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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Chuva ácida no mundo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Compreender o conceito de chuva ácida e suas consequências

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano serão discutidas as razões e as consequências da chuva ácida, além de instigar os alunos a analisarem a ação antrópica neste processo.

Materiais necessários: Uma folha de papel sulfite para cada dupla formada na sala.

Material complementar:

Imagens do plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UN4BryXawY9XxKW5xFNz2f8TwYTCxXdyjxftf7Np8VMgh3WZpGR8nQSRWK2T/geo6-11und02-imagens-do-plano.pdf

Para você saber mais:

FOGAÇA, J.R.V. Por que a chuva ácida corrói os monumentos históricos? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-chuva-acida-corroi-os-monumentos-historicos.htm>. Acesso em: 25 mar 2019.

SOUSA, R. Chuva Ácida. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chuvaacida.htm>.

Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam o conceito de precipitação e seu processo de formação.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que significa o termo corroer. Comente com os alunos que a corrosão é um tipo de destruição, de transformação. Diga à eles que a chuva pode transformar, destruir alguns determinados objetos e lugares.

Como adequar à sua realidade: As imagens de monumentos utilizadas na aula podem ser substituídas por imagens de monumentos da sua cidade, caso haja algum que tenha sofrido com a chuva ácida.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)

Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.

Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:

Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?

Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.

Para você saber mais:

Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)

Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.

Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:

Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?

Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.

Para você saber mais:

Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)

Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.

Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:

Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?

Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.

Para você saber mais:

Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta do slide.

Peça para os alunos sentarem em duplas e responderem à pergunta no caderno.

Se for preciso, volte na imagem do slide 3 para que consigam observar como a chuva ácida é formada e onde ela atinge. Mostre para os alunos as imagens do slide 7.

Os alunos devem encontrar consequências como: carros machados, rios afetados, morte de florestas e de alguns animais, construções corroídas, monumentos corroídos, destruição de plantações.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta do slide.

Peça para os alunos sentarem em duplas e responderem à pergunta no caderno.

Se for preciso, volte na imagem do slide 3 para que consigam observar como a chuva ácida é formada e onde ela atinge. Mostre para os alunos as imagens do slide 7.

Os alunos devem encontrar consequências como: carros machados, rios afetados, morte de florestas e de alguns animais, construções corroídas, monumentos corroídos, destruição de plantações.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Oriente a turma a continuar em duplas. Projete ou escreva a pergunta no quadro. Peça para as duplas, que a partir do que foi discutido, pense em opções para diminuir a chuva ácida. Caso seja necessário, projete novamente os slides 3 e 7 para que os alunos relembrem a discussão feita em sala.

Espera-se que os alunos pensem em soluções para reduzir a poluição atmosférica nas grandes cidades, diminuindo assim a acidez das chuvas: filtros nas indústrias, menos carros, tratamento de resíduos, maior controle de queimadas.

Para você saber mais:

RIBEIRO, Amarolina. Como diminuir a poluição do ar? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm>. Acesso em: 25 mar 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Peça para que os alunos elaborem em duplas um mapa conceitual sobre a chuva ácida. Entregue uma folha de sulfite para cada dupla. Explique para os alunos que um bom mapa conceitual possui uma pergunta central, que deve ser respondida através de conceitos abrangentes e conceitos específicos. Esses conceitos são ligados por verbos e ganham sentido de acordo com seu papel na resposta da pergunta focal. Para este mapa, é livre a organização do organograma pelos alunos, a imagem é apenas ilustrativa. Você pode apresentar aos alunos previamente alguns conceitos específicos, ou verbos de ligação para auxiliá-los no processo. A pergunta central é: “O que é a chuva ácida?”, à partir daí espera-se que eles apresentem causas, consequências e formas de minimizá-las.

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. Youtube, 2018 (8min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 08 abr 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano serão discutidas as razões e as consequências da chuva ácida, além de instigar os alunos a analisarem a ação antrópica neste processo.

Materiais necessários: Uma folha de papel sulfite para cada dupla formada na sala.

Material complementar:

Imagens do plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UN4BryXawY9XxKW5xFNz2f8TwYTCxXdyjxftf7Np8VMgh3WZpGR8nQSRWK2T/geo6-11und02-imagens-do-plano.pdf

Para você saber mais:

FOGAÇA, J.R.V. Por que a chuva ácida corrói os monumentos históricos? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-chuva-acida-corroi-os-monumentos-historicos.htm>. Acesso em: 25 mar 2019.

SOUSA, R. Chuva Ácida. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chuvaacida.htm>.

Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam o conceito de precipitação e seu processo de formação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que significa o termo corroer. Comente com os alunos que a corrosão é um tipo de destruição, de transformação. Diga à eles que a chuva pode transformar, destruir alguns determinados objetos e lugares.

Como adequar à sua realidade: As imagens de monumentos utilizadas na aula podem ser substituídas por imagens de monumentos da sua cidade, caso haja algum que tenha sofrido com a chuva ácida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)

Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.

Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:

Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?

Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.

Para você saber mais:

Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)

Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.

Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:

Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?

Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.

Para você saber mais:

Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)

Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.

Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:

Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?

Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.

Para você saber mais:

Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta do slide.

Peça para os alunos sentarem em duplas e responderem à pergunta no caderno.

Se for preciso, volte na imagem do slide 3 para que consigam observar como a chuva ácida é formada e onde ela atinge. Mostre para os alunos as imagens do slide 7.

Os alunos devem encontrar consequências como: carros machados, rios afetados, morte de florestas e de alguns animais, construções corroídas, monumentos corroídos, destruição de plantações.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta do slide.

Peça para os alunos sentarem em duplas e responderem à pergunta no caderno.

Se for preciso, volte na imagem do slide 3 para que consigam observar como a chuva ácida é formada e onde ela atinge. Mostre para os alunos as imagens do slide 7.

Os alunos devem encontrar consequências como: carros machados, rios afetados, morte de florestas e de alguns animais, construções corroídas, monumentos corroídos, destruição de plantações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Oriente a turma a continuar em duplas. Projete ou escreva a pergunta no quadro. Peça para as duplas, que a partir do que foi discutido, pense em opções para diminuir a chuva ácida. Caso seja necessário, projete novamente os slides 3 e 7 para que os alunos relembrem a discussão feita em sala.

Espera-se que os alunos pensem em soluções para reduzir a poluição atmosférica nas grandes cidades, diminuindo assim a acidez das chuvas: filtros nas indústrias, menos carros, tratamento de resíduos, maior controle de queimadas.

Para você saber mais:

RIBEIRO, Amarolina. Como diminuir a poluição do ar? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm>. Acesso em: 25 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Peça para que os alunos elaborem em duplas um mapa conceitual sobre a chuva ácida. Entregue uma folha de sulfite para cada dupla. Explique para os alunos que um bom mapa conceitual possui uma pergunta central, que deve ser respondida através de conceitos abrangentes e conceitos específicos. Esses conceitos são ligados por verbos e ganham sentido de acordo com seu papel na resposta da pergunta focal. Para este mapa, é livre a organização do organograma pelos alunos, a imagem é apenas ilustrativa. Você pode apresentar aos alunos previamente alguns conceitos específicos, ou verbos de ligação para auxiliá-los no processo. A pergunta central é: “O que é a chuva ácida?”, à partir daí espera-se que eles apresentem causas, consequências e formas de minimizá-las.

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. Youtube, 2018 (8min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 08 abr 2019.

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