geo6-11und10-gabarito-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer melhor a respeito desse programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento, acesse o site do PNUD no seguinte endereço eletrônico: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html.

Contextos prévios: Seria interessante que alunos soubessem o conceito de desenvolvimento sustentável. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é Desenvolvimento Sustentável? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 18 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula solicitando que os alunos leiam em voz alta o tema da aula. Questione o que ele significa e permita que dois ou três alunos exponham as suas opiniões a respeito. Não apresente as suas ideias nem conclua as análises feitas. A ideia é que os alunos reflitam sobre esse significado ao longo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já leram em algum lugar frases como as escritas no slide. Comente que, cada vez mais, é divulgado nas diferentes mídias a preocupação mundial com a preservação da natureza. Campanhas de conscientização são organizadas, protestos, manifestações, etc. Aprofunde essa conversa com os alunos perguntando o que eles imaginam que seja a causa dessa crescente preocupação. Eles devem ter a oportunidade de se pronunciarem sem julgamento, a linha de raciocínio de um é material valoroso para a construção do pensamento do outro. Para concluir essa contextualização, solicite aos alunos que reflitam sobre quais ações eles consideram que poderiam causar a destruição dos recursos naturais. Comente que essa reflexão será importante para as atividades que serão realizadas na sequência.

Como adequar à sua realidade: Caso ocorrem campanhas e/ou outras ações em prol da proteção ambiental em seu município, utilize-as de exemplo. Aproximar o tema a realidade do aluno facilita seu entendimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as 17 metas de objetivos de desenvolvimento sustentável traçadas pela Organização das Nações Unidas, que entraram em vigor em 2016, para serem alcançadas até 2030. Comente que essas metas são fruto da discussão entre muitos países e, se cumpridas, trarão benefícios para todo o mundo não só com relação à temática ambiental, mas também com relação a qualidade de vida dos diferentes povos.

Solicite que os alunos identifiquem quais dos objetivos estão relacionados ao meio ambiente. Envolva-os no assunto perguntando qual desses objetivos ambientais eles consideraram mais importante e por que. De acordo com a preferência dos alunos, aprofunde a análise de alguns desses objetivos.

Diga aos alunos que o estabelecimento de metas mundiais para o desenvolvimento sustentável nos trazem a esperança de um mundo melhor. Diante da análise desses objetivos, solicite que os alunos reflitam sobre o seguinte questionamento: No mundo de hoje, é possível garantir a perpetuação dos recursos indispensáveis à vida humana na Terra?

Para você saber mais:

Para conhecer melhor a respeito desse programa da Nações Unidas para o

Desenvolvimento, acesse o site do PNUD no seguinte endereço eletrônico:

Objetivos de desenvolvimento sustentável. PNUD, Brasil. Disponível em: <http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html>. Acesso em: 18 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Com a sala divididas em grupos de 4 ou 5 pessoas, distribua o documento disponível no link a seguir. Instrua-os que nesse documento estão descritas situações hipotéticas que demonstram ações sustentáveis e ações não sustentáveis em diferentes realidades. Os alunos deverão identificar cada uma dessas ações e proporem, em seus cadernos, soluções locais para que a situação se torne realmente sustentável com relação ao objetivo a que se referem.

Link para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJz8bV9rUQfdgRWunEbA3Nkh9PgYKCNFZJPSGUUGHsuBPq6XAfWn283yScT5/geo6-11und10-situacoes-para-a-sustentabilidade.pdf

Link para o gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZAHG42hGzF7u5KqR2cHsfzBv2wFcbpcEZkERa72rBgGkDHYfzBUh3AhZkAf/geo6-11und10-gabarito-da-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a questão do slide e permita que os grupos se posicionem a respeito do questionamento. É esperado que eles reconheçam que para o atingir os objetivos globais é necessária também a mudança nas atitudes locais. Aprofunde a análise perguntando novamente aos alunos: Diante de tudo o que pode ser observado, é possível garantir a perpetuação dos recursos indispensáveis à vida humana na Terra? Deixe que alguns respondam e depois conclua a aula reforçando que é necessário o envolvimento de todos para a garantia da preservação dos recursos naturais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano