Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, estudaremos sobre a importância do solo para os seres vivos e como as queimadas, o desmatamento e o lixo podem prejudicar o solo. Como atividade propositiva, desenvolveremos pequenos textos do gênero notícia sobre um dos seguintes problemas estudados no plano: queimadas, desmatamento e lixo.
Materiais necessários: Datashow. folha de papel A4, lápis, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, régua, texto do gênero notícia e imagens de jornal que sejam sobre queimadas, desmatamento ou lixo no solo. É importante que o texto seja escolhido e levado para a sala de aula pelo professor para que seja trabalhado o gênero correto. As imagens também devem ser levadas pelo professor e devem constar as seguintes informações: a manchete, o que, quando, onde, como e por que o fato ocorreu (em forma de tópicos), para que os alunos, trabalhando em duplas, possam desenvolver seus textos do gênero notícia.
Para você saber mais:
AUGUSTO, A. Jornal na sala de aula: leitura e assunto novo todo dia. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/324/leitura-de-jornal-na-sala-de-aula>. Acesso em: 23 abr 2019.
CAPECHE,C.L. Impactos das queimadas na qualidade do solo: degradação ambiental e manejo e conservação do solo e da água. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/956695/impactos-das-queimadas-na-qualidade-do-solo---degradacao-ambiental-e-manejo-e-conservacao-do-solo-e-agua>. Acesso em: 23 abr 2019.
O solo é vivo e responsável pelos serviços ecossistêmicos necessários à vida. Embrapa. Disponível em:
<https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/23945400/o-solo-e-vivo-e-responsavel-pelos-servicos-ecossistemicos-necessarios-a-vida>. Acesso em: 23 abril 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos reconheçam a existência de vida micro ou microrganismos no solo, a sua importância para o estabelecimento da vida humana e como algumas ações são prejudiciais ao seu equilíbrio.
Como parte da atividade também seria importante os alunos terem contato a reportagens de jornais e revistas e já conhecerem o gênero notícia previamente.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a importância do solo para os seres vivos e sobre como as queimadas, o desmatamento e o lixo podem prejudicar a qualidade do solo. Para desenvolver a aula será válido refletir sobre qual a importância do solo e se há vida nele. Por fim, será desenvolvida uma atividade com textos e imagens de jornal a fim de confeccionar o nosso texto jornalístico sobre o tema abordado na aula.
Como adequar à sua realidade: Se possível leve para sala de aula exemplos sobre o uso do solo na região onde a escola se situa, como tipo de agricultura desenvolvida, problemas relacionados ao solo como lixo e queimadas.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Numa conversa, pergunte à turma sobre a importância do solo para a sociedade. Muitos responderão que o solo é importante, pois as cidades se estabelecem nele e é dele que retiramos o nosso alimento seja pela atividade agrícola ou pecuarista, também retiramos riquezas minerais do solo. Aproveite para questionar se há vida no solo. Qual tipo de vida se estabelece nele? Explique que o solo cobre toda a superfície terrestre, tanto nos continentes quanto no fundo dos oceanos e que há diversos seres vivos, (micro ou macro organismos) que vivem nele e sobrevivem dele. A turma poderá citar como exemplos de vida no solo: bactérias, fungos, minhocas, formigas, aranhas, tatus e as plantas.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a imagem ou a imprima e peça para que os alunos observem. Pergunte quais os principais problemas presentes nas imagens.
- Quais imagens podem ser relacionadas a ação humana, atividades econômicas e ao uso inadequado e insustentável do solo?
- A partir das imagens podemos imaginar as consequências de cada um desses problemas para o solo e para os seres vivos?
Como adequar à sua realidade: Pesquise se em seu município há cartilha educativa de orientação à população sobre os usos do solo e suas consequências, em caso positivo leve para sala de aula para mostrar aos alunos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Comente com a turma que o jornal impresso ainda hoje é um dos principais meios de comunicação e foi fundamental para o desenvolvimento das outras formas de comunicação como as notícias e jornais on line. Explique que a notícia é o registro de um fato, sem comentários ou juízo de valor e interpretação.
Organize a turma em duplas, distribua uma notícia de jornal sobre o tema da aula e converse sobre as características e itens indispensáveis para produção de um texto desse gênero. Explique que no gênero notícia, o texto precisa ser escrito em 3° pessoa, ser objetivo e apresentar a descrição de fatos. Além disso, é necessário que o texto tenha os seguintes elementos: o que, quando, onde, como e por que o fato ocorreu. Já os elementos de apresentação da notícia são: manchete, lead (corresponde ao primeiro parágrafo e nele são expostas as informações mais importantes que tem a intenção de captar a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto), texto principal, informações adicionais, imagem, legenda e fonte. Leia o texto com a turma e assinale as características principais desse gênero no texto proposto.
Como sugestão você poderá utilizar o texto:
Desmatamento na Amazônia chega a quase 4 mil quilômetros quadrados, diz instituto. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/08/24/desmatamento-na-amazonia-chega-a-quase-4-mil-quilometros-quadrados-diz-instituto.ghtml>. Acesso em: 30 abr 2019.
Após ler o texto que foi distribuído à turma e de explicar as características do gênero notícia para os alunos, comente que este será o momento deles criarem sua própria notícia. Distribua imagens de jornais e informações básicas sobre essas imagens, não é para conter o texto, somente algumas informações para que as duplas desenvolvam seu próprio texto como: o que, quando, onde, como e por que o fato ocorreu, legenda e fonte da imagem também são necessários para que as duplas possam desenvolver a notícia. No entanto, a manchete e o lead deverão ser feitos pelos próprios alunos.
Como adequar à sua realidade: Seria interessante que os textos do gênero notícia retirados do jornal sobre o tema da aula retratem a realidade do município onde a escola se situa.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa as duplas de alunos analisarão os textos das outras duplas. Solicite que troquem seu texto com o dos colegas e peça para que cada dupla faça uma análise considerando os seguintes aspectos:
- Está escrito em 3º pessoa?
- É um texto objetivo e apresenta descrição de fatos?
- Possui os elementos necessários na construção do gênero notícia?
- De que forma ele contribuiu para a compreensão do tema da aula?
- Apresente uma sugestão para que o texto possa ser melhorado.
Peça para que os colegas deem sugestões para aprimorar os textos de forma colaborativa.
Após a conclusão da atividade, exponha os trabalhos em forma de varal de ideias no pátio ou em alguma área de grande circulação na escola.