GEO9_17UND05 - Contextualização_ Mapa do Mediterrâneo
Plano de Aula
Plano de aula: A transformação da paisagem natural europeia
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE17 de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta e folha de papel A4.
Material complementar:
Mapa do Mediterrâneo (Contextualização):
Manchetes (Problematização):
Para você saber mais:
Nos últimos anos a Europa sofreu com grandes incêndios florestais, principalmente na porção sul do continente (Portugal, Espanha, Grécia e Itália), para grande parte da sociedade esses acidentes naturais são causados pelas temperaturas altas e pela aridez do clima.
No entanto, com o advento dos constantes incêndios, pesquisas têm demonstrado que as alterações da paisagem mediterrânea pode ter relação com os incêndios. Parte da comunidade científica tem relacionado o aumento das queimadas florestais com o avanço das grandes monoculturas de eucalipto e Pinheiro Bravo. Ademais, as mudanças climáticas têm alterado a temperatura dos verões europeus, que vem atingindo temperaturas muito superiores às médias climatológicas verificadas.
Selecionamos alguns textos para você aprofundar:
BARBOSA, Vanessa. Mudanças Climáticas podem colocar a Europa em chamas. Revista Exame. Disponível em <https://exame.abril.com.br/mundo/mudancas-climaticas-podem-colocar-a-europa-em-chamas/>. Acesso em: 25 mar 2019.
“Epidemia” de eucaliptos tem de ser controlada para se evitar incêndios como os de 2017. Disponível em: <https://www.dn.pt/portugal/interior/epidemia-de-eucaliptos-tem-de-ser-controlada-para-se-evitar-incendios-como-os-de-2017-9399215.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
FILHO, M. Incêndio em Portugal gera debates sobre o eucalipto, um dos motores econômicos do Brasil. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40376855>. Acesso em: 25 mar 2019.
Incêndios: Quase 90% da área ardida em 2017 foi de pinheiro-bravo e eucalipto. Disponível em: <https://www.dn.pt/portugal/interior/incendios-quase-90-da-area-ardida-em-2017-foi-de-pinheiro-bravo-e-eucalipto-9202313.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: Para melhor aproveitamento do plano é necessário que ao aluno já tenha conhecimento sobre os biomas mundiais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o escreva no quadro a temática da aula. Questione os alunos se eles tiveram conhecimento sobre os grandes incêndios que atingiram a região do sul da Europa nos anos de 2017 e 2018. Relacione os incêndios da Europa com as queimadas que temos em território nacional, principalmente em época de seca.
Como adequar à sua realidade: Para o conteúdo fazer sentido para o aluno, utilize elementos da sua região, procure saber sobre grandes incêndios ou queimadas no meio natural próximo a sua região.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Exiba o vídeo para os alunos. O pequeno vídeo é uma reportagem sobre os incêndios que atingiram o sul da Europa. Após a exibição da reportagem faça duas simples questões:
- Quais são os países afetados pelos incêndios?
- Quais as causas desses incêndios?
Para facilitar a localização da região, utilize o mapa da região do Mediterrâneo no link abaixo:
Mapa do Mediterrâneo:
Vídeo: Na Europa, França e Portugal enfrentam incêndios florestais. Youtube, 2017 (1min10seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VgV_yX8WIWg>. Acesso em: 26 abr 2017.
Caso não seja possível utilizar exibir o vídeo, selecionamos um pequeno texto para serem distribuídos aos alunos:
Violentos incêndios florestais atingem o sul da Europa. Correio Braziliense, 18/07/2017. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2017/07/18/interna_mundo,610610/incendio-florestal-atinge-o-sul-da-europa.shtml>. Acesso em: 30 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Exiba o vídeo para os alunos. O pequeno vídeo é uma reportagem sobre os incêndios que atingiram o sul da Europa. Após a exibição da reportagem faça duas simples questões:
- Quais são os países afetados pelos incêndios?
- Quais as causas desses incêndios?
Para facilitar a localização da região, utilize o mapa da região do Mediterrâneo no link abaixo:
Mapa do Mediterrâneo:
Vídeo: Na Europa, França e Portugal enfrentam incêndios florestais. Youtube, 2017 (1min10seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VgV_yX8WIWg>. Acesso em: 26 abr 2017.
