17878
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Consumo de energia elétrica

Plano de aula de Geografia com atividades para 5° ano do Fundamental sobre reconhecer atividades que consomem energia elétrica no seu cotidiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Canva.

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte vídeo, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual.
     - Aparelhos que menos gastam energia elétrica - disponível aqui.

Peça para destacarem os equipamentos que gastam menos energia elétrica.

Contextualização
Sugere-se que esta etapa da aula seja feita de maneira sincrônica. Apresente o slide/imagem do plano original e dialogue com os alunos de acordo com as orientações.

Problematização
Encaminhe aos alunos o slide a seguir:

 

Pergunte, de maneira assincrônica ou sincrônica, o que eles entendem da manchete da notícia. Peça que registrem as atividades que t?m realizado em casa, durante a quarentena, que envolvem o consumo de energia elétrica. Espera-se que os alunos compreendam que a permanência das pessoas em casa pode favorecer o aumento do consumo de energia elétrica.

Ação propositiva
A proposta para esta etapa é uma adaptação do plano original. Agora individualmente, a ideia é que investiguem e registrem, por meio de uma tabela, as atividades da casa, durante uma semana inteira, que consumem de energia elétrica e o tempo de uso de cada aparelho.

Veja o exemplo a seguir:

 

A ideia é que percebam quem é a pessoa da casa que realiza mais atividades que consomem energia elétrica e em qual dia da semana (finais de semana ou durante a semana).

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:

     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos criem um cartão virtual para homenagear aquele familiar que utiliza menos aparelhos que consomem energia elétrica na casa. Para montar o cartão virtual, sugere-se o uso do Canva.

Os alunos precisam:
     - Assistir ao tutorial: 
           - Como fazer um convite digital no celular – disponível aqui;
     - Escolher as palavras que serão utilizadas levando em conta que não se trata de um convite de aniversário, mas de um cartão de parabenização;
     - Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos: 
     - Conceitos tarifários: demanda e consumo - disponível aqui;
     - Dicas de economia de energia - disponível aqui;
     - Casa eficiente - disponível aqui.

Leiam juntos:
     - Coronavírus: veja dicas de como evitar desperdício de energia elétrica durante pandemia - disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_07UND06

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas