Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha avulsa e material complementar do plano
Material complementar:
Ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZBArenkGVz7GpwcctWPsQqbnpBDqtEHufaCSnRrWeZ2QQeT4TYf6AZfV22W/geo5-04und02-lista-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS, de Julio Cesar de Lima Ramires. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/12156/7320 acesso em: 27/05/2019
Contextos prévios: É interessante que esse plano de aula, bem como os demais referentes a habilidade EF05GE04 sejam desenvolvidos após a habilidade EF05GE03, ou pelo menos após o plano de aula GEO5_3UND03, que aborda especificamente sobre o Espaço Urbano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos ou escreva no quadro. Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês conhecem alguém que more em algum prédio? Como é esse prédio? Onde ele fica?”, “Você já entrou em um prédio alto? E já foi até qual andar?”
Para você saber mais:
O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS, de Julio Cesar de Lima Ramires. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/12156/7320 acesso em: 27/05/2019
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos. Em seguida, escreva no quadro a questão: Por que se constrói prédios altos nas grandes cidades?
Dialogue com os alunos sobre a presença de prédios altos nas grandes cidades e como isso vem mudando o modo de vida das pessoas.
É possível que os alunos coloquem questões sobre segurança, lazer, localização etc, que funcionam como justificativas da busca desse tipo de moradia nas cidades.
Em seguida, você pode fazer mediações sobre os vários fatores envolvidos no fenômeno de verticalização nas/das grandes cidades, como por exemplo especulação imobiliária e influência de tendências arquitetônicas internacionais.
Como adequar à sua realidade: Você pode pesquisar o prédio mais alto na sua região e usá-lo como exemplo para os alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Espere por algumas respostas. Comente que uma das explicações para a verticalização nas grandes cidades do espaço é a falta dele.
Questione os alunos se conhecem os grandes prédios. Questione-os sobre o que podemos entender por grandes prédios, ou seja, se referem a altura, se são prédios altos, a área interna, ou ainda ao espaço externo, de infra estrutura. Se há grandes prédios que servem apenas de moradia ou se há grandes prédios nas grandes cidades que são apenas comerciais.
Debata se os prédios aparecem principalmente onde existem poucos espaços de terra, como nos centros das cidades. Por exemplo, se em um terreno onde há a casa de uma família for construído um prédio com 8 apartamentos, mais 7 famílias podem morar no mesmo espaço de terra.
Dialogue também sobre o modo de vida das pessoas que moram possivelmente nos grandes prédios e compare com o modo de vida do campo.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Dialogue com os alunos que os grandes prédios são construídos não apenas pela economia de espaço, mas, assim como templos e palácios do passado, os grandes prédios também chamados de arranha-céus são considerados símbolos do poder econômico de uma cidade ou de um país. Eles não só definem o horizonte, como ajudam a definir a identidade da uma cidade. Em alguns casos, arranha-céus excepcionalmente altos foram construídos não por necessidade, mas para ajudar a definir a identidade e de projeção do poder da cidade onde foi construído.
Apresente aos alunos a lista dos prédios mais altos do Brasil desde 1924, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZBArenkGVz7GpwcctWPsQqbnpBDqtEHufaCSnRrWeZ2QQeT4TYf6AZfV22W/geo5-04und02-lista-da-acao-propositiva.pdf
Peça aos alunos para responderem às seguintes perguntas no caderno (não escreva as respostas esperadas no quadro):
1- Qual a cidade que mais teve o prédio mais alto do Brasil? Resposta esperada: São Paulo-SP;
2- Todos os prédios da lista são chamadas de arranha céu? Quais são? Resposta esperada: Não, só os edifícios a partir de 1947;
3- Existe alguma característica comum entre os locais em que os prédios foram construídos? Qual? Resposta esperada: Sim, são grandes cidades;
4- Vocês já viram prédios nas áreas rurais, ou seja, no campo do município? Resposta pessoal
Espera-se que os alunos identifiquem que os grandes prédios estão presentes nas grandes cidades e simbolizam poder econômico.
A presença de grandes prédios não evidencia a relação entre cidade e campo, mas pode inferir informações sobre as relações entre cidades em uma rede urbana.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Distribua uma folha avulsa para cada aluno. Peça para eles desenharem uma vista de cima de uma grande cidade com vários prédios.
Construa um mural com os desenhos dos alunos.