17887
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A relação entre o solo e a produção de alimentos

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Analisar a importância do solo na produção de alimentos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_05UND10

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, E-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de entender a importância dos solos, além da produção de um folder para divulgação científica. Para apresentar à turma o tema da aula e a proposta de atividade, envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica o seguinte desafio: "Vamos produzir um folder sobre a importância dos solos?".

Contextualização
A contextualização da aula deve aprofundar um pouco o entendimento sobre o conceito de solos. Para isso, envie à turma o vídeo “Aprenda mais sobre os solos” (disponível aqui) e peça que os estudantes façam em tópicos um resumo sobre as informações do vídeo. As perguntas a seguir podem ser usadas como um roteiro para esse resumo:
1) O vídeo afirma que o solo é um recurso natural não renovável, o que isso significa?
2) Quais são os problemas ambientais associados ao uso insustentável do solo?
3) Ao pensar sobre o uso do solo para a produção de alimentos, como o desperdício de alimentos pode intensificar os problemas ambientais e sociais?

Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação, originalmente proposta pelo plano de aula. A primeira adaptação necessária é que a atividade será realizada em duplas. Retome a apresentação do tema da aula e faça, primeiramente, um esclarecimento sobre o que é um folder. Esse esclarecimento pode ser feito pela gravação de um áudio, ou vídeo, mas lembre-se de enviar imagens ilustrativas. Depois, passe as orientações para a elaboração do folder. O tema do folder é a formação e a importância solo para o meio ambiente e para a nossa sobrevivência. Estimule-os a pensar sobre como podemos mostrar informações de forma objetiva e artística sobre a formação do solo, suas diferentes características físicas e até mesmo os fatores que contribuem para a sua formação. E como nós, indivíduos sociais, podemos contribuir para a diminuição de impactos ambientais no solo, somado ao combate ao desperdício de alimentos em nossas práticas cotidianas, seja em casa ou na escola. Explique aos alunos que é necessário produzir um folder de forma objetiva e criativa para a comunidade escolar. O folder deve ser, preferencialmente, construído por meio do software Canva. A vantagem do Canva é que já existem designs prontos com o formato de folder, o que certamente vai facilitar para os estudantes. Oriente os familiares a criarem uma conta gratuita no Canva e a compartilhar a produção com a dupla. Solicite também aos familiares que criem uma forma de comunicação entre a dupla, que pode ser feita por WhatsApp, e-mail ou videochamada. A orientação para a construção de folder usando o Canva está disponível aqui. Essa orientação, professor, pode ser compartilhada com os estudantes e com os familiares.

Sistematização
Vamos socializar os folders produzidos? A dupla deve enviar a você, primeiramente, o folder produzido. Caso seja necessário, professor, indique os pontos que precisam ser revistos. Após a finalização da revisão, compartilhe todos os folders com a turma. Isso pode ser feito por e-mail (com o envio um arquivo com todos os textos) ou com a organização de todos em pasta do Google Drive, compartilhada com os estudantes.

Convite às famílias
Convide às famílias a assistirem, junto com os estudantes, a uma videoaula, do Canal Futura, sobre solos. O vído está disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_05UND10

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas