Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, cartolina, pincel para escrever e pincéis para desenhar.
Material complementar:
Contextualização
Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nWccn5gQJC5HPvRhwZjb7gp4afvCEcwwZZbSwHMkCQfdUNjvmWS8SCWBkHUg/geo5-02und09-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Aspectos culturais da região norte
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm
Cultura do Norte
https://www.todamateria.com.br/cultura-do-norte/
Contextos prévios: Cultura, cultura brasileira.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta ou solicitando que a turma o faça em conjunto. Em seguida, pergunte a eles se conhecem algum aspecto da cultura da Região Norte. Você pode estimular a turma a responder o questionamento, indicando que tipos de aspectos podem ser referentes à cultura, como comidas típicas, festejos, religião e pontos turísticos.
Para você saber mais:
Cultura da Região Norte
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-norte.htm
Aspectos culturais da Região Norte
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturanorte.php
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Peça para que os alunos e alunas assistam ao vídeo disponível no tópico Para você saber mais e faça alguns questionamentos: Vocês sabem o que este vídeo representa? Vocês já viram algo parecido com o festival apresentado no vídeo em algum lugar? Do que trata esse vídeo? Vocês conseguem observar alguma informação nessas imagens? Já ouviram falar no Festival de Parintins? E no Boi Garantido e no Boi Caprichoso? Será que fazem parte da cultura da Região Norte do Brasil?
Após isso, peça para que leiam o texto no tópico Material Complementar, o qual você deverá imprimir um para cada aluno da turma ou para duplas e trios. Você pode ainda duplicar o texto numa mesma folha, para economizar papel.
Material complementar:
Contextualização
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kjQsrnCyrcrUaa2B7386EQjYv7AVartF7m24H5rN95XPB8ssKVeUS7WU8Cce/geo5-02und09-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Charlotte em Parintins
https://www.youtube.com/watch?v=P4lG9Y4TvWw
Conheça as manifestações culturais da região Norte do Brasil
http://www.postalbrasil.com.br/ct/cultura/conheca-a-cultura-da-regiao-norte-do-brasil
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Observe que, no texto impresso e lido pela turma, há diversos aspectos culturais da Região Norte do Brasil descritos. Dentre eles, a culinária nortista, por exemplo, se apresenta como aspecto cultural bastante presente em outras regiões do país. Se observarmos, o açaí e o peixe são alimentos que, embora preparados de outras formas, são facilmente encontrados em outros locais. Sendo assim, pergunte aos alunos: Que aspectos da cultura da Região Norte você observa no seu lugar de vivência?
Para você saber mais:
Aspectos culturais da região Norte
https://www.resumoescolar.com.br/geografia-do-brasil/aspectos-culturais-da-regiao-norte/
Eventos festivos na Região Norte atraem muitos turistas: veja 4 opções
https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2017-09-26/regiao-norte-eventos.html
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa, imprima o texto no Material complementar e oriente os alunos a identificar aspectos da Região Norte do Brasil. Com a turma dividida em cinco grupos, divida cada tópico para cada equipe: festas, danças, culinária, artesanato e lendas e mitos. Após a leitura dos textos pelos grupos, os alunos deverão elaborar um cartaz com a identificação dos aspectos da região norte identificados por eles e que sejam percebidos em seus lugares de vivência. Pode ser em forma de texto ou em forma de desenho.
Material complementar:
Ação Propositiva
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nWccn5gQJC5HPvRhwZjb7gp4afvCEcwwZZbSwHMkCQfdUNjvmWS8SCWBkHUg/geo5-02und09-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Região Norte - Danças típicas
http://dancas-tipicas.info/regiao-norte.html
Música Festival de Parintins
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Na última etapa, os grupos deverão apresentar as suas produções para o restante da turma. Peça para que, ao apresentarem suas produções, os alunos façam comentários sobre a cultura da Região Norte, assim como relatem, nos casos possíveis, aspectos que observam que estão presentes no cotidiano do local de vivência deles, fazendo uma relação com o contexto em que estão inseridos e a cultura nortista.
Para você saber mais:
A cultura no Norte do Brasil: características gerais
https://cultura.culturamix.com/curiosidades/a-cultura-no-norte-do-brasil-caracteristicas-gerais
Teaser do longa doc “Parintins - o palco do mundo”