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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Compreendendo a escala por meio da sensorialidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Compreender e perceber a escala cartográfica por meio de atividades sensoriais

Plano 05 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é que os alunos possam compreender a importância de uma mapa e de seus elementos cartográficos a partir da reprodução de mapas em 3D. Essa proposta possibilita aos alunos compreenderem com maior facilidade as informações contidas no mapa e identificarem do mesmo modo os elementos cartográficos nele contidos, uma vez que participam do processo de sua produção.

Materiais necessários: Providencie previamente mapas de material físico de diversas escalas cartográficas, do Brasil, de estados brasileiros e de municípios próximos à sua localidade, tinta 3D ou barbante, cola para isopor e tiras/pedaços de panos escuro, que possam vedar a visão dos alunos.

Material complementar:

Contextualização e Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqrMwUz3ec9cTzmUPbM97GJneTWW9Y9tkMCvFYvtdRqVcrrHQVGMnA5qQXsJ/ge06-08und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextos prévios:

Para o plano em questão, os alunos devem saber interpretar um mapa e compreender sua utilidade.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos ou escreva no quadro o tema a ser abordado na aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que compreendam melhor a escala enquanto um elemento cartográfico e que, para isso, farão uma atividade sensorial. Explique que a atividade tem como objetivo que os alunos percebam a escala cartográfica a partir do toque e tateamento de mapas, percebendo diferentes detalhamentos e tamanhos. Ao final, os alunos devem realizar as devidas associações dos detalhamentos e tamanhos com as escalas apresentadas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:

  • Quais as finalidades de um mapa?
  • O que pode ser representado num mapa?
  • O que é uma representação num mapa?

Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.

Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.

Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.

Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:

  • Quais as finalidades de um mapa?
  • O que pode ser representado num mapa?
  • O que é uma representação num mapa?

Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.

Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.

Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.

Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:

  • Quais as finalidades de um mapa?
  • O que pode ser representado num mapa?
  • O que é uma representação num mapa?

Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.

Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.

Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.

Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:

  • Quais as finalidades de um mapa?
  • O que pode ser representado num mapa?
  • O que é uma representação num mapa?

Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.

Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.

Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.

Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.

Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.

Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.

Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.

Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.

Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.

Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.

Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.

Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.

Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.

Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.

Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.

Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para a atividade sensorial, providencie antecipadamente mapas de diversas escalas cartográficas, do Brasil, de estados brasileiros e de municípios próximos à sua localidade. Esses mapas precisam, necessariamente, ser de material físico, podendo ser impresso em casa ou na escola, adquirido em livrarias, fotocopiados de prefeituras etc. No link a seguir, apresentamos algumas sugestões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqrMwUz3ec9cTzmUPbM97GJneTWW9Y9tkMCvFYvtdRqVcrrHQVGMnA5qQXsJ/ge06-08und05-acao-propositiva.pdf

Ainda em um processo anterior à aula, contorne as linhas limítrofes dos mapas com tinta 3D ou então com barbante, colando-o a partir de cola para isopor. Para a dinâmica, é interessante que tenha cerca de seis mapas.

Providencie também tiras/pedaços de panos escuro, que possam vedar a visão dos alunos.

Siga as instruções abaixo para a dinâmica em sala de aula:

1º Antecipadamente reserve uma sala e organize-a, dispondo os mapas sobre as mesas, organizadas no centro.

2º Em sala de aula, faça uma breve orientação aos alunos acerca do que será desenvolvido.

3º Selecione o primeiro grupo e entregue para cada membro um pedaço de pano.

4º Ao encaminhar os alunos para a outra sala, oriente-os a colocar a venda e os encaminhe em direção aos mapas. Oriente-os a tatear os mapas de modo que todos possam sentir todos os mapas ali dispostos, o seu tamanho, suas linhas limítrofes e outras informações disponíveis.

5º Deixe-os tatear os mapas. Organize o tempo de cada aluno de acordo com o número de alunos.

6º Questione-os se tatearam espaço de diferentes áreas e qual maior ou menor área em seguida, peça que tirem as vendas e observem os diferentes mapas que tatearam, identificando cada um deles.

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, faça um momento de socialização entre os alunos. Organize-os em “U” na sala de aula e realize as perguntas disponíveis no slide 11.

É provável que os alunos tenham tido certo estranhamento de estarem vendados durante uma atividade e que não tenham conseguido indicar com precisão qual dos mapas era maior. Espera-se que eles indiquem que, ao perceber que os mapas representavam áreas diferentes, percebam que a escala é determinante no tamanho e detalhamento de um mapa. Esclareça aos alunos que quanto maior a escala, menor o detalhamento, pois representa uma área maior; quanto menor a escala, mais próximo dos detalhes, pois há maior redução do espaço.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é que os alunos possam compreender a importância de uma mapa e de seus elementos cartográficos a partir da reprodução de mapas em 3D. Essa proposta possibilita aos alunos compreenderem com maior facilidade as informações contidas no mapa e identificarem do mesmo modo os elementos cartográficos nele contidos, uma vez que participam do processo de sua produção.

Materiais necessários: Providencie previamente mapas de material físico de diversas escalas cartográficas, do Brasil, de estados brasileiros e de municípios próximos à sua localidade, tinta 3D ou barbante, cola para isopor e tiras/pedaços de panos escuro, que possam vedar a visão dos alunos.

Material complementar:

Contextualização e Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqrMwUz3ec9cTzmUPbM97GJneTWW9Y9tkMCvFYvtdRqVcrrHQVGMnA5qQXsJ/ge06-08und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextos prévios:

Para o plano em questão, os alunos devem saber interpretar um mapa e compreender sua utilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos ou escreva no quadro o tema a ser abordado na aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que compreendam melhor a escala enquanto um elemento cartográfico e que, para isso, farão uma atividade sensorial. Explique que a atividade tem como objetivo que os alunos percebam a escala cartográfica a partir do toque e tateamento de mapas, percebendo diferentes detalhamentos e tamanhos. Ao final, os alunos devem realizar as devidas associações dos detalhamentos e tamanhos com as escalas apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:

  • Quais as finalidades de um mapa?
  • O que pode ser representado num mapa?
  • O que é uma representação num mapa?

Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.

Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.

Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.

Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:

  • Quais as finalidades de um mapa?
  • O que pode ser representado num mapa?
  • O que é uma representação num mapa?

Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.

Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.

Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.

Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:

  • Quais as finalidades de um mapa?
  • O que pode ser representado num mapa?
  • O que é uma representação num mapa?

Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.

Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.

Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.

Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:

  • Quais as finalidades de um mapa?
  • O que pode ser representado num mapa?
  • O que é uma representação num mapa?

Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.

Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.

Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.

Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.

Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.

Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.

Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.

Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.

Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.

Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.

Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.

Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.

Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.

Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.

Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.

Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para a atividade sensorial, providencie antecipadamente mapas de diversas escalas cartográficas, do Brasil, de estados brasileiros e de municípios próximos à sua localidade. Esses mapas precisam, necessariamente, ser de material físico, podendo ser impresso em casa ou na escola, adquirido em livrarias, fotocopiados de prefeituras etc. No link a seguir, apresentamos algumas sugestões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqrMwUz3ec9cTzmUPbM97GJneTWW9Y9tkMCvFYvtdRqVcrrHQVGMnA5qQXsJ/ge06-08und05-acao-propositiva.pdf

Ainda em um processo anterior à aula, contorne as linhas limítrofes dos mapas com tinta 3D ou então com barbante, colando-o a partir de cola para isopor. Para a dinâmica, é interessante que tenha cerca de seis mapas.

Providencie também tiras/pedaços de panos escuro, que possam vedar a visão dos alunos.

Siga as instruções abaixo para a dinâmica em sala de aula:

1º Antecipadamente reserve uma sala e organize-a, dispondo os mapas sobre as mesas, organizadas no centro.

2º Em sala de aula, faça uma breve orientação aos alunos acerca do que será desenvolvido.

3º Selecione o primeiro grupo e entregue para cada membro um pedaço de pano.

4º Ao encaminhar os alunos para a outra sala, oriente-os a colocar a venda e os encaminhe em direção aos mapas. Oriente-os a tatear os mapas de modo que todos possam sentir todos os mapas ali dispostos, o seu tamanho, suas linhas limítrofes e outras informações disponíveis.

5º Deixe-os tatear os mapas. Organize o tempo de cada aluno de acordo com o número de alunos.

6º Questione-os se tatearam espaço de diferentes áreas e qual maior ou menor área em seguida, peça que tirem as vendas e observem os diferentes mapas que tatearam, identificando cada um deles.

Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, faça um momento de socialização entre os alunos. Organize-os em “U” na sala de aula e realize as perguntas disponíveis no slide 11.

É provável que os alunos tenham tido certo estranhamento de estarem vendados durante uma atividade e que não tenham conseguido indicar com precisão qual dos mapas era maior. Espera-se que eles indiquem que, ao perceber que os mapas representavam áreas diferentes, percebam que a escala é determinante no tamanho e detalhamento de um mapa. Esclareça aos alunos que quanto maior a escala, menor o detalhamento, pois representa uma área maior; quanto menor a escala, mais próximo dos detalhes, pois há maior redução do espaço.

Slide Plano Aula

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