Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, post its (três cores variadas), fita adesiva.
Material complementar:
Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQxwWqkw4vQherNw7VcTKbuemQ6J6RkKs9WURSgF64pZEX7nfj4avUU4bfjh/geo5-02und10-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Aspectos culturais da Região Sul
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturasul.php
Cultura da Região Sul
https://www.todamateria.com.br/cultura-da-regiao-sul/
Contextos prévios: Regiões do Brasil, Região sul, cultura, aspectos culturais brasileiros.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula solicitando que os alunos e alunas leiam em conjunto e em voz alta o tema da aula. Faça questionamentos iniciais como: Vocês conhecem a cultura do Brasil? Alguém conhece ou já ouviu falar na região Sul do Brasil? Você conhece algum aspecto da região Sul brasileira? Que aspectos são esses? E sobre as culturas da Região Sul, alguém já ouviu falar ou conhece algo?
Para você saber mais:
Região Sul - Culturas do Sul
http://regiao-sul.info/cultura-do-sul.html
Culturas da Região Sul
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-sul.htm
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Peça para que os alunos e alunas façam a leitura em conjunto do trecho do texto disponível no slide. Imprima o texto e entregue aos alunos para facilitar a leitura. Em seguida, faça alguns questionamentos de identificação do texto como: Qual o título do texto? Qual o tema do assunto do texto? Sobre o que esse texto fala?
Em seguida, faça questionamentos mais específicos sobre o tema da aula. A cultura da Região Sul do Brasil foi influenciada por quem? De onde vieram esses imigrantes? Quais são os estados da região Sul do Brasil?
Para você saber mais:
Região Sul
http://www.postalbrasil.com.br/ct/cultura/conheca-a-cultura-da-regiao-sul-do-brasil
Região Sul - Danças típicas
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Nesta etapa, realize a seguinte conversa com os alunos e alunas: No texto lido, vocês puderam identificar que as culturas da Região Sul foi fortemente influenciada pelas culturas de imigrantes de outros continentes e países, principalmente o continente europeu. A cultura diversificada dessa região seu deu em conta da vinda de muitos estrangeiros na época da colonização do Brasil, entre eles, italianos, alemães, ucranianos e poloneses. Assim como na Região Sul do Brasil, outras regiões apresentam influências culturais de outros países, introduzidas a partir da colonização do Brasil por estrangeiros.
Finalize a mediação com a seguinte pergunta: Considerando que as culturas da Região Sul foram fortemente influenciadas por diferentes culturas trazidas por imigrantes de diversos países, como você percebe, no seu local de vivência, a influência cultural de outros países?
Para você saber mais:
Culturas europeias no Brasil
http://cultura.culturamix.com/regional/cultura-europeia-no-brasil
Culturas da Região Sul
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida a turma em três grupos, onde cada um deverá representar um dos estados da Região Sul, sendo eles: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Imprima os textos disponível em Material Complementar e entregue-os às suas respectivas equipes. Em seguida, oriente aos grupos que identifique os aspectos culturais presentes nos estados da Região Sul do país identificados no texto e transcreva-os para post its. É interessante que cada equipe utilize uma cor diferente de post it.
Material complementar:
Ação Propositiva
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQxwWqkw4vQherNw7VcTKbuemQ6J6RkKs9WURSgF64pZEX7nfj4avUU4bfjh/geo5-02und10-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Aspectos culturais: Região Sul
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm
Região Sul do Brasil
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Imprima o mapa dos estados da Região Sul disponíveis em Material Complementar no tamanho de papel A3 para melhor utilização ou reproduza-os em slide. Depois, distribua os mapas para suas respectivas equipes, de acordo com o estado da Região Sul do qual analisaram o texto na etapa anterior.
Em seguida, solicite aos grupos que façam uma apresentação oral dos elementos que identificaram no texto e colem os post its com os aspectos transcritos no mapa do Estado ao qual se referem fazendo uma breve explanação do que compreenderam acerca destes elementos.
Material complementar:
Para você saber mais:
Região Sul
https://escolakids.uol.com.br/geografia/regiao-sul.htm
Região Sul