Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é analisar ações que busquem assegurem a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e às futuras gerações. Para alcançar o objetivo, serão propostas duas atividades: na primeira os alunos deverão definir ações para reduzir o desperdício e a poluição dos recursos hídricos a partir de frases e, para finalizar a aula deverão associar ações do cotidiano que concretizem as reduções de desperdício e poluição da água.
Materiais necessários: O professor deve providenciar previamente papel sulfite. Já os alunos devem estar munidos do caderno, canetas hidrocor, caneta ou lápis.
Material complementar:
Ação propositiva (frases): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WeUJKaxK9gsHxVmY3sraAUbVtctJpk8VUz47x8g2DmE4kYnJaHd58mbTMAy8/geo6-11und09-acao-propositiva-frases.pdf
Ação propositiva (títulos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2vhkV3ZJt3nsBRYa7Twqb2b5GPXxychNv5y9gxPbneHtcPJ4PU9Xxu3ghVSe/geo6-11und09-acao-propositiva-titulos.pdf
Ação propositiva (gabarito): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/whFDDwHSQWYymaWHfuX8NeDfumTsSD2zgVtuHyedtsQBkUn8dpAcqhz8YGgg/geo6-11und09-acao-propositiva-gabarito.pdf
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextos prévios: Para este plano é necessário que os alunos compreendam o que são recursos hídricos, sua importância e tenham em mente alguns de seus usos no cotidiano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula por meio do slide ou escreva no quadro. Explique que a aula consiste em analisar ações que busquem assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e para as futuras gerações. Informe que, para tratar do assunto, será proposta uma atividade em que os alunos deverão definir ações para reduzir o desperdício e a poluição dos recursos hídricos a partir de frases e, para finalizar a aula, deverão associar ações do cotidiano que concretizem as reduções de desperdício e poluição da água.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Nesta etapa, apresente aos alunos as perguntas do slide 11 ou as escreva no quadro. Convide os alunos a refletirem sobre como têm usado a água em seu cotidiano.
A atividade poderá ser realizada em grupos de três ou quatro alunos.
As anotações devem ser realizadas individualmente no caderno.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Neste momento da aula será necessário que os alunos estejam dispostos em grupos de três ou quatro pessoas.
Entregue a cada grupo tiras das frases disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WeUJKaxK9gsHxVmY3sraAUbVtctJpk8VUz47x8g2DmE4kYnJaHd58mbTMAy8/geo6-11und09-acao-propositiva-frases.pdf
Todas as frases disponíveis no documento devem ser entregues a todos os grupos e devem estar cortadas e embaralhadas. Junto com as frases, entregue também duas folhas sulfite que servirão de base para os alunos colarem as frases. Caso prefira, entregue aos alunos as folhas já com os seus respectivos títulos, a partir do documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2vhkV3ZJt3nsBRYa7Twqb2b5GPXxychNv5y9gxPbneHtcPJ4PU9Xxu3ghVSe/geo6-11und09-acao-propositiva-titulos.pdf.
Caso não tenha a possibilidade ou não queira imprimir, ao entregar as folhas aos alunos, solicite que escrevam à caneta os seguintes títulos, cada qual em uma folha: “Ações para reduzir o desperdício de água” e “Ações para reduzir a poluição da água”.
Oriente os alunos a seguirem os seguintes passos:
- Leiam todas as frases entregues.
- Disponha as frases nas folhas sulfites entregues, de acordo com a descrição de cada ação, colando-as.
O gabarito da atividade está disposto no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/whFDDwHSQWYymaWHfuX8NeDfumTsSD2zgVtuHyedtsQBkUn8dpAcqhz8YGgg/geo6-11und09-acao-propositiva-gabarito.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Nesta última etapa, solicite aos alunos que deem exemplos de ações cotidianas para que, de fato, haja a redução de desperdícios e da poluição dos recursos hídricos.
Os exemplos das ações podem ser escritos de caneta hidrocor ou lápis ou caneta na frente das frases organizadas na etapa anterior.
Em um momento posterior à aula, os alunos podem socializar a atividade realizada, abrindo uma roda de conversa onde compartilhem ideias e ações que possam reduzir o desperdício e poluição dos recursos hídricos.