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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Estudo da população pelos mapas

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilhas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_18UND04

Ferramentas sugeridas
- WhatsApp ou E-mail
- Google Planilhas ou mapas impressos

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilhas. Faça o mapa primeiro, antes de começar a aula, assim, quando os alunos estiverem fazendo, você saberá ajudá-los. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie a tabela para a turma. Grave um áudio e pergunte aos alunos qual a diferença entre população urbana e rural. Desta forma, você conseguirá levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Provoque os alunos, questione se eles sabem quantas pessoas moram na cidade ou na zona rural em sua cidade (leve a resposta para a turma, pesquise antes). Explique para os alunos a tabela do IBGE e comente que com o passar dos anos o processo de industrialização do Brasil contribuiu diretamente para o processo de urbanização. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie o mapa. Grave um áudio, peça para os alunos interpretarem o mapa e fazer comentários sobre a urbanização mundial. Incentive-os a explorar o mapa. A seguir, comente que cerca de 54% da população mundial vive em áreas urbanas, e certamente irá aumentar para cerca de 66% em 2050. As projeções mostram que a urbanização associada ao crescimento da população mundial poderá trazer milhões de pessoas para as áreas urbanizadas até 2050, com quase 90% do crescimento localizado na Ásia e África. Aproveite para comparar no mapa o continente africano com o americano, é possível observar que o continente americano é mais urbanizado. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique que nessa etapa os alunos irão criar um mapa no Google Planilhas. Envie os seguintes arquivos: a tabela com a população rural e urbana, e o passo a passo de como fazer o mapa. Explique o passo a passo para os alunos, tire as dúvidas que aparecerem. Professor, essa etapa pode ser feita de forma tradicional, usando papel e lápis de cor. Para isso, envie os dois mapas para os alunos (África e América) e faça a adaptação de acordo com a sua realidade. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Agora é hora de compartilhar os mapas, solicite que os alunos enviem suas produções pelo WhatsApp. Peça que os alunos expliquem os seus mapas. Para finalizar a aula, retome o objetivo de aprendizagem e comente que na medida em que o processo de urbanização se intensifica, os desafios do desenvolvimento sustentável estarão cada vez mais concentrados nas cidades, principalmente naquelas localizadas nos países em desenvolvimento, cujo ritmo da urbanização é mais rápido. Nesse contexto, políticas integradas para melhorar a qualidade de vida tanto da população urbana quanto da rural são extremamente necessárias. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre o crescimento da população urbana, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_18UND04

(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.


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