Caso não seja possível utilizar exibir o vídeo, selecionamos um pequeno texto para serem distribuídos aos alunos:
Violentos incêndios florestais atingem o sul da Europa. Correio Braziliense, 18/07/2017. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2017/07/18/interna_mundo,610610/incendio-florestal-atinge-o-sul-da-europa.shtml>. Acesso em: 30 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou entregue as manchetes impressas para os alunos. De forma oral, faça as seguinte para os alunos:
- Qual é o problema indicado pelas manchetes?
- Quais os motivos para que o eucalipto seja considerado um dos vilões das queimadas na Europa?
Nesse momento não entregue nenhum material extra, espere que os estudantes criem ideias genuínas com seus conhecimentos prévios.
Como adequar à sua realidade: Para o conteúdo ficar mais interessante para os alunos, você pode fazer uma pesquisa de manchetes de incêndios florestais em seu município ou arredores. A comparação entre as duas realidades podem trazer familiaridade do aluno com a temática envolvida.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou entregue em versão impressa aos grupos de no máximo 4 alunos. Os grupo terá que escrever um texto dissertativo relacionando as mudanças na paisagem das regiões do sul da Europa com o crescimento dos incêndios no últimos anos. Para o trabalho é interessante, que se possível, os alunos tenham acesso à internet para pesquisa. Caso isso não seja possível foi feito uma seleção de textos jornalísticos para subsidiar o trabalho.
Para você saber mais: As regiões do sul da Europa tinham, originariamente, a vegetação mediterrânea que tem características de uma flora xerófita com plantas adaptadas a suportarem longos períodos de estiagem. No entanto, grande parte dessa vegetação foi removida e trocada pela monocultura do eucalipto e do pinheiro bravo. Segundo vários especialistas, os incêndios florestais dos últimos anos tem relação direta com a troca da paisagem original, uma vez que, o eucalipto e o pinheiro bravo são plantas exóticas e não adaptadas às condições climáticas do mediterrâneo, ademais, são plantas oleaginosas o que as tornam altamente inflamáveis.
CAMARGO, João. Eucalipturgal, o ecocídio da floresta nacional. Disponivel em: <http://visao.sapo.pt/ambiente/opiniaoverde/joaocamargo/eucaliptugal-o-ecocidio-da-floresta-nacional=f752575>. Acesso em: 30 mar 2019.
DURO, Jacinto Silva. Portugal é o país com maior área de eucalipto. Disponível em: <https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/portugal-e-o-pais-com-maior-area-de-eucalipto-6816>. Acesso em: 30 mar 2019.
FILHO, Mamede. Incêndio em Portugal gera debate sobre o eucalipto, um dos motores econômicos do Brasil. BBC News. Disponivel em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40376855>. Acesso em 30 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a proposta da sistematização. Após a construção dos textos os alunos devem apresentar de forma breve os principais pontos do texto.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_17UND05
Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou E-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender as possíveis consequências da transformação da paisagem na Europa. A aula será organizada para ser síncrona, usando o Google Meet (ou Hangout, Skype, Zoom). Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp, outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou o e-mail. Nesta aula o valor Respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Comece mostrando o vídeo para os alunos. O pequeno vídeo é uma reportagem sobre os incêndios que atingiram o sul da Europa. Após a exibição da reportagem faça duas simples questões: Quais são os países afetados pelos incêndios? Quais as causas desses incêndios? Para facilitar a localização da região, utilize o mapa da região do Mediterrâneo. Tempo estimado 15 minutos.
Problematização
Para esta etapa envie a manchete para os alunos. De forma oral, faça as seguintes perguntas para os alunos: Qual é o problema indicado pelas manchetes? Quais os motivos para que o eucalipto seja considerado um dos vilões das queimadas na Europa? Nesse momento não entregue nenhum material extra, espere que os estudantes criem ideias genuínas com seus conhecimentos prévios. Tempo estimado 10 minutos.
Ação propositiva
Forme grupos de no máximo 4 alunos. O grupo terá que escrever um texto dissertativo relacionando as mudanças na paisagem das regiões do sul da Europa com o crescimento dos incêndios no últimos anos. Os alunos podem criar pelo WhatsApp ou criar grupos entre eles. Ao final, eles devem compartilhar suas produções com a turma. Tempo estimado 40 minutos.
Sistematização
Após a construção dos textos os alunos devem apresentar de forma breve os principais pontos do texto. Retome os objetivos de aprendizagem e finalize a aula. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a reportagem sobre a Europa. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lopes
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender as possíveis consequências da transformação da paisagem na Europa
Habilidade (s) da Base: (EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA