GEO6_13UND07 - Atividade da Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Vegetação nas cidades e a melhora do clima
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Para isso será abordado os “impactos de resfriamento” dos parques urbanos no conforto térmico e no consumo de energia. Sabemos que um reflexo dessas manchas verdes nas áreas urbanas são as baixas temperaturas em relação às suas redondezas, mas pouco se sabe da economia de consumo de energia em residências em áreas urbanas próximas de áreas verdes. Nesta aula os alunos deverão compreender que a expansão de áreas verdes resulta no melhor conforto térmico para as pessoas, mas também contribui com a redução do consumo de energia e do custo final para o consumidor. Para tal, será realizada uma atividade com uma simulação de consumo de residentes em áreas urbanas e residentes em áreas urbanas próximas a parques. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, caderno; caneta ou lápis para anotações.
Material complementar:
Atividade da Ação propositiva:
Gabarito:
Para você saber mais:
Conforto térmico: expressa a satisfação do homem com o ambiente térmico circundante, ou seja, expressa o conforto sentido pelo homem proporcionado pelo ambiente em que ele está.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que o tema da aula é como vegetação é capaz de amenizar os efeitos causados pelas ilhas de calor urbanas. Exponha para a turma que esta aula abordará os “impactos do resfriamento” em áreas urbanas, ou seja, a influência da vegetação no sistema microclimático em áreas urbanas. Destaque que estudos mostram que existem diferenças de temperatura sob a influência de diferentes fatores locais, como ocorre, por exemplo, em áreas verdes em centros urbanos. Tais diferenças implicam, não somente no conforto térmico, mas também no consumo de energia.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Fale para os alunos que a urbanização tem se intensificado em boa parte do mundo e isso tem gerado diversas discussões de caráter geográfico, sendo uma delas as alterações das condições habituais de tempo. Peça que observem as imagens dos slides que trazem fotografias aéreas de diferentes áreas urbanas: Toronto, Canadá, que passou por um intenso processo de industrialização (Figura 1); o Central Park, em Nova York, cidade intensamente urbanizada (Figura 2); São Paulo, com sua formação vertical e horizontal (Figura 3); e o Parque Ibirapuera, em São Paulo, mancha verde na área urbana da capital brasileira (Figura 4). Após observarem as imagens, pergunte a eles de que maneira a urbanização interfere nos padrões climáticos. Espera-se que eles façam uma associação direta com o aumento da temperatura por conta da substituição de áreas verdes por áreas edificadas, pois é de conhecimento popular que ambientes vegetados proporcionem uma redução da temperatura e maior conforto térmico nos dias mais quentes do ano.
Neste momento, explique que o crescimento das cidades, o aumento das áreas edificadas e uso materiais nas construções urbanas, como concreto e asfalto, favorece a absorção e armazenamento da radiação solar, provocando o aumento da temperatura. Portanto, é de se esperar que haja um maior desconforto térmico em dias quentes e aumento do consumo de energia elétrica com o uso de ar-condicionado ou ventiladores para amenizar os efeitos do calor.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens que reportem à localidade.
Para você saber mais:
Ilha de calor: anomalia térmica que resulta, entre outros fatores, das diferenças de absorção e armazenamento de energia solar pelos materiais que constituem a superfície urbana, como edifícios, asfalto, concreto, etc.
HIROTA, M; VORMITTAG, E. Como as áreas verdes nas cidades geram benefícios para a saúde. Revista Época, 01/11/2015. Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html>. Acesso em: 15 abr 2019.
“Conforme o clima no mundo fica mais quente, sistemas de ar-condicionado estão se tornando cada vez mais populares. Mas será que a energia consumida para deixar nossas casas e escritórios mais frescos vai acabar acelerando a mudança climática, ou alterações no design dos aparelhos conseguirão evitar isto?”
Essa é uma manchete da BBC. A reportagem trata do aumento da demanda por ar-condicionado devido ao aumento da temperatura média global e, consequentemente, do aumento uso da capacidade elétrica com tal aumento. Para conhecer a reportagem na íntegra, acesse o link:
BARANIUK, Chris. Como o uso de ar condicionado está deixando o mundo mais quente. BBC News, 20/06/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44504546>. Acesso em: 15 abr 2019.
Fonte das imagens:
Imagem 1: Financial District, Toronto. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Financial_District,_Toronto.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Imagem 2: FREDERICK, S. 5 NYC parks that are larger than Central Park. Untapped cities. Disponível em:
imagem 3: Estádio Pacaembu, São Paulo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Estadio_Pacaembu4.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Imagem 4: Parque Ibirapuera, São Paulo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque#/media/File:Ibirapuera_e_Vila_Nova_C.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Fale para os alunos que a urbanização tem se intensificado em boa parte do mundo e isso tem gerado diversas discussões de caráter geográfico, sendo uma delas as alterações das condições habituais de tempo. Peça que observem as imagens dos slides que trazem fotografias aéreas de diferentes áreas urbanas: Toronto, Canadá, que passou por um intenso processo de industrialização (Figura 1); o Central Park, em Nova York, cidade intensamente urbanizada (Figura 2); São Paulo, com sua formação vertical e horizontal (Figura 3); e o Parque Ibirapuera, em São Paulo, mancha verde na área urbana da capital brasileira (Figura 4). Após observarem as imagens, pergunte a eles de que maneira a urbanização interfere nos padrões climáticos. Espera-se que eles façam uma associação direta com o aumento da temperatura por conta da substituição de áreas verdes por áreas edificadas, pois é de conhecimento popular que ambientes vegetados proporcionem uma redução da temperatura e maior conforto térmico nos dias mais quentes do ano.
Neste momento, explique que o crescimento das cidades, o aumento das áreas edificadas e uso materiais nas construções urbanas, como concreto e asfalto, favorece a absorção e armazenamento da radiação solar, provocando o aumento da temperatura. Portanto, é de se esperar que haja um maior desconforto térmico em dias quentes e aumento do consumo de energia elétrica com o uso de ar-condicionado ou ventiladores para amenizar os efeitos do calor.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens que reportem à localidade.
Para você saber mais:
Ilha de calor: anomalia térmica que resulta, entre outros fatores, das diferenças de absorção e armazenamento de energia solar pelos materiais que constituem a superfície urbana, como edifícios, asfalto, concreto, etc.
HIROTA, M; VORMITTAG, E. Como as áreas verdes nas cidades geram benefícios para a saúde. Revista Época, 01/11/2015. Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html>. Acesso em: 15 abr 2019.
“Conforme o clima no mundo fica mais quente, sistemas de ar-condicionado estão se tornando cada vez mais populares. Mas será que a energia consumida para deixar nossas casas e escritórios mais frescos vai acabar acelerando a mudança climática, ou alterações no design dos aparelhos conseguirão evitar isto?”
Essa é uma manchete da BBC. A reportagem trata do aumento da demanda por ar-condicionado devido ao aumento da temperatura média global e, consequentemente, do aumento uso da capacidade elétrica com tal aumento. Para conhecer a reportagem na íntegra, acesse o link:
BARANIUK, Chris. Como o uso de ar condicionado está deixando o mundo mais quente. BBC News, 20/06/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44504546>. Acesso em: 15 abr 2019.
Fonte das imagens:
Imagem 1: Financial District, Toronto. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Financial_District,_Toronto.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Imagem 2: FREDERICK, S. 5 NYC parks that are larger than Central Park. Untapped cities. Disponível em:
imagem 3: Estádio Pacaembu, São Paulo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Estadio_Pacaembu4.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Imagem 4: Parque Ibirapuera, São Paulo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque#/media/File:Ibirapuera_e_Vila_Nova_C.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Fale para os alunos que a urbanização tem se intensificado em boa parte do mundo e isso tem gerado diversas discussões de caráter geográfico, sendo uma delas as alterações das condições habituais de tempo. Peça que observem as imagens dos slides que trazem fotografias aéreas de diferentes áreas urbanas: Toronto, Canadá, que passou por um intenso processo de industrialização (Figura 1); o Central Park, em Nova York, cidade intensamente urbanizada (Figura 2); São Paulo, com sua formação vertical e horizontal (Figura 3); e o Parque Ibirapuera, em São Paulo, mancha verde na área urbana da capital brasileira (Figura 4). Após observarem as imagens, pergunte a eles de que maneira a urbanização interfere nos padrões climáticos. Espera-se que eles façam uma associação direta com o aumento da temperatura por conta da substituição de áreas verdes por áreas edificadas, pois é de conhecimento popular que ambientes vegetados proporcionem uma redução da temperatura e maior conforto térmico nos dias mais quentes do ano.
Neste momento, explique que o crescimento das cidades, o aumento das áreas edificadas e uso materiais nas construções urbanas, como concreto e asfalto, favorece a absorção e armazenamento da radiação solar, provocando o aumento da temperatura. Portanto, é de se esperar que haja um maior desconforto térmico em dias quentes e aumento do consumo de energia elétrica com o uso de ar-condicionado ou ventiladores para amenizar os efeitos do calor.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens que reportem à localidade.
Para você saber mais:
Ilha de calor: anomalia térmica que resulta, entre outros fatores, das diferenças de absorção e armazenamento de energia solar pelos materiais que constituem a superfície urbana, como edifícios, asfalto, concreto, etc.
HIROTA, M; VORMITTAG, E. Como as áreas verdes nas cidades geram benefícios para a saúde. Revista Época, 01/11/2015. Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html>. Acesso em: 15 abr 2019.
“Conforme o clima no mundo fica mais quente, sistemas de ar-condicionado estão se tornando cada vez mais populares. Mas será que a energia consumida para deixar nossas casas e escritórios mais frescos vai acabar acelerando a mudança climática, ou alterações no design dos aparelhos conseguirão evitar isto?”
Essa é uma manchete da BBC. A reportagem trata do aumento da demanda por ar-condicionado devido ao aumento da temperatura média global e, consequentemente, do aumento uso da capacidade elétrica com tal aumento. Para conhecer a reportagem na íntegra, acesse o link:
BARANIUK, Chris. Como o uso de ar condicionado está deixando o mundo mais quente. BBC News, 20/06/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44504546>. Acesso em: 15 abr 2019.
Fonte das imagens:
Imagem 1: Financial District, Toronto. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Financial_District,_Toronto.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Imagem 2: FREDERICK, S. 5 NYC parks that are larger than Central Park. Untapped cities. Disponível em:
imagem 3: Estádio Pacaembu, São Paulo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Estadio_Pacaembu4.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Imagem 4: Parque Ibirapuera, São Paulo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque#/media/File:Ibirapuera_e_Vila_Nova_C.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Fale para os alunos que a urbanização tem se intensificado em boa parte do mundo e isso tem gerado diversas discussões de caráter geográfico, sendo uma delas as alterações das condições habituais de tempo. Peça que observem as imagens dos slides que trazem fotografias aéreas de diferentes áreas urbanas: Toronto, Canadá, que passou por um intenso processo de industrialização (Figura 1); o Central Park, em Nova York, cidade intensamente urbanizada (Figura 2); São Paulo, com sua formação vertical e horizontal (Figura 3); e o Parque Ibirapuera, em São Paulo, mancha verde na área urbana da capital brasileira (Figura 4). Após observarem as imagens, pergunte a eles de que maneira a urbanização interfere nos padrões climáticos. Espera-se que eles façam uma associação direta com o aumento da temperatura por conta da substituição de áreas verdes por áreas edificadas, pois é de conhecimento popular que ambientes vegetados proporcionem uma redução da temperatura e maior conforto térmico nos dias mais quentes do ano.
Neste momento, explique que o crescimento das cidades, o aumento das áreas edificadas e uso materiais nas construções urbanas, como concreto e asfalto, favorece a absorção e armazenamento da radiação solar, provocando o aumento da temperatura. Portanto, é de se esperar que haja um maior desconforto térmico em dias quentes e aumento do consumo de energia elétrica com o uso de ar-condicionado ou ventiladores para amenizar os efeitos do calor.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens que reportem à localidade.
Para você saber mais:
Ilha de calor: anomalia térmica que resulta, entre outros fatores, das diferenças de absorção e armazenamento de energia solar pelos materiais que constituem a superfície urbana, como edifícios, asfalto, concreto, etc.
HIROTA, M; VORMITTAG, E. Como as áreas verdes nas cidades geram benefícios para a saúde. Revista Época, 01/11/2015. Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html>. Acesso em: 15 abr 2019.
“Conforme o clima no mundo fica mais quente, sistemas de ar-condicionado estão se tornando cada vez mais populares. Mas será que a energia consumida para deixar nossas casas e escritórios mais frescos vai acabar acelerando a mudança climática, ou alterações no design dos aparelhos conseguirão evitar isto?”
Essa é uma manchete da BBC. A reportagem trata do aumento da demanda por ar-condicionado devido ao aumento da temperatura média global e, consequentemente, do aumento uso da capacidade elétrica com tal aumento. Para conhecer a reportagem na íntegra, acesse o link:
BARANIUK, Chris. Como o uso de ar condicionado está deixando o mundo mais quente. BBC News, 20/06/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44504546>. Acesso em: 15 abr 2019.
Fonte das imagens:
Imagem 1: Financial District, Toronto. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Financial_District,_Toronto.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Imagem 2: FREDERICK, S. 5 NYC parks that are larger than Central Park. Untapped cities. Disponível em:
imagem 3: Estádio Pacaembu, São Paulo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbaniza%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Estadio_Pacaembu4.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Imagem 4: Parque Ibirapuera, São Paulo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque#/media/File:Ibirapuera_e_Vila_Nova_C.jpg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Sabe-se que um dos reflexos das manchas verdes nas áreas urbanas são as baixas temperaturas em relação às suas redondezas, tanto durante o dia, quanto durante a noite. Outro fator relevante da presença dessas áreas verdes é a possibilidade de se economizar energia quando as construções urbanas estão próximas a tais áreas, como parques urbanos.
Peça que os alunos observem a imagem. Pergunte para a turma qual região representada no gráfico apresenta os maiores valores de temperatura e quais apresentam os menores valores de temperatura. Questione-os de que forma os parques urbanos contribuem na amenização do clima. Dessa forma, pergunte-os de que maneira as residências próximas a parques podem economizar energia. Espera-se que respondam na redução do uso de ventiladores e ar-condicionado, pois poderia ser a primeira associação a ser feita. Caso a respostas seja essa, afirme que a resposta está correta e complemente que áreas verdes bem arborizadas são capazes de gerar condições microclimáticas mais estáveis, no que se refere à temperatura e umidade, em relação ao seu entorno e que isso ocorre também pela capacidade de evapotranspiração e retenção da água no solo destes ambientes, que emitem uma menor quantidade de radiação infravermelha em relação ao solo exposto, concreto ou asfalto.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens que reportem à localidade.
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre influência da vegetação em um sistema microclimático, acesse o artigo abaixo. Foram registradas a diferença de temperatura e umidade em pontos específicos, definindo e quantificando até que ponto a vegetação é capaz de amenizar os efeitos causados pelas ICUs.
O artigo também destaca dois estudos que mostram uma redução no uso de ar condicionado em áreas urbanas localizados próximos a parques. Um em Singapura e outro no Japão. O estudo realizado em Singapura mostrou uma capacidade de até 10% na redução da energia utilizada para resfriamento de ambientes urbanos localizados ao redor de parques, em comparação com ambientes mais afastados destes. E no Japão estimou-se uma economia de até 4000 kWh de eletricidade utilizada em resfriamento, no período das 13 às 14h em um dia quente de verão em ambientes urbanos localizados ao redor de parques.
Fonte: HERINGER, P.; LUCAS, T.P.B. A influência da vegetação em um microclima da cidade de Belo Horizonte, MG. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 24, n. 42, p. 56-72, jul. 2014. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/6623>. Acesso em: 15 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Fale para a turma que farão uma comparação entre o consumo de energia em residências localizadas em áreas urbanas e residências mais próximas a parques urbanos. A atividade será feita em equipe e os resultados serão utilizados para debater e responder as questões da Atividade de Sistematização.
A folha de atividade está disponível no link:
O gabarito está disponível no link:
Antônio e Pedro moram no centro de uma metrópole, mas Pedro residente numa região próximo de um parque urbano. Na casa de Antônio, o consumo médio de energia elétrica com ar condicionado foi de 4 horas diárias durante o mês mais quente, ou seja, por 30 (trinta) dias. Na casa de Pedro o consumo foi menor, pois o ar-condicionado ficou ligado por 2 horas diárias durante o mês mais quente. Isso porque a casa de Pedro localiza-se próximo a um parque, onde as temperaturas são mais amenas, de modo que não houve a necessidade de permanecer com o aparelho ligado por mais tempo. O ar-condicionado da casa de ambos é de 7.500 BTU, com watts de potência. Ligado 1 hora por dia durante trinta dias consecutivos consome 30 kWh/mês. O preço por cada kWh dia é de R$0,782,00.
Dessa forma, calcule os valores pagos por Antônio e Pedro em kWh/mês e responda às seguintes questões:
- Qual foi o gasto mensal de energia de Antônio e Pedro utilizando o ar-condicionado?
- Quem consumiu menos energia?
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que os alunos analisem o resultado do cálculo da atividade da Ação Propositiva, reflitam sobre os conteúdos trabalhados nas etapas anteriores, e elaborem uma charge com um diálogo entre duas pessoas sobre a rotina em um dia quente em suas casas e os motivos que as levam a utilizar ar-condicionado para amenizar o calor. Destaque para a turma que resultado do cálculo será o eixo principal para a elaboração da charge, pois ‘representa’ um fato, o de que as áreas verdes amenizam a temperatura e contribuem com a redução do consumo de energia. Sugira algumas ideias para os alunos escreverem no seu diálogo, como:
- Os efeitos positivos das atividades humanas sobre o clima;
- De que forma as áreas verde em espaços urbanos influenciam no conforto térmico.
- Economia de energia em residências localizadas em áreas próximas de parques urbanos.
-O impacto no bolso do consumidor.
