17906
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Vegetação nas cidades e a melhora do clima

Discuta como a criação de áreas mais arborizadas ajudam na promoção do conforto térmico nas cidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_13UND07

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam a influência da vegetação no sistema microclimático em áreas urbanas. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, exponha para a turma que esta aula abordará os “impactos do resfriamento” em áreas urbanas, ou seja, a influência da vegetação no sistema microclimático em áreas urbanas. Destaque que estudos mostram que existem diferenças de temperatura sob a influência de diferentes fatores locais, como ocorre, por exemplo, em áreas verdes em centros urbanos. Tais diferenças implicam, não somente no conforto térmico, mas também no consumo de energia.

Contextualização (50 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Fale para os alunos que a urbanização tem se intensificado em boa parte do mundo e isso tem gerado diversas discussões de caráter geográfico, sendo uma delas as alterações das condições habituais de tempo. Peça que observem as imagens dos slides que trazem fotografias aéreas de diferentes áreas urbanas: Toronto, Canadá, que passou por um intenso processo de industrialização (Figura 1); o Central Park, em Nova York, cidade intensamente urbanizada (Figura 2); São Paulo, com sua formação vertical e horizontal (Figura 3); e o Parque Ibirapuera, em São Paulo, mancha verde na área urbana da capital brasileira (Figura 4). Após observarem as imagens, pergunte a eles de que maneira a urbanização interfere nos padrões climáticos. Espera-se que eles façam uma associação direta com o aumento da temperatura por conta da substituição de áreas verdes por áreas edificadas, pois é de conhecimento popular que ambientes vegetados proporcionem uma redução da temperatura e maior conforto térmico nos dias mais quentes do ano.

Neste momento, explique que o crescimento das cidades, o aumento das áreas edificadas e uso materiais nas construções urbanas, como concreto e asfalto, favorece a absorção e armazenamento da radiação solar, provocando o aumento da temperatura. Portanto, é de se esperar que haja um maior desconforto térmico em dias quentes e aumento do consumo de energia elétrica com o uso de ar-condicionado ou ventiladores para amenizar os efeitos do calor.

Problematização (25 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original.
Sabe-se que um dos reflexos das manchas verdes nas áreas urbanas são as baixas temperaturas em relação às suas redondezas, tanto durante o dia, quanto durante a noite. Outro fator relevante da presença dessas áreas verdes é a possibilidade de se economizar energia quando as construções urbanas estão próximas a tais áreas, como parques urbanos.

Peça que os alunos observem a imagem. Pergunte para a turma qual região representada no gráfico apresenta os maiores valores de temperatura e quais apresentam os menores valores de temperatura. Questione-os de que forma os parques urbanos contribuem na amenização do clima.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para a turma que farão uma comparação entre o consumo de energia em residências localizadas em áreas urbanas e residências mais próximas a parques urbanos. A atividade será feita em equipe e os resultados serão utilizados para debater e responder as questões da Atividade de Sistematização.

     - A folha de atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BFSFusCGJbQYCYZVzgMFaBuWzN9hdsJhduAx9GEKXYkp7vsXvBZtGmnhHz8y/geo6-13und07-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 04/07/2020.

O gabarito está disponível no link:
     - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3Vqq3Wsy4fP2x54Xs3r4zxqdyPhmvuKcvgng55b4Ns2NPevrGFW8zjw4mPK/geo6-13und07-gabarito.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Sistematização (dois dias - assincronamente)

Peça que os alunos analisem o resultado do cálculo da atividade da Ação Propositiva, reflitam sobre os conteúdos trabalhados nas etapas anteriores, e elaborem uma charge com um diálogo entre duas pessoas sobre a rotina em um dia quente em suas casas e os motivos que as levam a utilizar ar-condicionado para amenizar o calor. Destaque para a turma que resultado do cálculo será o eixo principal para a elaboração da charge, pois ‘representa’ um fato, o de que as áreas verdes amenizam a temperatura e contribuem com a redução do consumo de energia. Sugira algumas ideias para os alunos escreverem no seu diálogo, como:

     -  Os efeitos positivos das atividades humanas sobre o clima;

     -  De que forma as áreas verde em espaços urbanos influenciam no conforto térmico.

     -  Economia de energia em residências localizadas em áreas próximas de parques urbanos.

     - O impacto no bolso do consumidor.

Convite às famílias

Oriente que com a famílias, façam a leitura do material que segue como sugestão:

     - HIROTA, M; VORMITTAG, E. Como as áreas verdes nas cidades geram benefícios para a saúde. Revista Época, 01/11/2015. Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html>. Acesso em: 04/07/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_13UND07

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas