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Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A expansão da soja e o fenômeno da urbanização

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre entender a expansão da soja como um fenômeno de territorialização e urbanização no Centro-Oeste brasileiro

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade com propostas que perpassam pela relação entre as frentes de expansão da Soja, especialmente na região Centro-Oeste brasileira, e sua consequente urbanização, tanto no aparecimento de novas cidades quanto à expansão das já existentes. Isso se dá com incentivos governamentais e privados, estimulando a transformação dos espaços antes ocupados pelo cerrado para posteriormente se tornarem grandes latifúndios de soja, territorializando com novas funções socioespaciais e mudando a feição paisagística da região. Para a compreensão dos objetivos de aula é proposto uma metodologia ativa intitulada “Giro de Ideias”, que versa sobre o aspecto colaborativo na compreensão da temática a partir da análise em conjunto de algumas linguagens, tais como textos verbais e cartográficos (mapas).

Materiais necessários: Projetor de slide e/ou impressora, caderno, caneta e folha sulfite.

Material complementar:

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgpG6pTyBkw6vyyBZfAQy6vNqd3U7pDHTG3J4V8rgkxH6jFhWV7CePejhRVQ/geo9-12und05-imagem-problematizacao.pdf

Orientações (enunciado) da Atividade - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHzcbXe6M5Hsn9ckCZkM4Mx3UYQxmv9brGFDW69JBJtbNGhDxb4HPMJD4Zqz/geo9-12und05-enunciado-giro-de-ideias.pdf

Tabela de ideias - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KzPbqFTPhgaB6rZnXzMajatXxW9bdsQdsY82VbcVtPM5XFZCK8fCwbrdqUtQ/geo9-12und05-tabela-de-ideias.pdf

Texto para leitura - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BXHcA2HVkQytzaBqYJt2Bv3BdZQVYCbbjz27N4nTwHXrhK87FJ7bJwFNE5dE/geo9-12und05-giro-1-texto-verbal.pdf

Imagem Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/34QkSzNawshWxqjh3HMSXtyqAUVXjzuTcJBq9wDf7bcCBMhaSpXJQxXnf5Xe/geo9-12und05-imagem-sistematizacao.pdf

Link para os mapas:

Território e territorialização da produção de soja - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnUmbTM3BhUucGPutFMzQvUXs8pXCcR5qNK98PDuf292ggCaS6xMmDBAuA6S/geo9-12und05-mapa-contextualizacao.pdf

Urbanização no Brasil (2010) - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwu2kUFDU9apfwr6FKNXcsJWRNxYW2UenvKuTASK52jas3ZjnwdEXHvuraka/geo9-12und05-giro-2-texto-cartografico.pdf

Soja: proporção na área total de lavouras (2006) - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uFhzQgwPpeXsnAuetgR654Dr4w4966HUVtUk6f4sGraMWDnuvVvYyFNY2fW5/geo9-12und05-giro-3-texto-cartografico.pdf

Para você saber mais:

A saga da soja no Brasil e no Mundo. Agrolink. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/colunistas/a-saga-da-soja-no-brasil-e-no-mundo_400724.html>. Acesso em 26 abr. 2019.

CAMARGO, Kelly M. C.; DO CARMO, Roberto. Expansão da Soja e Dinâmica Sociodemográfica no Mato Grosso. Disponível em: <http://www.abep.org.br/xxencontro/files/_paper/709-206.pdf> Acesso em 26 abr. 2019.

CARMO, Luiz Roberto et. al. Urbanização e Expansão da soja no cerrado: o caso de Lucas do Rio Verde (MT). Campinas - SP: Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó”, Unicamp, 2018. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/textos_nepo/textos_nepo_84.pdf>. Acesso em 26 abr. 2019.

CARNEIRO FILHO, Arnaldo; COSTA, Karine. A expansão da soja no Cerrado. Agroicone, INPUT, 2016. Disponível em: https://www.inputbrasil.org/wp-content/uploads/2016/11/A-Expans%C3%A3o-da-Soja-no-Cerrado_Agroicone_INPUT.pdf>. Acesso em: 26 abr 2019.

Expansão da soja no Brasil. Granos commodities agrícolas. Disponível em: <http://granos.agr.br/institucional/expansao-da-soja-no-brasil>. Acesso em: 26 abr. 2019.

FREITAS, Eduardo de. Expansão da Soja no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-expansao-soja-no-brasil.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.

______________. Urbanização do Centro-Oeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm>. Acesso em 26 abr. 2019.

MONTAGNHANI, Bruno Astolphi; LIMA, Jandir Ferrera de. Notas sobre o desenvolvimento do centro-oeste e a economia brasileira. Revista de Estudos Sociais, v. 13, n. 26, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:V_sGkFTt8uAJ:periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/275+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 27 abr. 2019.

VIEIRA, Pedro Abel et. al. O Centro-Oeste brasileiro como fronteira agrícola. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/621.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos tenham um conhecimento mínimo de cartografia e de regionalização do Brasil.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir os efeitos da urbanização no Centro-Oeste brasileiro a partir da expansão da soja. Tal produto agropecuário foi introduzido no Brasil pelos japoneses no início do século XX. Mas seu apogeu vai acontecer a partir da década de 1970. A região escolhida para análise apresenta o bioma cerrado, seriamente destruído nos dias de hoje devido ao agronegócio. É uma área muito grande que até a década de 1960, com a construção de Brasília, apresentou vazios demográficos ou mesmo uma área vocacionada para atividades agrícolas de subsistência, extrativismo e mineração rudimentar. Isso se deu a um aspecto de ocupação brasileira voltada para a área litorânea. A partir da década de 1970, o Centro-Oeste apresenta um crescimento mais pronunciado com investimento governamentais para ocupação da região, como infraestrutura viária e ferroviária, energética e de telecomunicações. A partir da década de 1990 e 2000, os investimentos se tornaram essencialmente privados, com a intensificação da produção da soja e implementação de grandes empresas multinacionais de alimentos, atraindo pessoas de todo o país e desenvolvendo cidades que antes eram muito pequenas ou mesmo não existiam. Muitos distritos e vilas foram emancipados como municípios nesse processo do agronegócio da soja. O PIB da região cresceu e em 2000 representava 7,18% em relação ao país como um todo e concentrava 6,18% da população nacional, apresentando taxa de crescimento populacional superior à nacional e com melhoria dos indicadores sociais.

Como adequar à sua realidade: Se sua localidade/região for dentro de uma área de expansão agrícola do agronegócio, trabalhe com os alunos fatores de seu cotidiano, como percepção do crescimento de sua cidade, infraestrutura urbana, meio ambiente e tudo que se relacione e seja perceptível no seu dia-a-dia e dos alunos (imprensa local, histórias dos mais velhos, etc).

Para você saber mais:

A saga da soja no Brasil e no Mundo. Agrolink. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/colunistas/a-saga-da-soja-no-brasil-e-no-mundo_400724.html>. Acesso em 26 abr. 2019.

CAMARGO, Kelly M. C.; DO CARMO, Roberto. Expansão da Soja e Dinâmica Sociodemográfica no Mato Grosso. Disponível em: <http://www.abep.org.br/xxencontro/files/_paper/709-206.pdf> Acesso em 26 abr. 2019.

CARMO, Luiz Roberto et. al. Urbanização e Expansão da soja no cerrado: o caso de Lucas do Rio Verde (MT). Campinas - SP: Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó”, Unicamp, 2018. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/textos_nepo/textos_nepo_84.pdf>. Acesso em 26 abr. 2019.

CARNEIRO FILHO, Arnaldo; COSTA, Karine. A expansão da soja no Cerrado. Agroicone, INPUT, 2016. Disponível em: https://www.inputbrasil.org/wp-content/uploads/2016/11/A-Expans%C3%A3o-da-Soja-no-Cerrado_Agroicone_INPUT.pdf>. Acesso em: 26 abr 2019.

Expansão da soja no Brasil. Granos commodities agrícolas. Disponível em: <http://granos.agr.br/institucional/expansao-da-soja-no-brasil>. Acesso em: 26 abr. 2019.

FREITAS, Eduardo de. Expansão da Soja no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-expansao-soja-no-brasil.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.

______________. Urbanização do Centro-Oeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm>. Acesso em 26 abr. 2019.

MONTAGNHANI, Bruno Astolphi; LIMA, Jandir Ferrera de. Notas sobre o desenvolvimento do centro-oeste e a economia brasileira. Revista de Estudos Sociais, v. 13, n. 26, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:V_sGkFTt8uAJ:periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/275+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 27 abr. 2019.

VIEIRA, Pedro Abel et. al. O Centro-Oeste brasileiro como fronteira agrícola. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/621.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta etapa do plano é fundamental levantar alguns conhecimentos prévios dos alunos. O mapa exposto no slide pode ser utilizado para uma sensibilização junto ao tema. Depois de apresentar o tema de aula, peça para os alunos lerem o mapa, perguntando se eles reconhecem a simbologia representada, assim como as cores e a relação com a legenda. Não esqueça de avisá-los que os círculos estão relacionados com a variação visual tamanho, representando quantitativamente e visualmente a área plantada de soja no Brasil. Após isso, especifique um pouco mais os questionamentos da seguinte forma:

  • Qual região brasileira apresenta a maior área plantada de soja?
  • A região Sudeste brasileira apresenta menor área plantada de soja do que a Centro-Oeste e é mais antiga. Você sabe explicar o motivo disso?

Tais questões ainda não foram faladas em aula. Mas por que então propô-las? Para que desperte no aluno conhecimentos já adquiridos em outros espaços de aprendizagem. Isso é essencial para a continuidade da aula. É esperado que os alunos interpretem o mapa - pelo menos aquilo que interessa para a aula - e indique a região Centro-Oeste como a maior área plantada de soja do Brasil. Mas explicar por que a região Sudeste tem menos área plantada é um pouco mais complexo e certamente fará ele refletir sobre isso. Então explique de acordo com o que já foi falado: a região Centro-Oeste possui extensas áreas que até a década de 1970 eram inabitadas. Isso proporcionou oportunidades para expandir a soja, já presente no Sudeste para tais áreas. É relevante também observar que o Sudeste é altamente urbanizado e com uma ocupação mais antiga de suas terras, tendo menor espaço para a agropecuária. Além disso, há outros tipos de culturas agrícolas tradicionais nessa região que, de certa forma, seria um risco em substituí-las pela soja, tal como a cana-de-açúcar, o algodão, laranja, café, etc.

Diante disso, a expansão da soja cria territórios desta atividade agrícola, alterando a paisagem e expandindo a urbanização para essa parte do Brasil central.

Território e territorialização da produção de soja - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnUmbTM3BhUucGPutFMzQvUXs8pXCcR5qNK98PDuf292ggCaS6xMmDBAuA6S/geo9-12und05-mapa-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Contextualizando o território da soja no Brasil, chegou o momento de problematizar a temática, despertando no aluno uma curiosidade que o estimulará para a continuidade da aula. Vemos na imagem exposta no slide uma paisagem típica do bioma Cerrado brasileiro, predominante na região Centro-Oeste. Peça para os alunos observarem atentamente a imagem, verificando se eles reconhecem os elementos representados, atentando-os ao formato do relevo em questão. Diante disso, faça a seguinte pergunta:

  • Agora que vocês visualizaram a paisagem típica do Centro-Oeste, ou seja, o bioma Cerrado, é possível explicar por que a soja se expandiu tanto para uma região como essa?

Não se esqueça de informar que, para responder tal pergunta, é importante que eles pensem sobre o que já foi falado na aula, comparando o Centro-Oeste com outras regiões produtoras, tal como a Sudeste.

É esperado que os alunos compreendam que o Centro-Oeste, por ser uma região ainda em processo de ocupação e apresentando muitos vazios espaciais, é uma opção para a expansão da produção da soja no Brasil. E que sua estrutura de relevo (fundamentalmente plano) e seu bioma (essencialmente sem matas fechadas e com facilidade de desmatamento) proporcionaram um desenvolvimento da soja mais rápida e eficiente que o Sudeste brasileiro. Logicamente esses não são os únicos motivos mas, neste momento, é um grande ganho que o aluno entenda isso, o preparando para a próxima etapa de aula, ou seja, a atividade da Ação Propositiva.

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgpG6pTyBkw6vyyBZfAQy6vNqd3U7pDHTG3J4V8rgkxH6jFhWV7CePejhRVQ/geo9-12und05-imagem-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

A saga da soja no Brasil e no Mundo. Agrolink. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/colunistas/a-saga-da-soja-no-brasil-e-no-mundo_400724.html>. Acesso em 26 abr. 2019.

CAMARGO, Kelly M. C.; DO CARMO, Roberto. Expansão da Soja e Dinâmica Sociodemográfica no Mato Grosso. Disponível em: <http://www.abep.org.br/xxencontro/files/_paper/709-206.pdf> Acesso em 26 abr. 2019.

CARMO, Luiz Roberto et. al. Urbanização e Expansão da soja no cerrado: o caso de Lucas do Rio Verde (MT). Campinas - SP: Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó”, Unicamp, 2018. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/textos_nepo/textos_nepo_84.pdf>. Acesso em 26 abr. 2019.

CARNEIRO FILHO, Arnaldo; COSTA, Karine. A expansão da soja no Cerrado. Agroicone, INPUT, 2016. Disponível em: https://www.inputbrasil.org/wp-content/uploads/2016/11/A-Expans%C3%A3o-da-Soja-no-Cerrado_Agroicone_INPUT.pdf>. Acesso em: 26 abr 2019.

Expansão da soja no Brasil. Granos commodities agrícolas. Disponível em: <http://granos.agr.br/institucional/expansao-da-soja-no-brasil>. Acesso em: 26 abr. 2019.

FREITAS, Eduardo de. Expansão da Soja no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-expansao-soja-no-brasil.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.

______________. Urbanização do Centro-Oeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm>. Acesso em 26 abr. 2019.

MONTAGNHANI, Bruno Astolphi; LIMA, Jandir Ferrera de. Notas sobre o desenvolvimento do centro-oeste e a economia brasileira. Revista de Estudos Sociais, v. 13, n. 26, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:V_sGkFTt8uAJ:periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/275+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 27 abr. 2019.

VIEIRA, Pedro Abel et. al. O Centro-Oeste brasileiro como fronteira agrícola. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/621.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: O intuito dessa Ação Propositiva é ampliar os conhecimentos sobre a temática, demonstrando como o processo de urbanização da região Centro-Oeste foi impulsionada pela expansão da soja. Para iniciar, organize as turmas em trios e explique que, nesta etapa, eles irão realizar a atividade “Giro de Ideias”. A atividade consiste na elaboração de uma síntese coletiva sobre o tema, baseado nas considerações individuais da cada integrante do trio. Apresente as orientações e explique a dinâmica da atividade. Você pode apresentar as informações no slide, escrever no quadro ou imprimi-las. As orientações mais específicas estão no link abaixo:

Orientações (enunciado) da Atividade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHzcbXe6M5Hsn9ckCZkM4Mx3UYQxmv9brGFDW69JBJtbNGhDxb4HPMJD4Zqz/geo9-12und05-enunciado-giro-de-ideias.pdf

Na sequência, distribua os materiais necessários para cada integrante dos trios e oriente que eles preencham as tabelas com o nome dos três integrantes. Eles estão alocados nos links abaixo:

Arquivo para a impressão da tabela de ideias para ser preenchida

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KzPbqFTPhgaB6rZnXzMajatXxW9bdsQdsY82VbcVtPM5XFZCK8fCwbrdqUtQ/geo9-12und05-tabela-de-ideias.pdf

Arquivo para a impressão do texto para leitura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BXHcA2HVkQytzaBqYJt2Bv3BdZQVYCbbjz27N4nTwHXrhK87FJ7bJwFNE5dE/geo9-12und05-giro-1-texto-verbal.pdf

Arquivo para a impressão do mapa: Urbanização no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwu2kUFDU9apfwr6FKNXcsJWRNxYW2UenvKuTASK52jas3ZjnwdEXHvuraka/geo9-12und05-giro-2-texto-cartografico.pdf

Arquivo para a impressão do mapa: Soja - Proporção na área total de lavouras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uFhzQgwPpeXsnAuetgR654Dr4w4966HUVtUk6f4sGraMWDnuvVvYyFNY2fW5/geo9-12und05-giro-3-texto-cartografico.pdf

Nos primeiros 8 minutos os alunos devem, individualmente, ler o texto e interpretar os dois mapas. É importante que anotem no caderno as informações que consideram mais relevantes. Feita essa análise individual, cada integrante do trio tem 3 minutos para escrever, no campo indicado com seu nome, uma ideia que considera importante e que sintetiza a temática estudada. Essa ideia pode ser retirada do texto, dos dois mapas ou mesmo uma informação que ele julgar que está contida tanto no texto como nos mapas. Passados os 3 minutos, que devem ser cronometrados, os alunos devem girar as folhas no trio e preencher a tabela do colega com uma outra informação. Não é recomendável que o aluno repita a ideia do colega, mas ele pode acrescentar outras informações depois do giro no espaço destinado ao seu colega. Observe atentamente isso, evitando pequenas confusões que ocasionalmente podem ocorrer devido a isso. Cada giro levará 3 minutos, se encerrando aos 9 minutos.

Na sequência entregue as folhas para cada trio e oriente-os a ler e discutir as ideias apresentadas na tabela. Nesta etapa eles devem, em conjunto, avaliar a pertinência das informações escritas, produzindo uma reflexão de um ou dois pequenos parágrafos que sintetiza a temática estudada sobre urbanização e expansão da soja no Centro-Oeste brasileiro.

É esperado que, com essa atividade colaborativa, os alunos se sintam estimulados a ampliar o que já foi trabalhado até então na aula, associando o texto e os dois mapas a urbanização e a expansão da soja. Circule pelos grupos durante a atividade, os orientando quando solicitado. Destaque os pontos do mapas que eles precisam ter mais atenção (a região Centro-Oeste, as cores, a legenda e o que o mapa quer informar).

Para você saber mais:

CAMARGO, F. ; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Após o giro de ideias, chega o momento de abrir a discussão para a toda a turma sobre as reflexões feitas, a partir das opiniões escritas na tabela e do texto síntese construído pelos alunos. É importante que os alunos percebam, através dos mapas e do texto propostos no giro de ideias a associação de áreas densamente urbanizadas no Centro-Oeste (mapa da Urbanização do Brasil) e a proporção de áreas ocupadas pela lavoura de soja (mapa da proporção da área de lavouras). Isso comprova visualmente o aumento da urbanização da região em associação com a expansão de tal grão. Se isso não aparecer na discussão sobre as reflexões do giro de ideias, complemente isso com os alunos retomando os mapas e o texto, demonstrando que o processo urbano está ligado diretamente com a questão agropecuária da região. Lembre-os que foi dito em aula que esta região, no passado, apresentava vazios demográficos e urbanos até a década de 1960, com a construção de Brasília. Uma questão que não foi abordada, mas é de fundamental importância é o processo de destruição do cerrado, bioma ainda apresenta na área. Comente sobre isso brevemente e comente que isso poderá ser abordado em outro momento, em aulas posteriores, apresentando mais um condicionante da urbanização do Centro-Oeste, ou seja, a destruição ambiental e o aparecimento de cidades voltadas para a agropecuária, principalmente a soja e o boi.

Imagem Sistematização

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Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade com propostas que perpassam pela relação entre as frentes de expansão da Soja, especialmente na região Centro-Oeste brasileira, e sua consequente urbanização, tanto no aparecimento de novas cidades quanto à expansão das já existentes. Isso se dá com incentivos governamentais e privados, estimulando a transformação dos espaços antes ocupados pelo cerrado para posteriormente se tornarem grandes latifúndios de soja, territorializando com novas funções socioespaciais e mudando a feição paisagística da região. Para a compreensão dos objetivos de aula é proposto uma metodologia ativa intitulada “Giro de Ideias”, que versa sobre o aspecto colaborativo na compreensão da temática a partir da análise em conjunto de algumas linguagens, tais como textos verbais e cartográficos (mapas).

Materiais necessários: Projetor de slide e/ou impressora, caderno, caneta e folha sulfite.

Material complementar:

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgpG6pTyBkw6vyyBZfAQy6vNqd3U7pDHTG3J4V8rgkxH6jFhWV7CePejhRVQ/geo9-12und05-imagem-problematizacao.pdf

Orientações (enunciado) da Atividade - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHzcbXe6M5Hsn9ckCZkM4Mx3UYQxmv9brGFDW69JBJtbNGhDxb4HPMJD4Zqz/geo9-12und05-enunciado-giro-de-ideias.pdf

Tabela de ideias - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KzPbqFTPhgaB6rZnXzMajatXxW9bdsQdsY82VbcVtPM5XFZCK8fCwbrdqUtQ/geo9-12und05-tabela-de-ideias.pdf

Texto para leitura - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BXHcA2HVkQytzaBqYJt2Bv3BdZQVYCbbjz27N4nTwHXrhK87FJ7bJwFNE5dE/geo9-12und05-giro-1-texto-verbal.pdf

Imagem Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/34QkSzNawshWxqjh3HMSXtyqAUVXjzuTcJBq9wDf7bcCBMhaSpXJQxXnf5Xe/geo9-12und05-imagem-sistematizacao.pdf

Link para os mapas:

Território e territorialização da produção de soja - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnUmbTM3BhUucGPutFMzQvUXs8pXCcR5qNK98PDuf292ggCaS6xMmDBAuA6S/geo9-12und05-mapa-contextualizacao.pdf

Urbanização no Brasil (2010) - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwu2kUFDU9apfwr6FKNXcsJWRNxYW2UenvKuTASK52jas3ZjnwdEXHvuraka/geo9-12und05-giro-2-texto-cartografico.pdf

Soja: proporção na área total de lavouras (2006) - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uFhzQgwPpeXsnAuetgR654Dr4w4966HUVtUk6f4sGraMWDnuvVvYyFNY2fW5/geo9-12und05-giro-3-texto-cartografico.pdf

Para você saber mais:

A saga da soja no Brasil e no Mundo. Agrolink. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/colunistas/a-saga-da-soja-no-brasil-e-no-mundo_400724.html>. Acesso em 26 abr. 2019.

CAMARGO, Kelly M. C.; DO CARMO, Roberto. Expansão da Soja e Dinâmica Sociodemográfica no Mato Grosso. Disponível em: <http://www.abep.org.br/xxencontro/files/_paper/709-206.pdf> Acesso em 26 abr. 2019.

CARMO, Luiz Roberto et. al. Urbanização e Expansão da soja no cerrado: o caso de Lucas do Rio Verde (MT). Campinas - SP: Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó”, Unicamp, 2018. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/textos_nepo/textos_nepo_84.pdf>. Acesso em 26 abr. 2019.

CARNEIRO FILHO, Arnaldo; COSTA, Karine. A expansão da soja no Cerrado. Agroicone, INPUT, 2016. Disponível em: https://www.inputbrasil.org/wp-content/uploads/2016/11/A-Expans%C3%A3o-da-Soja-no-Cerrado_Agroicone_INPUT.pdf>. Acesso em: 26 abr 2019.

Expansão da soja no Brasil. Granos commodities agrícolas. Disponível em: <http://granos.agr.br/institucional/expansao-da-soja-no-brasil>. Acesso em: 26 abr. 2019.

FREITAS, Eduardo de. Expansão da Soja no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-expansao-soja-no-brasil.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.

______________. Urbanização do Centro-Oeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm>. Acesso em 26 abr. 2019.

MONTAGNHANI, Bruno Astolphi; LIMA, Jandir Ferrera de. Notas sobre o desenvolvimento do centro-oeste e a economia brasileira. Revista de Estudos Sociais, v. 13, n. 26, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:V_sGkFTt8uAJ:periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/275+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 27 abr. 2019.

VIEIRA, Pedro Abel et. al. O Centro-Oeste brasileiro como fronteira agrícola. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/621.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos tenham um conhecimento mínimo de cartografia e de regionalização do Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir os efeitos da urbanização no Centro-Oeste brasileiro a partir da expansão da soja. Tal produto agropecuário foi introduzido no Brasil pelos japoneses no início do século XX. Mas seu apogeu vai acontecer a partir da década de 1970. A região escolhida para análise apresenta o bioma cerrado, seriamente destruído nos dias de hoje devido ao agronegócio. É uma área muito grande que até a década de 1960, com a construção de Brasília, apresentou vazios demográficos ou mesmo uma área vocacionada para atividades agrícolas de subsistência, extrativismo e mineração rudimentar. Isso se deu a um aspecto de ocupação brasileira voltada para a área litorânea. A partir da década de 1970, o Centro-Oeste apresenta um crescimento mais pronunciado com investimento governamentais para ocupação da região, como infraestrutura viária e ferroviária, energética e de telecomunicações. A partir da década de 1990 e 2000, os investimentos se tornaram essencialmente privados, com a intensificação da produção da soja e implementação de grandes empresas multinacionais de alimentos, atraindo pessoas de todo o país e desenvolvendo cidades que antes eram muito pequenas ou mesmo não existiam. Muitos distritos e vilas foram emancipados como municípios nesse processo do agronegócio da soja. O PIB da região cresceu e em 2000 representava 7,18% em relação ao país como um todo e concentrava 6,18% da população nacional, apresentando taxa de crescimento populacional superior à nacional e com melhoria dos indicadores sociais.

Como adequar à sua realidade: Se sua localidade/região for dentro de uma área de expansão agrícola do agronegócio, trabalhe com os alunos fatores de seu cotidiano, como percepção do crescimento de sua cidade, infraestrutura urbana, meio ambiente e tudo que se relacione e seja perceptível no seu dia-a-dia e dos alunos (imprensa local, histórias dos mais velhos, etc).

Para você saber mais:

A saga da soja no Brasil e no Mundo. Agrolink. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/colunistas/a-saga-da-soja-no-brasil-e-no-mundo_400724.html>. Acesso em 26 abr. 2019.

CAMARGO, Kelly M. C.; DO CARMO, Roberto. Expansão da Soja e Dinâmica Sociodemográfica no Mato Grosso. Disponível em: <http://www.abep.org.br/xxencontro/files/_paper/709-206.pdf> Acesso em 26 abr. 2019.

CARMO, Luiz Roberto et. al. Urbanização e Expansão da soja no cerrado: o caso de Lucas do Rio Verde (MT). Campinas - SP: Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó”, Unicamp, 2018. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/textos_nepo/textos_nepo_84.pdf>. Acesso em 26 abr. 2019.

CARNEIRO FILHO, Arnaldo; COSTA, Karine. A expansão da soja no Cerrado. Agroicone, INPUT, 2016. Disponível em: https://www.inputbrasil.org/wp-content/uploads/2016/11/A-Expans%C3%A3o-da-Soja-no-Cerrado_Agroicone_INPUT.pdf>. Acesso em: 26 abr 2019.

Expansão da soja no Brasil. Granos commodities agrícolas. Disponível em: <http://granos.agr.br/institucional/expansao-da-soja-no-brasil>. Acesso em: 26 abr. 2019.

FREITAS, Eduardo de. Expansão da Soja no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-expansao-soja-no-brasil.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.

______________. Urbanização do Centro-Oeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm>. Acesso em 26 abr. 2019.

MONTAGNHANI, Bruno Astolphi; LIMA, Jandir Ferrera de. Notas sobre o desenvolvimento do centro-oeste e a economia brasileira. Revista de Estudos Sociais, v. 13, n. 26, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:V_sGkFTt8uAJ:periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/275+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 27 abr. 2019.

VIEIRA, Pedro Abel et. al. O Centro-Oeste brasileiro como fronteira agrícola. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/621.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta etapa do plano é fundamental levantar alguns conhecimentos prévios dos alunos. O mapa exposto no slide pode ser utilizado para uma sensibilização junto ao tema. Depois de apresentar o tema de aula, peça para os alunos lerem o mapa, perguntando se eles reconhecem a simbologia representada, assim como as cores e a relação com a legenda. Não esqueça de avisá-los que os círculos estão relacionados com a variação visual tamanho, representando quantitativamente e visualmente a área plantada de soja no Brasil. Após isso, especifique um pouco mais os questionamentos da seguinte forma:

  • Qual região brasileira apresenta a maior área plantada de soja?
  • A região Sudeste brasileira apresenta menor área plantada de soja do que a Centro-Oeste e é mais antiga. Você sabe explicar o motivo disso?

Tais questões ainda não foram faladas em aula. Mas por que então propô-las? Para que desperte no aluno conhecimentos já adquiridos em outros espaços de aprendizagem. Isso é essencial para a continuidade da aula. É esperado que os alunos interpretem o mapa - pelo menos aquilo que interessa para a aula - e indique a região Centro-Oeste como a maior área plantada de soja do Brasil. Mas explicar por que a região Sudeste tem menos área plantada é um pouco mais complexo e certamente fará ele refletir sobre isso. Então explique de acordo com o que já foi falado: a região Centro-Oeste possui extensas áreas que até a década de 1970 eram inabitadas. Isso proporcionou oportunidades para expandir a soja, já presente no Sudeste para tais áreas. É relevante também observar que o Sudeste é altamente urbanizado e com uma ocupação mais antiga de suas terras, tendo menor espaço para a agropecuária. Além disso, há outros tipos de culturas agrícolas tradicionais nessa região que, de certa forma, seria um risco em substituí-las pela soja, tal como a cana-de-açúcar, o algodão, laranja, café, etc.

Diante disso, a expansão da soja cria territórios desta atividade agrícola, alterando a paisagem e expandindo a urbanização para essa parte do Brasil central.

Território e territorialização da produção de soja - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnUmbTM3BhUucGPutFMzQvUXs8pXCcR5qNK98PDuf292ggCaS6xMmDBAuA6S/geo9-12und05-mapa-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Contextualizando o território da soja no Brasil, chegou o momento de problematizar a temática, despertando no aluno uma curiosidade que o estimulará para a continuidade da aula. Vemos na imagem exposta no slide uma paisagem típica do bioma Cerrado brasileiro, predominante na região Centro-Oeste. Peça para os alunos observarem atentamente a imagem, verificando se eles reconhecem os elementos representados, atentando-os ao formato do relevo em questão. Diante disso, faça a seguinte pergunta:

  • Agora que vocês visualizaram a paisagem típica do Centro-Oeste, ou seja, o bioma Cerrado, é possível explicar por que a soja se expandiu tanto para uma região como essa?

Não se esqueça de informar que, para responder tal pergunta, é importante que eles pensem sobre o que já foi falado na aula, comparando o Centro-Oeste com outras regiões produtoras, tal como a Sudeste.

É esperado que os alunos compreendam que o Centro-Oeste, por ser uma região ainda em processo de ocupação e apresentando muitos vazios espaciais, é uma opção para a expansão da produção da soja no Brasil. E que sua estrutura de relevo (fundamentalmente plano) e seu bioma (essencialmente sem matas fechadas e com facilidade de desmatamento) proporcionaram um desenvolvimento da soja mais rápida e eficiente que o Sudeste brasileiro. Logicamente esses não são os únicos motivos mas, neste momento, é um grande ganho que o aluno entenda isso, o preparando para a próxima etapa de aula, ou seja, a atividade da Ação Propositiva.

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgpG6pTyBkw6vyyBZfAQy6vNqd3U7pDHTG3J4V8rgkxH6jFhWV7CePejhRVQ/geo9-12und05-imagem-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

A saga da soja no Brasil e no Mundo. Agrolink. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/colunistas/a-saga-da-soja-no-brasil-e-no-mundo_400724.html>. Acesso em 26 abr. 2019.

CAMARGO, Kelly M. C.; DO CARMO, Roberto. Expansão da Soja e Dinâmica Sociodemográfica no Mato Grosso. Disponível em: <http://www.abep.org.br/xxencontro/files/_paper/709-206.pdf> Acesso em 26 abr. 2019.

CARMO, Luiz Roberto et. al. Urbanização e Expansão da soja no cerrado: o caso de Lucas do Rio Verde (MT). Campinas - SP: Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó”, Unicamp, 2018. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/textos_nepo/textos_nepo_84.pdf>. Acesso em 26 abr. 2019.

CARNEIRO FILHO, Arnaldo; COSTA, Karine. A expansão da soja no Cerrado. Agroicone, INPUT, 2016. Disponível em: https://www.inputbrasil.org/wp-content/uploads/2016/11/A-Expans%C3%A3o-da-Soja-no-Cerrado_Agroicone_INPUT.pdf>. Acesso em: 26 abr 2019.

Expansão da soja no Brasil. Granos commodities agrícolas. Disponível em: <http://granos.agr.br/institucional/expansao-da-soja-no-brasil>. Acesso em: 26 abr. 2019.

FREITAS, Eduardo de. Expansão da Soja no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-expansao-soja-no-brasil.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.

______________. Urbanização do Centro-Oeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm>. Acesso em 26 abr. 2019.

MONTAGNHANI, Bruno Astolphi; LIMA, Jandir Ferrera de. Notas sobre o desenvolvimento do centro-oeste e a economia brasileira. Revista de Estudos Sociais, v. 13, n. 26, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:V_sGkFTt8uAJ:periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/275+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 27 abr. 2019.

VIEIRA, Pedro Abel et. al. O Centro-Oeste brasileiro como fronteira agrícola. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/621.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: O intuito dessa Ação Propositiva é ampliar os conhecimentos sobre a temática, demonstrando como o processo de urbanização da região Centro-Oeste foi impulsionada pela expansão da soja. Para iniciar, organize as turmas em trios e explique que, nesta etapa, eles irão realizar a atividade “Giro de Ideias”. A atividade consiste na elaboração de uma síntese coletiva sobre o tema, baseado nas considerações individuais da cada integrante do trio. Apresente as orientações e explique a dinâmica da atividade. Você pode apresentar as informações no slide, escrever no quadro ou imprimi-las. As orientações mais específicas estão no link abaixo:

Orientações (enunciado) da Atividade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHzcbXe6M5Hsn9ckCZkM4Mx3UYQxmv9brGFDW69JBJtbNGhDxb4HPMJD4Zqz/geo9-12und05-enunciado-giro-de-ideias.pdf

Na sequência, distribua os materiais necessários para cada integrante dos trios e oriente que eles preencham as tabelas com o nome dos três integrantes. Eles estão alocados nos links abaixo:

Arquivo para a impressão da tabela de ideias para ser preenchida

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KzPbqFTPhgaB6rZnXzMajatXxW9bdsQdsY82VbcVtPM5XFZCK8fCwbrdqUtQ/geo9-12und05-tabela-de-ideias.pdf

Arquivo para a impressão do texto para leitura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BXHcA2HVkQytzaBqYJt2Bv3BdZQVYCbbjz27N4nTwHXrhK87FJ7bJwFNE5dE/geo9-12und05-giro-1-texto-verbal.pdf

Arquivo para a impressão do mapa: Urbanização no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwu2kUFDU9apfwr6FKNXcsJWRNxYW2UenvKuTASK52jas3ZjnwdEXHvuraka/geo9-12und05-giro-2-texto-cartografico.pdf

Arquivo para a impressão do mapa: Soja - Proporção na área total de lavouras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uFhzQgwPpeXsnAuetgR654Dr4w4966HUVtUk6f4sGraMWDnuvVvYyFNY2fW5/geo9-12und05-giro-3-texto-cartografico.pdf

Nos primeiros 8 minutos os alunos devem, individualmente, ler o texto e interpretar os dois mapas. É importante que anotem no caderno as informações que consideram mais relevantes. Feita essa análise individual, cada integrante do trio tem 3 minutos para escrever, no campo indicado com seu nome, uma ideia que considera importante e que sintetiza a temática estudada. Essa ideia pode ser retirada do texto, dos dois mapas ou mesmo uma informação que ele julgar que está contida tanto no texto como nos mapas. Passados os 3 minutos, que devem ser cronometrados, os alunos devem girar as folhas no trio e preencher a tabela do colega com uma outra informação. Não é recomendável que o aluno repita a ideia do colega, mas ele pode acrescentar outras informações depois do giro no espaço destinado ao seu colega. Observe atentamente isso, evitando pequenas confusões que ocasionalmente podem ocorrer devido a isso. Cada giro levará 3 minutos, se encerrando aos 9 minutos.

Na sequência entregue as folhas para cada trio e oriente-os a ler e discutir as ideias apresentadas na tabela. Nesta etapa eles devem, em conjunto, avaliar a pertinência das informações escritas, produzindo uma reflexão de um ou dois pequenos parágrafos que sintetiza a temática estudada sobre urbanização e expansão da soja no Centro-Oeste brasileiro.

É esperado que, com essa atividade colaborativa, os alunos se sintam estimulados a ampliar o que já foi trabalhado até então na aula, associando o texto e os dois mapas a urbanização e a expansão da soja. Circule pelos grupos durante a atividade, os orientando quando solicitado. Destaque os pontos do mapas que eles precisam ter mais atenção (a região Centro-Oeste, as cores, a legenda e o que o mapa quer informar).

Para você saber mais:

CAMARGO, F. ; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Após o giro de ideias, chega o momento de abrir a discussão para a toda a turma sobre as reflexões feitas, a partir das opiniões escritas na tabela e do texto síntese construído pelos alunos. É importante que os alunos percebam, através dos mapas e do texto propostos no giro de ideias a associação de áreas densamente urbanizadas no Centro-Oeste (mapa da Urbanização do Brasil) e a proporção de áreas ocupadas pela lavoura de soja (mapa da proporção da área de lavouras). Isso comprova visualmente o aumento da urbanização da região em associação com a expansão de tal grão. Se isso não aparecer na discussão sobre as reflexões do giro de ideias, complemente isso com os alunos retomando os mapas e o texto, demonstrando que o processo urbano está ligado diretamente com a questão agropecuária da região. Lembre-os que foi dito em aula que esta região, no passado, apresentava vazios demográficos e urbanos até a década de 1960, com a construção de Brasília. Uma questão que não foi abordada, mas é de fundamental importância é o processo de destruição do cerrado, bioma ainda apresenta na área. Comente sobre isso brevemente e comente que isso poderá ser abordado em outro momento, em aulas posteriores, apresentando mais um condicionante da urbanização do Centro-Oeste, ou seja, a destruição ambiental e o aparecimento de cidades voltadas para a agropecuária, principalmente a soja e o boi.

Imagem Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/34QkSzNawshWxqjh3HMSXtyqAUVXjzuTcJBq9wDf7bcCBMhaSpXJQxXnf5Xe/geo9-12und05-imagem-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

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