17878
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Consumo de energia elétrica

Plano de aula de Geografia com atividades para 5° ano do Fundamental sobre reconhecer atividades que consomem energia elétrica no seu cotidiano.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis e texto do plano.

Material complementar:

Texto da problematização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gM6Scym53fpuJZYR2Anfa7xpgDsX2aYVeEgDq353ZS9PDeP2YW4pZcDT4eHC/geo5-07und06-problematizacao-texto.pdf

Para você saber mais:

Consumo consciente de energia: https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia acesso em 4 de abril de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Você consegue imaginar seu dia a dia sem energia elétrica?”

e “Você acha que você consome muita energia elétrica?”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a manchete e as informações do slide com os alunos. Pergunte: “Você acha que isso acontece na sua casa?”. Espere por respostas. Converse com os alunos sobre quais atividades eles fazem quando ficam em casa de férias.

A notícia completa está disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/01/09/interna_gerais,1020055/saiba-como-economizar-energia-em-casa-durante-as-ferias.shtml

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Incentive os estudantes orientando-os a conversarem refletirem se usarem o celular eles consomem energia elétrica e, também, se quando brincam com amigos de esconde-esconde ou pique-pega, eles gastam energia elétrica. Ao apresentar estas questões você incentiva os alunos a refletirem sobre suas atividades cotidianas e a relação delas com o consumo de energia elétrica. Então entregue o texto da problematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gM6Scym53fpuJZYR2Anfa7xpgDsX2aYVeEgDq353ZS9PDeP2YW4pZcDT4eHC/geo5-07und06-problematizacao-texto.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente os alunos a pensarem nas atividades deles em um dia de aula e em um dia de férias. Eles devem escrever as atividades no caderno e definir se a atividade consome ou não consome energia elétrica. Por exemplo: ir para a escola, não gasta energia elétrica; mexer no celular, gasta energia elétrica.

Então oriente os alunos a verificar em qual dia (dia de aula ou de férias) que eles realizam mais atividades que consomem energia elétrica.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos para falarem se eles consomem mais energia no dia de aula ou no dia de férias. Pergunte: “Você acha que em todo o país essa realidade de gasto de energia elétrica é igual?”. Você pode usar esta aula como introdução ao tema de consumo consciente de energia elétrica, usando as atividades relatadas na ação propositiva, você pode trabalhar atitudes para diminuir o gasto de energia elétrica individual.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis e texto do plano.

Material complementar:

Texto da problematização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gM6Scym53fpuJZYR2Anfa7xpgDsX2aYVeEgDq353ZS9PDeP2YW4pZcDT4eHC/geo5-07und06-problematizacao-texto.pdf

Para você saber mais:

Consumo consciente de energia: https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia acesso em 4 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Você consegue imaginar seu dia a dia sem energia elétrica?”

e “Você acha que você consome muita energia elétrica?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a manchete e as informações do slide com os alunos. Pergunte: “Você acha que isso acontece na sua casa?”. Espere por respostas. Converse com os alunos sobre quais atividades eles fazem quando ficam em casa de férias.

A notícia completa está disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/01/09/interna_gerais,1020055/saiba-como-economizar-energia-em-casa-durante-as-ferias.shtml

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Incentive os estudantes orientando-os a conversarem refletirem se usarem o celular eles consomem energia elétrica e, também, se quando brincam com amigos de esconde-esconde ou pique-pega, eles gastam energia elétrica. Ao apresentar estas questões você incentiva os alunos a refletirem sobre suas atividades cotidianas e a relação delas com o consumo de energia elétrica. Então entregue o texto da problematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gM6Scym53fpuJZYR2Anfa7xpgDsX2aYVeEgDq353ZS9PDeP2YW4pZcDT4eHC/geo5-07und06-problematizacao-texto.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente os alunos a pensarem nas atividades deles em um dia de aula e em um dia de férias. Eles devem escrever as atividades no caderno e definir se a atividade consome ou não consome energia elétrica. Por exemplo: ir para a escola, não gasta energia elétrica; mexer no celular, gasta energia elétrica.

Então oriente os alunos a verificar em qual dia (dia de aula ou de férias) que eles realizam mais atividades que consomem energia elétrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos para falarem se eles consomem mais energia no dia de aula ou no dia de férias. Pergunte: “Você acha que em todo o país essa realidade de gasto de energia elétrica é igual?”. Você pode usar esta aula como introdução ao tema de consumo consciente de energia elétrica, usando as atividades relatadas na ação propositiva, você pode trabalhar atitudes para diminuir o gasto de energia elétrica individual.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano