Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_16GEO07
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, esquadros, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADES COMPLEMENTARES (comentado na Atividade principal)
Aquecimento
Pode ser usado como apoio às orientações.
Atividade principal
A atividade principal trata de um jogo de cartas para relacionar quadriláteros às suas características. Você pode suprimir essa atividade ou adaptá-la. Como foco da aula remota, sugerimos o uso das Atividades complementares. Grave um vídeo com orientações e encaminhe o slide da Sistematização do conceito para apoiar a realização das questões da atividades complementares. Há três itens para resolução, você pode optar por todas ou algumas. O documento impresso é editável. Caso seja possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período)
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadriláteros (link 1), congruência de triângulos (link 2), paralelas e transversais (link 3) . Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/quadrilaterals-and-polygons
https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angle/angles-between-lines/v/angles-formed-by-parallel-lines-and-transversals
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Retome algumas respostas dos alunos para fazer seu feedback que pode ser gravado (áudio ou vídeo).. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Grave um áudio, vídeo ou registro escrito como feedback ( https://myhomestudio.com.br/ ). Solicite que os alunos resolvam também o Raio X e não esqueça de realizar discussões para alinhar as aprendizagens dos alunos.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use nas orientações e retome nas discussões
Encerramento
xxxx
Raio X
Proponha a realização do Raio X, após discussões das atividades complementares.
Convite às famílias
Pode-se discutir sobre quadriláteros. Quais tipos? Quais características? Quais denominações?
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_16GEO07
(EF08MA14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
AULA 09
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes