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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Katrina: furacão poderoso

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre identificar locais de ocorrências e razões que levam a formação de furacões no mundo, avaliando suas consequências .

Plano 10 de 12 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá associar a intensidade dos eventos à ação antrópica no ambiente por meio da habilidade EF06GE13 que analisa as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

Assim, esse plano busca a compreensão de eventos extremos como furacões mapeando as principais áreas de ocorrência do fenômenos ao longo dos tempos.

Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão da formação, consequências e locais de ocorrência de furacões. A princípio contextualiza o evento a partir do furacão Katrina ocorrido na região do Golfo de México em agosto de 2005, atingindo a costa sudeste dos Estados Unidos, como sul da Flórida e Nova Orleans, cidade mais atingida pelo fenômeno. Após entender as principais consequências desse evento e sua formação, pretende-se mapear os principais locais de ocorrência. Os alunos devem pesquisar eventos de furacões no mundo e colocar por meio de legendas ou selos no mapa mundi. Essa atividade deve ser feita de maneira coletiva onde cada aluno colabora com um furacão no mapa. Se não puder realizar a pesquisa em sala de aula, você pode solicitar que cada aluno pesquise ao menos 3 furacões no mundo, nos últimos anos, em casa e tragam suas informações. No caso de repetições você poderá escolher outras localidades como exemplo.

Materiais necessários: Imagem de satélite do furacão Katrina; Imagem de inundação na cidade de Nova Orleans como consequência do furacão; Mapa-mundi grande ou globo terrestre.

Material complementar:

Imagens do Furacão Katrina:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qszmkz3ykYVUKfUZjG9ybuN4CUxMCRdvuPUkqyjZ6K6h9sCntGh4WDPEzFj7/geo6-03und10-imagens-furacao-katrina.pdf

Para você saber mais:

7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.

Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.

O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento sobre conceitos de clima e circulação de massas de ar.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide em voz alta.

Comente com os alunos que esse plano busca levá-los a entender os furacões.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Leia os slides e interprete as imagens apresentadas.

Na 1ª observa-se uma imagem de satélite do furacão Katrina que atingiu o litoral sudeste dos EUA em agosto de 2005. Na seguinte observa-se uma das principais consequências desse evento: inundações e enchentes que foram promovidas pelas fortes chuvas e pelo rompimento de um dique na cidade de Nova Orleans.

Esclareça aos alunos o que é um dique. O dique é uma obra de engenharia que tem como finalidade manter determinadas porções de terra secas. Ou seja, de impedir a passagem de água de mares, lagoas ou rios para porções secas, geralmente cidades ou estradas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento (pedras). No mar, próximo a costa de Nova Orleans havia um dique, uma barragem que foi rompida com a ação do furacão. Questione se os alunos ouviram falar nesse evento e o que souberam sobre.

Você pode questioná-los se sabem o que é furacão? Deixe que se expressem trazendo conhecimentos prévios.

Para você saber mais:

7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.

Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.

O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia os slides e interprete as imagens apresentadas.

Na 1ª observa-se uma imagem de satélite do furacão Katrina que atingiu o litoral sudeste dos EUA em agosto de 2005. Na seguinte observa-se uma das principais consequências desse evento: inundações e enchentes que foram promovidas pelas fortes chuvas e pelo rompimento de um dique na cidade de Nova Orleans.

Esclareça aos alunos o que é um dique. O dique é uma obra de engenharia que tem como finalidade manter determinadas porções de terra secas. Ou seja, de impedir a passagem de água de mares, lagoas ou rios para porções secas, geralmente cidades ou estradas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento (pedras). No mar, próximo a costa de Nova Orleans havia um dique, uma barragem que foi rompida com a ação do furacão. Questione se os alunos ouviram falar nesse evento e o que souberam sobre.

Você pode questioná-los se sabem o que é furacão? Deixe que se expressem trazendo conhecimentos prévios.

Para você saber mais:

7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.

Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.

O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a contextualização do evento com o exemplo do Furacão Katrina, questione os alunos se sabem como se formam os furacões e que outras consequências seriam comuns em casos como esses. Se necessário, retome as imagens dos slides anteriores para que visualizem e possam responder às questões. Deixe que eles expressem suas ideias sobre o assunto.

Para entender como esses fenômenos ocorrem, é necessário compreender a origem das chuvas, que se dá em dois estágios: primeiro, a vaporização das águas; depois, a condensação desse vapor, caindo novamente em forma de água. Quando isso ocorre nas águas quentes do oceano, com temperatura acima dos 27ºC, furacões podem ser formados.

Em geral, esse aquecimento das águas acontece em zonas tropicais, isto é, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, por isso, o fenômeno é classificado como ciclone tropical. Nessas latitudes, a água transforma-se em vapor e sobe aquecida do oceano para as nuvens, deixando a região atmosférica, próxima à superfície do mar, com uma pressão menor. Isso faz com que o ar frio, que possui uma pressão maior, invada o espaço desocupado pelo vapor que subiu. Com isso, o ar frio também se aquece e sobe em movimentos circulares. Já na alta atmosfera, o ar quente esfria-se e transforma-se em nuvem, formando um sistema de nuvens e ar em movimento. O calor do oceano e da água que evapora faz com que os ventos acelerem-se cada vez mais, formando uma corrente de ar que se desloca em um movimento circular, dando a aparência de cone para o furacão.

Quanto às consequências, a destruição começa quando os ventos avançam pelo litoral. Os furacões costumam destruir prédios, arrastar carros e arrancar árvores, mas tudo depende da velocidade dos ventos. De qualquer forma é comum a realocação de pessoas, inundações e catástrofes no local que atinge.

Para você saber mais:

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesse momento os alunos vão pesquisar os furacões que ocorreram em grande intensidade no mundo. Você vai precisar de um mapa-mundi grande ou o globo terrestre para que os alunos coloquem legendas no local de ocorrência dos eventos que eles encontrarem. Se não tiver esses materiais disponíveis, você pode desenhar um esboço dos continentes no quadro.

Se as pesquisas não puderem ser feitas em sala de aula, você pode solicitar aos alunos que a façam em casa e tragam os dados dos furacões encontrados, tais como, intensidade, local de ocorrência, data e efeitos. Oriente-os a criar/escolher uma legenda. Cada aluno deve selecionar um dos furacões pesquisado e colar a informação no mapa/globo terrestre ou quadro. Eles podem desenhar ou colar com fita adesiva ou cola, como se fosse um selo. Na legenda eles podem acrescentar as informações específicas de cada furacão. Se achar mais fácil, numere os furacões no mapa para identificá-los na legenda. Observe o exemplo do slide 7 de como você pode proceder para identificar os furacões no mapa do mundo.

Para você saber mais:

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento os alunos vão pesquisar os furacões que ocorreram em grande intensidade no mundo. Você vai precisar de um mapa-mundi grande ou o globo terrestre para que os alunos coloquem legendas no local de ocorrência dos eventos que eles encontrarem. Se não tiver esses materiais disponíveis, você pode desenhar um esboço dos continentes no quadro.

Se as pesquisas não puderem ser feitas em sala de aula, você pode solicitar aos alunos que a façam em casa e tragam os dados dos furacões encontrados, tais como, intensidade, local de ocorrência, data e efeitos. Oriente-os a criar/escolher uma legenda. Cada aluno deve selecionar um dos furacões pesquisado e colar a informação no mapa/globo terrestre ou quadro. Eles podem desenhar ou colar com fita adesiva ou cola, como se fosse um selo. Na legenda eles podem acrescentar as informações específicas de cada furacão. Se achar mais fácil, numere os furacões no mapa para identificá-los na legenda. Observe o exemplo do slide 7 de como você pode proceder para identificar os furacões no mapa do mundo.

Para você saber mais:

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, com o mapa localizando os furacões no mundo, deixe que os alunos se expressem a respeito dos questionamentos anteriores:

  • Que lugares há maior incidência de furacões e quais foram os de maior intensidade?

Oriente-os quando necessário para a comparação e análise dos eventos. Registre no quadro os apontamentos deles de forma a sistematizar o que foi estudado. Solicite que também registrem em seus cadernos.

Para você saber mais:

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá associar a intensidade dos eventos à ação antrópica no ambiente por meio da habilidade EF06GE13 que analisa as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

Assim, esse plano busca a compreensão de eventos extremos como furacões mapeando as principais áreas de ocorrência do fenômenos ao longo dos tempos.

Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão da formação, consequências e locais de ocorrência de furacões. A princípio contextualiza o evento a partir do furacão Katrina ocorrido na região do Golfo de México em agosto de 2005, atingindo a costa sudeste dos Estados Unidos, como sul da Flórida e Nova Orleans, cidade mais atingida pelo fenômeno. Após entender as principais consequências desse evento e sua formação, pretende-se mapear os principais locais de ocorrência. Os alunos devem pesquisar eventos de furacões no mundo e colocar por meio de legendas ou selos no mapa mundi. Essa atividade deve ser feita de maneira coletiva onde cada aluno colabora com um furacão no mapa. Se não puder realizar a pesquisa em sala de aula, você pode solicitar que cada aluno pesquise ao menos 3 furacões no mundo, nos últimos anos, em casa e tragam suas informações. No caso de repetições você poderá escolher outras localidades como exemplo.

Materiais necessários: Imagem de satélite do furacão Katrina; Imagem de inundação na cidade de Nova Orleans como consequência do furacão; Mapa-mundi grande ou globo terrestre.

Material complementar:

Imagens do Furacão Katrina:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qszmkz3ykYVUKfUZjG9ybuN4CUxMCRdvuPUkqyjZ6K6h9sCntGh4WDPEzFj7/geo6-03und10-imagens-furacao-katrina.pdf

Para você saber mais:

7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.

Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.

O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento sobre conceitos de clima e circulação de massas de ar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide em voz alta.

Comente com os alunos que esse plano busca levá-los a entender os furacões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Leia os slides e interprete as imagens apresentadas.

Na 1ª observa-se uma imagem de satélite do furacão Katrina que atingiu o litoral sudeste dos EUA em agosto de 2005. Na seguinte observa-se uma das principais consequências desse evento: inundações e enchentes que foram promovidas pelas fortes chuvas e pelo rompimento de um dique na cidade de Nova Orleans.

Esclareça aos alunos o que é um dique. O dique é uma obra de engenharia que tem como finalidade manter determinadas porções de terra secas. Ou seja, de impedir a passagem de água de mares, lagoas ou rios para porções secas, geralmente cidades ou estradas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento (pedras). No mar, próximo a costa de Nova Orleans havia um dique, uma barragem que foi rompida com a ação do furacão. Questione se os alunos ouviram falar nesse evento e o que souberam sobre.

Você pode questioná-los se sabem o que é furacão? Deixe que se expressem trazendo conhecimentos prévios.

Para você saber mais:

7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.

Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.

O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia os slides e interprete as imagens apresentadas.

Na 1ª observa-se uma imagem de satélite do furacão Katrina que atingiu o litoral sudeste dos EUA em agosto de 2005. Na seguinte observa-se uma das principais consequências desse evento: inundações e enchentes que foram promovidas pelas fortes chuvas e pelo rompimento de um dique na cidade de Nova Orleans.

Esclareça aos alunos o que é um dique. O dique é uma obra de engenharia que tem como finalidade manter determinadas porções de terra secas. Ou seja, de impedir a passagem de água de mares, lagoas ou rios para porções secas, geralmente cidades ou estradas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento (pedras). No mar, próximo a costa de Nova Orleans havia um dique, uma barragem que foi rompida com a ação do furacão. Questione se os alunos ouviram falar nesse evento e o que souberam sobre.

Você pode questioná-los se sabem o que é furacão? Deixe que se expressem trazendo conhecimentos prévios.

Para você saber mais:

7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.

Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.

O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a contextualização do evento com o exemplo do Furacão Katrina, questione os alunos se sabem como se formam os furacões e que outras consequências seriam comuns em casos como esses. Se necessário, retome as imagens dos slides anteriores para que visualizem e possam responder às questões. Deixe que eles expressem suas ideias sobre o assunto.

Para entender como esses fenômenos ocorrem, é necessário compreender a origem das chuvas, que se dá em dois estágios: primeiro, a vaporização das águas; depois, a condensação desse vapor, caindo novamente em forma de água. Quando isso ocorre nas águas quentes do oceano, com temperatura acima dos 27ºC, furacões podem ser formados.

Em geral, esse aquecimento das águas acontece em zonas tropicais, isto é, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, por isso, o fenômeno é classificado como ciclone tropical. Nessas latitudes, a água transforma-se em vapor e sobe aquecida do oceano para as nuvens, deixando a região atmosférica, próxima à superfície do mar, com uma pressão menor. Isso faz com que o ar frio, que possui uma pressão maior, invada o espaço desocupado pelo vapor que subiu. Com isso, o ar frio também se aquece e sobe em movimentos circulares. Já na alta atmosfera, o ar quente esfria-se e transforma-se em nuvem, formando um sistema de nuvens e ar em movimento. O calor do oceano e da água que evapora faz com que os ventos acelerem-se cada vez mais, formando uma corrente de ar que se desloca em um movimento circular, dando a aparência de cone para o furacão.

Quanto às consequências, a destruição começa quando os ventos avançam pelo litoral. Os furacões costumam destruir prédios, arrastar carros e arrancar árvores, mas tudo depende da velocidade dos ventos. De qualquer forma é comum a realocação de pessoas, inundações e catástrofes no local que atinge.

Para você saber mais:

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesse momento os alunos vão pesquisar os furacões que ocorreram em grande intensidade no mundo. Você vai precisar de um mapa-mundi grande ou o globo terrestre para que os alunos coloquem legendas no local de ocorrência dos eventos que eles encontrarem. Se não tiver esses materiais disponíveis, você pode desenhar um esboço dos continentes no quadro.

Se as pesquisas não puderem ser feitas em sala de aula, você pode solicitar aos alunos que a façam em casa e tragam os dados dos furacões encontrados, tais como, intensidade, local de ocorrência, data e efeitos. Oriente-os a criar/escolher uma legenda. Cada aluno deve selecionar um dos furacões pesquisado e colar a informação no mapa/globo terrestre ou quadro. Eles podem desenhar ou colar com fita adesiva ou cola, como se fosse um selo. Na legenda eles podem acrescentar as informações específicas de cada furacão. Se achar mais fácil, numere os furacões no mapa para identificá-los na legenda. Observe o exemplo do slide 7 de como você pode proceder para identificar os furacões no mapa do mundo.

Para você saber mais:

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento os alunos vão pesquisar os furacões que ocorreram em grande intensidade no mundo. Você vai precisar de um mapa-mundi grande ou o globo terrestre para que os alunos coloquem legendas no local de ocorrência dos eventos que eles encontrarem. Se não tiver esses materiais disponíveis, você pode desenhar um esboço dos continentes no quadro.

Se as pesquisas não puderem ser feitas em sala de aula, você pode solicitar aos alunos que a façam em casa e tragam os dados dos furacões encontrados, tais como, intensidade, local de ocorrência, data e efeitos. Oriente-os a criar/escolher uma legenda. Cada aluno deve selecionar um dos furacões pesquisado e colar a informação no mapa/globo terrestre ou quadro. Eles podem desenhar ou colar com fita adesiva ou cola, como se fosse um selo. Na legenda eles podem acrescentar as informações específicas de cada furacão. Se achar mais fácil, numere os furacões no mapa para identificá-los na legenda. Observe o exemplo do slide 7 de como você pode proceder para identificar os furacões no mapa do mundo.

Para você saber mais:

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, com o mapa localizando os furacões no mundo, deixe que os alunos se expressem a respeito dos questionamentos anteriores:

  • Que lugares há maior incidência de furacões e quais foram os de maior intensidade?

Oriente-os quando necessário para a comparação e análise dos eventos. Registre no quadro os apontamentos deles de forma a sistematizar o que foi estudado. Solicite que também registrem em seus cadernos.

Para você saber mais:

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

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