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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Estudo da população pelos mapas

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilhas.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos irão comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilhas.

Materiais necessários: Laboratório de informática, projetor multimídia, lápis, borracha, lápis de cor e mapas mudo do IBGE.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSk4tkAUsdDNRaQ7H2JxrHKcw2qyE4RBvNXmUwzxm255CCmsgAGQzgrSJE3S/geo8-18und04-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tKzmKEGmZMhuBXn6A4dBQNfN9TUeSWMAPv2KRyPhpy9A7UkPj4XsjHcEAzPa/geo8-18und04-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8WDBWrRsx22t5AneFe8e7NyVGuecDeDqgSR3cjC2PMfHWWzxJB6ehPsAdu5g/geo8-18und04-acao-propositiva.pdf

Passo a passo (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E6YWTQVJSr8JXgnsYrwHNr7M7cU35RAbrCDvAxNSJ5UAE4nBa7nRxqze9jpQ/geo8-18und04-passo-a-passo.pdf

Link para os mapas:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tKzmKEGmZMhuBXn6A4dBQNfN9TUeSWMAPv2KRyPhpy9A7UkPj4XsjHcEAzPa/geo8-18und04-problematizacao.pdf

África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZtp3sUeNkHcVy5mDJqde3wgWfwRKByMRr4NmJGgJHBFxCQqEswwpjdDtM2U/africa.pdf

América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdtWzPGrE3qDMAZPpqdRtUbsFe4Dhm3ZaXqfYeKQnV3M2yrXtcSagJgkTnPf/geo8-18und04-mapa-mudo-americas.pdf

Para você saber mais:

Desigualdades e urbanização rápida desafiam países na busca pelos objetivos globais. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/desigualdades-e-urbanizacao-rapida-desafiam-paises-na-busca-pelos-objetivos-globais-diz-relatorio/>. Acesso em: 15 abr 2019.

PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. A relação entre industrialização e urbanização. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/relacao-entre-industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 15 abr 2019.

População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.

Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada. UNRIC / ONU. Disponível em: <https://www.unric.org/pt/actualidade/31537-relatorio-da-onu-mostra-populacao-mundial-cada-vez-mais-urbanizada-mais-de-metade-vive-em-zonas-urbanizadas-ao-que-se-podem-juntar-25-mil-milhoes-em-2050>. Acesso em: 15 abr 2019.

Um quarto da população urbana da América Latina vive sem serviços básicos. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/10/30/interna_internacional,912828/um-quarto-da-populacao-urbana-da-america-latina-vive-sem-servicos-basi.shtml>. Acesso em: 15 abr 2019.

Contextos prévios: Noções de cartografia e população.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que o objetivo dessa aula é comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilha.

Como adequar à sua realidade: Você pode buscar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da sua cidade, região ou estado e criar mapas sobre a população urbana e rural.

Para você saber mais:

População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide aos alunos ou faça cópias para a turma. Pergunte aos alunos qual a diferença entre população urbana e rural. Desta forma, você conseguirá levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Provoque os alunos, questione se eles sabem quantas pessoas moram na cidade ou na zona rural em sua cidade (Leve a resposta para a turma, pesquise antes).

Explique para os alunos a tabela do IBGE e comente que com o passar dos anos o processo de industrialização do Brasil contribuiu diretamente para o processo de urbanização. Como exemplo, cite que a mecanização das atividades agrícolas, provocaram a substituição de grande quantidade de trabalhadores por maquinários. Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas introduzidas pelo processo de industrialização e, dessa forma, a industrialização colaborou para o aumento do êxodo rural. Mostre aos alunos que por volta da década de 1970 a população urbana supera a população rural no Brasil.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSk4tkAUsdDNRaQ7H2JxrHKcw2qyE4RBvNXmUwzxm255CCmsgAGQzgrSJE3S/geo8-18und04-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode buscar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da sua cidade, região ou estado e criar mapas sobre a população urbana e rural.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. A relação entre industrialização e urbanização. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/relacao-entre-industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 15 abr 2019.

População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa para a turma ou faça cópias. Comente que cerca de 54% da população mundial vive em áreas urbanas, e certamente irá aumentar para cerca de 66% em 2050. As projeções mostram que a urbanização associada ao crescimento da população mundial poderá trazer milhões de pessoas para as áreas urbanizadas até 2050, com quase 90% do crescimento localizado na Ásia e África. Aproveite para comparar no mapa o continente africano com o americano, é possível observar que o continente americano é mais urbanizado.

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tKzmKEGmZMhuBXn6A4dBQNfN9TUeSWMAPv2KRyPhpy9A7UkPj4XsjHcEAzPa/geo8-18und04-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Desigualdades e urbanização rápida desafiam países na busca pelos objetivos globais. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/desigualdades-e-urbanizacao-rapida-desafiam-paises-na-busca-pelos-objetivos-globais-diz-relatorio/>. Acesso em: 15 abr 2019.

PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.

Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada. UNRIC / ONU. Disponível em: <https://www.unric.org/pt/actualidade/31537-relatorio-da-onu-mostra-populacao-mundial-cada-vez-mais-urbanizada-mais-de-metade-vive-em-zonas-urbanizadas-ao-que-se-podem-juntar-25-mil-milhoes-em-2050>. Acesso em: 15 abr 2019.

Um quarto da população urbana da América Latina vive sem serviços básicos. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/10/30/interna_internacional,912828/um-quarto-da-populacao-urbana-da-america-latina-vive-sem-servicos-basi.shtml>. Acesso em: 15 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Use o laboratório de informática de sua escola (separe os alunos em duplas ou trios, de acordo com os computadores disponíveis). Um dos alunos do grupo deve ter conta no Gmail. Outra opção seria criar uma conta Gmail e compartilhar a senha com todos os alunos. Caso a sua escola não tenha laboratório de informática, utilize os mapas mundo do IBGE para fazer a Ação Propositiva.

África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZtp3sUeNkHcVy5mDJqde3wgWfwRKByMRr4NmJGgJHBFxCQqEswwpjdDtM2U/africa.pdf

América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdtWzPGrE3qDMAZPpqdRtUbsFe4Dhm3ZaXqfYeKQnV3M2yrXtcSagJgkTnPf/geo8-18und04-mapa-mudo-americas.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8WDBWrRsx22t5AneFe8e7NyVGuecDeDqgSR3cjC2PMfHWWzxJB6ehPsAdu5g/geo8-18und04-acao-propositiva.pdf

Oriente os alunos:

1. Faça cópias para os grupos do arquivo Ação Propositiva.

2. Entre na sua conta do Gmail.

3. Clique no botão Google Apps.

4. A seguir abra o Planilhas.

5. Com o app Planilha aberto, digite os dados disponíveis no arquivo Ação Propositiva.

6. Selecione os conteúdos da coluna A e B para criar o gráfico da população rural dos países.

7. Clique em Inserir Gráfico.

8. Na janela que se abrir, Editor de Gráficos, no item Tipo de Gráficos, selecione Mapas.

9. Observe que o mapa será criado com os dados selecionados.

10. Faça o mesmo procedimento para criar um gráfico da população urbana, mas agora selecione os dados da coluna A e C.

11. Repare que é possível personalizar o gráfico, mudando a fonte, a cor de fundo e até mesmo imprimir.

Deixe os alunos explorarem os recursos se sobrar tempo.

Para imprimir o passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E6YWTQVJSr8JXgnsYrwHNr7M7cU35RAbrCDvAxNSJ5UAE4nBa7nRxqze9jpQ/geo8-18und04-passo-a-passo.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, retome o objetivo de aprendizagem e comente que na medida em que o processo de urbanização se intensifica os desafios do desenvolvimento sustentável estarão cada vez mais concentrados nas cidades, principalmente naquelas localizadas nos países em desenvolvimento, cujo ritmo da urbanização é mais rápido. Nesse contexto, políticas integradas para melhorar a qualidade de vida tanto da população urbana quanto da rural são extremamente necessárias. De equidade à saúde, educação, prosperidade e – não menos importante – sustentabilidade, as soluções precisam tocar as diferentes áreas a fim de melhorar a habitabilidade dos ambientes urbanos, construindo cidades mais inclusivas e eficientes para o futuro. Explique que um quarto das pessoas que vivem em zonas urbanas da América Latina moram em comunidades informais em situação de pobreza, em sua maioria sem posse regular do terreno e sem acesso a serviços básicos, segundo estudo da organização Techo Internacional. Na região mais urbanizada do planeta, cerca de 100 milhões de latino-americanos vivem em comunidades carentes, também chamadas de favelas, em sua maioria sob condições de vulneração de direitos básicos. Os problemas são piores no continente africano, onde a pobreza se espalha por diversos países. Segundo os dados desse estudo, a América é o continente mais urbanizado, mas cerca de 100 milhões de latino-americanos vivem em comunidades carentes, sem acesso aos direitos básicos.

Como adequar à sua realidade: Converse com os alunos sobre o processo de urbanização na cidade onde eles moram, uma pesquisa poderia ser realizada para analisar os prós e contras na urbanização do município ao longo do tempo.

