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Plano de aula - A pecuária também influencia no aquecimento global?

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender como os gases emitidos a partir das atividades agrícolas e pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_13UND04

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Jamboard, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).

- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Docs.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam como os gases emitidos a partir das atividades agrícolas e pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e questione os alunos com a pergunta do slide (tema) e oriente que respondam por mensagens de texto ou áudio. Se a resposta for afirmativa, especule o que eles sabem sobre o assunto e diga que eles vão poder verificar isso nesse plano de aula, através da análise de imagens, gráficos e pensando em soluções para esse problema.

Contextualização (50 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Retome o que eles falaram no slide anterior para questionar a respeito da emissão de poluentes da pecuária. Agora questione se eles sabiam que se tratavam dos puns, arrotos e coco do gado que eliminam gases poluentes para atmosfera. Mostre a imagem apresentada do gado bovino. Se achar importante esclareça que esse poluente, no caso o metano (CH4), está associado ao esterco (coco do gado), à flatulência (pum) e arroto dos animais, em um ato natural, involuntário e frequente do gado dada a digestão desses ruminantes.

Na sequência, mostre o gráfico que apresenta as principais atividades agrícolas que liberam metano para a atmosfera. Interprete os gráficos com os alunos, associando as porcentagens das contribuições de poluentes às atividades agrícolas. Se achar necessário, comente com eles que se trata de uma sectograma ou gráfico de setores, onde, o círculo em um todo equivale a 100% e as fatias à porcentagem da informação apresentada, como uma pizza. Dê atenção a atividade que representam maior emissão: fermentação entérica, que se refere a digestão dos bovinos e, consequente, puns e arrotos com 22%.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original. (videoaula de no máximo 20 minutos).

Com a interpretação do gráfico, os alunos conseguem concluir que os puns e arrotos (fermentação entérica) são os grandes responsáveis pela emissão de metano na atmosfera e contribuem com 22%. O coco (esterco animal) é responsável por 7% das emissões. Se achar importante, você pode comentar que o processo de digestão do gado bovino possui um potencial 25 vezes maior do que o gás carbônico (CO2) para causar o efeito estufa. Estima-se que cerca de 55% das emissões antrópicas de metano provêm da agricultura e pecuária juntas.

O rebanho bovino brasileiro emitiu 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2016. Isso equivale a 17% de todas as emissões de gás carbônico do Brasil naquele ano, ou 79% de tudo o que foi emitido no setor de agropecuária. Se fosse um país, o gado brasileiro seria o 17o maior poluidor climático do planeta, à frente da Ucrânia. E isso considerando apenas as emissões diretas – excluindo o desmatamento, realizado em grande parte para a implantação de pastagens.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Os alunos devem sugerir como reduzir essas emissões agrícolas e pecuárias na atmosfera.

Para isso, propõe-se que as ideias sejam criadas a partir de um brain storm, ou seja, uma tempestade de ideias.

Eles devem sugerir essas ideias pensando em 5 fatores:

     1. Quantidade: quanto mais ideias direcionadas especificamente ao mesmo problema, melhor.
     2. Flexibilidade: como a busca é por novas abordagens na solução de um problema, a fuga do tradicional é bem-vinda.
     3. Liberdade: ideias não devem ser alvo de críticas durante uma sessão de brainstorming.
     4. Interatividade: as ideias apresentadas podem ser aperfeiçoadas ou mesmo combinadas entre elas, dando origem a novas soluções.
     5. Tangibilidade: as ideias sugeridas precisam ter a capacidade de sair do papel e se transformar em ações concretas.

     - Para essa etapa, utilize o Google Jamboard. https://www.youtube.com/watch?v=zXoi7qRZ8R4&t=358s. Acesso em 04/07/2020.

Sistematização (30 minutos- sincronamente)

Utilize o Google Meet para essa etapa. Ao final, promova um debate para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis. Separe categorias e coloque as ideias que os alunos sugerirem em cada categoria. Você pode incrementar as ideias sugeridas pelos alunos, puxando outros conceitos e novas ideias também. Eles podem sugerir:

     - Mudar a alimentação já que a carne, consumida com moderação, pode fazer parte de uma dieta saudável para o indivíduo e o meio ambiente;
     - Maior rigor no cumprimento e aplicação de leis ambientais;
     - Fazer uso de leis contra grilagem de terras públicas (tomada de terras sem sua regularização) que são, em grande parte usadas, para pecuária extensiva;
     - Criação e implementação de áreas protegidas, para diminuir o desmatamento e expansão de latifúndios;
     - Adoção de agricultura sustentável através de ampliação e melhoria de assistência técnica à agricultores e pecuaristas;
     - Uso do esterco como fertilizantes e não fertilizantes químicos nitrogenados; tratamento do esgoto oriundo desses processos, entre outras coisas.

Use o Google Docs, para essa etapa, e posteriormente envie as sugestões para todos os estudantes.

Convite às famílias

Deixe as sugestões dos textos abaixo, oriente que os estudantes escolham um, para fazer um breve resumo em seus cadernos, com o auxílio da família.

     1. Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em 04/07/2020.

     2. Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em 04/07/2020.

     3. Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em 04/07/2020.

     4. GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em 04/07/2020.

     5. MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gases>. Acesso em 04/07/2020.

     6. Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em 04/07/2020.

     7. Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em 04/07/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_13UND04

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).


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