Como adequar à sua realidade: Utilize fatores relacionados às temperaturas em áreas verdes de sua cidade como tema da charge.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND07
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam a influência da vegetação no sistema microclimático em áreas urbanas. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, exponha para a turma que esta aula abordará os “impactos do resfriamento” em áreas urbanas, ou seja, a influência da vegetação no sistema microclimático em áreas urbanas. Destaque que estudos mostram que existem diferenças de temperatura sob a influência de diferentes fatores locais, como ocorre, por exemplo, em áreas verdes em centros urbanos. Tais diferenças implicam, não somente no conforto térmico, mas também no consumo de energia.
Contextualização (50 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Fale para os alunos que a urbanização tem se intensificado em boa parte do mundo e isso tem gerado diversas discussões de caráter geográfico, sendo uma delas as alterações das condições habituais de tempo. Peça que observem as imagens dos slides que trazem fotografias aéreas de diferentes áreas urbanas: Toronto, Canadá, que passou por um intenso processo de industrialização (Figura 1); o Central Park, em Nova York, cidade intensamente urbanizada (Figura 2); São Paulo, com sua formação vertical e horizontal (Figura 3); e o Parque Ibirapuera, em São Paulo, mancha verde na área urbana da capital brasileira (Figura 4). Após observarem as imagens, pergunte a eles de que maneira a urbanização interfere nos padrões climáticos. Espera-se que eles façam uma associação direta com o aumento da temperatura por conta da substituição de áreas verdes por áreas edificadas, pois é de conhecimento popular que ambientes vegetados proporcionem uma redução da temperatura e maior conforto térmico nos dias mais quentes do ano.
Neste momento, explique que o crescimento das cidades, o aumento das áreas edificadas e uso materiais nas construções urbanas, como concreto e asfalto, favorece a absorção e armazenamento da radiação solar, provocando o aumento da temperatura. Portanto, é de se esperar que haja um maior desconforto térmico em dias quentes e aumento do consumo de energia elétrica com o uso de ar-condicionado ou ventiladores para amenizar os efeitos do calor.
Problematização (25 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original.
Sabe-se que um dos reflexos das manchas verdes nas áreas urbanas são as baixas temperaturas em relação às suas redondezas, tanto durante o dia, quanto durante a noite. Outro fator relevante da presença dessas áreas verdes é a possibilidade de se economizar energia quando as construções urbanas estão próximas a tais áreas, como parques urbanos.
Peça que os alunos observem a imagem. Pergunte para a turma qual região representada no gráfico apresenta os maiores valores de temperatura e quais apresentam os menores valores de temperatura. Questione-os de que forma os parques urbanos contribuem na amenização do clima.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para a turma que farão uma comparação entre o consumo de energia em residências localizadas em áreas urbanas e residências mais próximas a parques urbanos. A atividade será feita em equipe e os resultados serão utilizados para debater e responder as questões da Atividade de Sistematização.
- A folha de atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BFSFusCGJbQYCYZVzgMFaBuWzN9hdsJhduAx9GEKXYkp7vsXvBZtGmnhHz8y/geo6-13und07-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 04/07/2020.
O gabarito está disponível no link:
- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3Vqq3Wsy4fP2x54Xs3r4zxqdyPhmvuKcvgng55b4Ns2NPevrGFW8zjw4mPK/geo6-13und07-gabarito.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Sistematização (dois dias - assincronamente)
Peça que os alunos analisem o resultado do cálculo da atividade da Ação Propositiva, reflitam sobre os conteúdos trabalhados nas etapas anteriores, e elaborem uma charge com um diálogo entre duas pessoas sobre a rotina em um dia quente em suas casas e os motivos que as levam a utilizar ar-condicionado para amenizar o calor. Destaque para a turma que resultado do cálculo será o eixo principal para a elaboração da charge, pois ‘representa’ um fato, o de que as áreas verdes amenizam a temperatura e contribuem com a redução do consumo de energia. Sugira algumas ideias para os alunos escreverem no seu diálogo, como:
- Os efeitos positivos das atividades humanas sobre o clima;
- De que forma as áreas verde em espaços urbanos influenciam no conforto térmico.
- Economia de energia em residências localizadas em áreas próximas de parques urbanos.
- O impacto no bolso do consumidor.
Convite às famílias
Oriente que com a famílias, façam a leitura do material que segue como sugestão:
- HIROTA, M; VORMITTAG, E. Como as áreas verdes nas cidades geram benefícios para a saúde. Revista Época, 01/11/2015. Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html>. Acesso em: 04/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Gouvea
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a influência da vegetação no sistema microclimático em áreas urbanas.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).
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