Para você saber mais:

PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos irão comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilhas.

Materiais necessários: Laboratório de informática, projetor multimídia, lápis, borracha, lápis de cor e mapas mudo do IBGE.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSk4tkAUsdDNRaQ7H2JxrHKcw2qyE4RBvNXmUwzxm255CCmsgAGQzgrSJE3S/geo8-18und04-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tKzmKEGmZMhuBXn6A4dBQNfN9TUeSWMAPv2KRyPhpy9A7UkPj4XsjHcEAzPa/geo8-18und04-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8WDBWrRsx22t5AneFe8e7NyVGuecDeDqgSR3cjC2PMfHWWzxJB6ehPsAdu5g/geo8-18und04-acao-propositiva.pdf

Passo a passo (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E6YWTQVJSr8JXgnsYrwHNr7M7cU35RAbrCDvAxNSJ5UAE4nBa7nRxqze9jpQ/geo8-18und04-passo-a-passo.pdf

Link para os mapas:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tKzmKEGmZMhuBXn6A4dBQNfN9TUeSWMAPv2KRyPhpy9A7UkPj4XsjHcEAzPa/geo8-18und04-problematizacao.pdf

África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZtp3sUeNkHcVy5mDJqde3wgWfwRKByMRr4NmJGgJHBFxCQqEswwpjdDtM2U/africa.pdf

América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdtWzPGrE3qDMAZPpqdRtUbsFe4Dhm3ZaXqfYeKQnV3M2yrXtcSagJgkTnPf/geo8-18und04-mapa-mudo-americas.pdf

Para você saber mais:

Desigualdades e urbanização rápida desafiam países na busca pelos objetivos globais. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/desigualdades-e-urbanizacao-rapida-desafiam-paises-na-busca-pelos-objetivos-globais-diz-relatorio/>. Acesso em: 15 abr 2019.

PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. A relação entre industrialização e urbanização. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/relacao-entre-industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 15 abr 2019.

População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.

Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada. UNRIC / ONU. Disponível em: <https://www.unric.org/pt/actualidade/31537-relatorio-da-onu-mostra-populacao-mundial-cada-vez-mais-urbanizada-mais-de-metade-vive-em-zonas-urbanizadas-ao-que-se-podem-juntar-25-mil-milhoes-em-2050>. Acesso em: 15 abr 2019.

Um quarto da população urbana da América Latina vive sem serviços básicos. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/10/30/interna_internacional,912828/um-quarto-da-populacao-urbana-da-america-latina-vive-sem-servicos-basi.shtml>. Acesso em: 15 abr 2019.

Contextos prévios: Noções de cartografia e população.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que o objetivo dessa aula é comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilha.

Como adequar à sua realidade: Você pode buscar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da sua cidade, região ou estado e criar mapas sobre a população urbana e rural.

Para você saber mais:

População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide aos alunos ou faça cópias para a turma. Pergunte aos alunos qual a diferença entre população urbana e rural. Desta forma, você conseguirá levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Provoque os alunos, questione se eles sabem quantas pessoas moram na cidade ou na zona rural em sua cidade (Leve a resposta para a turma, pesquise antes).

Explique para os alunos a tabela do IBGE e comente que com o passar dos anos o processo de industrialização do Brasil contribuiu diretamente para o processo de urbanização. Como exemplo, cite que a mecanização das atividades agrícolas, provocaram a substituição de grande quantidade de trabalhadores por maquinários. Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas introduzidas pelo processo de industrialização e, dessa forma, a industrialização colaborou para o aumento do êxodo rural. Mostre aos alunos que por volta da década de 1970 a população urbana supera a população rural no Brasil.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSk4tkAUsdDNRaQ7H2JxrHKcw2qyE4RBvNXmUwzxm255CCmsgAGQzgrSJE3S/geo8-18und04-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode buscar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da sua cidade, região ou estado e criar mapas sobre a população urbana e rural.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. A relação entre industrialização e urbanização. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/relacao-entre-industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 15 abr 2019.

População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa para a turma ou faça cópias. Comente que cerca de 54% da população mundial vive em áreas urbanas, e certamente irá aumentar para cerca de 66% em 2050. As projeções mostram que a urbanização associada ao crescimento da população mundial poderá trazer milhões de pessoas para as áreas urbanizadas até 2050, com quase 90% do crescimento localizado na Ásia e África. Aproveite para comparar no mapa o continente africano com o americano, é possível observar que o continente americano é mais urbanizado.

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tKzmKEGmZMhuBXn6A4dBQNfN9TUeSWMAPv2KRyPhpy9A7UkPj4XsjHcEAzPa/geo8-18und04-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Desigualdades e urbanização rápida desafiam países na busca pelos objetivos globais. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/desigualdades-e-urbanizacao-rapida-desafiam-paises-na-busca-pelos-objetivos-globais-diz-relatorio/>. Acesso em: 15 abr 2019.

PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.

Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada. UNRIC / ONU. Disponível em: <https://www.unric.org/pt/actualidade/31537-relatorio-da-onu-mostra-populacao-mundial-cada-vez-mais-urbanizada-mais-de-metade-vive-em-zonas-urbanizadas-ao-que-se-podem-juntar-25-mil-milhoes-em-2050>. Acesso em: 15 abr 2019.

Um quarto da população urbana da América Latina vive sem serviços básicos. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/10/30/interna_internacional,912828/um-quarto-da-populacao-urbana-da-america-latina-vive-sem-servicos-basi.shtml>. Acesso em: 15 abr 2019.

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Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Use o laboratório de informática de sua escola (separe os alunos em duplas ou trios, de acordo com os computadores disponíveis). Um dos alunos do grupo deve ter conta no Gmail. Outra opção seria criar uma conta Gmail e compartilhar a senha com todos os alunos. Caso a sua escola não tenha laboratório de informática, utilize os mapas mundo do IBGE para fazer a Ação Propositiva.

África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZtp3sUeNkHcVy5mDJqde3wgWfwRKByMRr4NmJGgJHBFxCQqEswwpjdDtM2U/africa.pdf

América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdtWzPGrE3qDMAZPpqdRtUbsFe4Dhm3ZaXqfYeKQnV3M2yrXtcSagJgkTnPf/geo8-18und04-mapa-mudo-americas.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8WDBWrRsx22t5AneFe8e7NyVGuecDeDqgSR3cjC2PMfHWWzxJB6ehPsAdu5g/geo8-18und04-acao-propositiva.pdf

Oriente os alunos:

1. Faça cópias para os grupos do arquivo Ação Propositiva.

2. Entre na sua conta do Gmail.

3. Clique no botão Google Apps.

4. A seguir abra o Planilhas.

5. Com o app Planilha aberto, digite os dados disponíveis no arquivo Ação Propositiva.

6. Selecione os conteúdos da coluna A e B para criar o gráfico da população rural dos países.

7. Clique em Inserir Gráfico.

8. Na janela que se abrir, Editor de Gráficos, no item Tipo de Gráficos, selecione Mapas.

9. Observe que o mapa será criado com os dados selecionados.

10. Faça o mesmo procedimento para criar um gráfico da população urbana, mas agora selecione os dados da coluna A e C.

11. Repare que é possível personalizar o gráfico, mudando a fonte, a cor de fundo e até mesmo imprimir.

Deixe os alunos explorarem os recursos se sobrar tempo.

Para imprimir o passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E6YWTQVJSr8JXgnsYrwHNr7M7cU35RAbrCDvAxNSJ5UAE4nBa7nRxqze9jpQ/geo8-18und04-passo-a-passo.pdf

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, retome o objetivo de aprendizagem e comente que na medida em que o processo de urbanização se intensifica os desafios do desenvolvimento sustentável estarão cada vez mais concentrados nas cidades, principalmente naquelas localizadas nos países em desenvolvimento, cujo ritmo da urbanização é mais rápido. Nesse contexto, políticas integradas para melhorar a qualidade de vida tanto da população urbana quanto da rural são extremamente necessárias. De equidade à saúde, educação, prosperidade e – não menos importante – sustentabilidade, as soluções precisam tocar as diferentes áreas a fim de melhorar a habitabilidade dos ambientes urbanos, construindo cidades mais inclusivas e eficientes para o futuro. Explique que um quarto das pessoas que vivem em zonas urbanas da América Latina moram em comunidades informais em situação de pobreza, em sua maioria sem posse regular do terreno e sem acesso a serviços básicos, segundo estudo da organização Techo Internacional. Na região mais urbanizada do planeta, cerca de 100 milhões de latino-americanos vivem em comunidades carentes, também chamadas de favelas, em sua maioria sob condições de vulneração de direitos básicos. Os problemas são piores no continente africano, onde a pobreza se espalha por diversos países. Segundo os dados desse estudo, a América é o continente mais urbanizado, mas cerca de 100 milhões de latino-americanos vivem em comunidades carentes, sem acesso aos direitos básicos.

Como adequar à sua realidade: Converse com os alunos sobre o processo de urbanização na cidade onde eles moram, uma pesquisa poderia ser realizada para analisar os prós e contras na urbanização do município ao longo do tempo.

Para você saber mais:

PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.

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