10380
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Identificando trapézios e paralelogramos: medida de ângulos e paralelismo de lados

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre propriedades de quadriláteros

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.



Objetivos específicos

  • Identificar as principais características e propriedades dos quadriláteros.
  • Identificar os paralelogramos a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.
  • Identificar os trapézios a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.

Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever e borracha;
  • Lápis de cor;
  • Régua e transferidor;
  • Compasso para transferência de medidas (opcional);
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos para que, em duplas, falem com o colega sobre o paralelismo dos lados de um paralelogramo, o paralelismo dos lados de um trapézio, a medida dos ângulos de um paralelogramo e a medida dos ângulos de um trapézio. Após pensarem e discutirem sobre o assunto em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos retomem e discutam conceitos relacionados às características dos paralelogramos, trapézios, paralelismo e medidas de ângulos internos de quadriláteros.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
  • O que é paralelismo de lados de um quadrilátero? O que você sabe sobre as medidas dos ângulos internos de um quadrilátero?
  • Quais as principais características, no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados:
  • dos paralelogramos?
  • dos trapézios?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
  • O que são duas retas paralelas distintas?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
  • O que são duas retas paralelas distintas?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
  • O que são duas retas paralelas distintas?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as construções por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando tanto o paralelismo dos lados quanto as medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características. Enfatize junto aos estudantes o fato do paralelogramo também ser um trapézio, dando ênfase ao fato do trapézio possuir um par de lados paralelos.

Propósito: Retomar as propriedades dos paralelogramos e trapézios estudadas nesta aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Pode ser que os estudantes apresentem soluções incompletas, se isso ocorrer, pode-se solicitar que olhem a resolução dos demais colegas para comparar as diversas soluções, as quais se complementam. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.

Propósito: Verificar se o aluno identifica e constrói paralelogramos e trapézios considerando algumas de suas propriedades no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • Quais são as suas principais características dos paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
  • Quais quadriláteros você conseguiu construir? Quantas são as possibilidades?
  • Você conseguiu construir os quadriláteros solicitados? Os quadriláteros dos seus colegas de sala são idênticos ao seu? Qual os nomes dos seus quadriláteros?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.



Objetivos específicos

  • Identificar as principais características e propriedades dos quadriláteros.
  • Identificar os paralelogramos a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.
  • Identificar os trapézios a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.

Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever e borracha;
  • Lápis de cor;
  • Régua e transferidor;
  • Compasso para transferência de medidas (opcional);
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos para que, em duplas, falem com o colega sobre o paralelismo dos lados de um paralelogramo, o paralelismo dos lados de um trapézio, a medida dos ângulos de um paralelogramo e a medida dos ângulos de um trapézio. Após pensarem e discutirem sobre o assunto em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos retomem e discutam conceitos relacionados às características dos paralelogramos, trapézios, paralelismo e medidas de ângulos internos de quadriláteros.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
  • O que é paralelismo de lados de um quadrilátero? O que você sabe sobre as medidas dos ângulos internos de um quadrilátero?
  • Quais as principais características, no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados:
  • dos paralelogramos?
  • dos trapézios?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
  • O que são duas retas paralelas distintas?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
  • O que são duas retas paralelas distintas?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
  • O que são duas retas paralelas distintas?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
  • Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as construções por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando tanto o paralelismo dos lados quanto as medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características. Enfatize junto aos estudantes o fato do paralelogramo também ser um trapézio, dando ênfase ao fato do trapézio possuir um par de lados paralelos.

Propósito: Retomar as propriedades dos paralelogramos e trapézios estudadas nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Pode ser que os estudantes apresentem soluções incompletas, se isso ocorrer, pode-se solicitar que olhem a resolução dos demais colegas para comparar as diversas soluções, as quais se complementam. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.

Propósito: Verificar se o aluno identifica e constrói paralelogramos e trapézios considerando algumas de suas propriedades no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • Quais são as suas principais características dos paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
  • Quais quadriláteros você conseguiu construir? Quantas são as possibilidades?
  • Você conseguiu construir os quadriláteros solicitados? Os quadriláteros dos seus colegas de sala são idênticos ao seu? Qual os nomes dos seus quadriláteros?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano