17896
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O papel geopolítico e econômico de Hong Kong no contexto asiático

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Compreender Hong Kong enquanto exemplo de colonização europeia, ao entendimento de um centro econômico e geopolítico na Ásia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_06UND03

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Problematização

Apresentação do tema da aula
Explique aos alunos que o objetivo desta aula é compreender Hong Kong enquanto exemplo de colonização europeia, ao entendimento de um centro econômico e geopolítico na Ásia. Explique aos alunos que Hong Kong é um bom exemplo de colonização europeia. A cidade foi ocupada pela Grã-Bretanha, no século XIX, após os episódios que ficaram conhecidos como Guerra do Ópio. Explique que a aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Comente que o valor "problematização" estará presente neste plano. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Para esta etapa, envie o arquivo de contextualização, disponível aqui. Grave um áudio para a turma, chame atenção dos alunos para as mudanças na paisagem da cidade que marcaram a influência ocidental. O modelo de desenvolvimento pautado no liberalismo econômico gerou uma economia desenvolvida e avançada ao longo do século XX e XXI, totalmente diferente do contexto chinês, que iniciou a abertura para economia de mercado a partir da década de 90 e vive o boom econômico chinês até os dias atuais. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Professor, envie o arquivo de problematização, disponível aqui. Questione os alunos: "Qual a importância estratégica de Hong Kong?". Espere que façam comentários pelo WhatsApp. Explique que Hong Kong construiu ao longo de sua história, até os dias atuais, uma relação e atuação nas atividades econômicas e geopolíticas para o ocidente, enquanto reduto de práticas capitalistas pautada pelo modelo desenvolvimentista. Incentive-os a discutir o tema. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Envie o arquivo que contém a atividade a ser realizada nesta etapa (disponível aqui). Divida a turma em duplas. Oriente os alunos a promoverem um debate conforme os passos:

     1. Reúnam em duplas, cada dupla receberá de maneira intercalada um tema.

     2. Distribua os temas: a) Defender a hipótese da volta de Hong Kong para o domínio do Reino Unido; b) Defender a hipótese de Hong Kong ser mantida sob domínio da China.

     3. Monte um argumento e exponha. Cada dupla terá um tempo para a produção, e para isso use o texto base “Porque Hong Kong é tão importante” e o mapa. Depois, cada dupla deverá expor a sala o argumento construído para um debate mais amplo.

Lembre os alunos que estamos fazendo um exercício hipotético e incentive-os a usar a criatividade. Incentive ainda, o respeito à opinião contrária, que são fundamentais para a produção do conhecimento. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Solicite que algumas duplas falem como foi o debate, retome a ideia do colonialismo europeu na Ásia, que ainda é uma questão muito latente na esfera da geopolítica. Pontue as apresentações, retomando a ideia inicial sobre o histórico do neocolonialismo europeu e sua influência no continente. Comente que atualmente EUA e China são protagonistas dos embates entre oriente e ocidente, seja em questões econômicas e/ou territoriais. Para finalizar, comente a importância da problematização, valor trabalhado nesta aula, questione os alunos como foi debater duas ideias divergentes.. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem sobre Singapura, disponível aquiA seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula em um debate com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_06UND03

(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas