17874
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Cultura Brasileira: o Nordeste

Plano de aula de Geografia com atividades para 5° ano do Fundamental sobre identificar elementos da cultura nordestina

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina, cola, impressões.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RES9HczBRvnyW7QXPTdP66BYZfrCWVKezvWw75AUngJgvdVSfDPTpxsaJHsZ/geo5-02und08-contextualizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4g2snv4RFaTGYnrDBe3sbeYXbuFUQYXMhMMxkWTsMCrqtDbyfYN9HXbQcjs/geo5-02und08-acao-propositiva.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fwkMq2jSNeWqXhTXubEJ8TAtKyTGnk5Rhsre5fSvC25uvNPbRjrpe4kGyfsc/geo5-02und08-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Cultura do Nordeste - Projeto Pedagógico

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/cultura-nordesteprojeto-pedagogico.htm

Cultura do Nordeste

https://www.todamateria.com.br/cultura-do-nordeste/

Contextos prévios: Região Nordeste, cultura.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta ou pedindo para que a turma leia em conjunto. Faça perguntas como: Vocês sabem o que é cultura? O que é cultura? Vocês sabem algo sobre a região nordestina? Conhecem alguém da região Nordeste? E sobre a cultura do Nordeste, vocês sabem alguma coisa?

Para você saber mais:

Cultura nordestina #1

https://www.youtube.com/watch?v=ioPwjyN9tT0

Cultura nordestina #2

https://www.youtube.com/watch?v=UyT_HogvCck

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie esta etapa pedindo para que a turma leia o trecho do texto de Patativa do Assaré e, após isso, identifique junto da turma as informações sobre a fonte do texto. Faça perguntas como: Vocês conhecem Patativa do Assaré? Já ouviram falar sobre Patativa do Assaré? Lendo o texto, vocês notaram alguma palavra que nunca escutaram? Vocês acham que esse texto se refere a quem? Sobre que local ou lugar Patativa do Assaré se refere no texto? Quem seria a personagem do texto e em que local deve morar?

Em seguida, utilize o texto disponível no link Material complementar. Você deverá imprimir uma cópia para cada aluno ou se preferir uma cópia para duplas ou trios. Você pode ainda diminuir o tamanho da fonte do texto e duplicar ele na mesma página para economizar papel.

Peça para que os alunos leiam o texto e façam observações sobre as características culturais da região Nordeste. Pergunte a eles se eles já conheciam algum desses aspectos.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RES9HczBRvnyW7QXPTdP66BYZfrCWVKezvWw75AUngJgvdVSfDPTpxsaJHsZ/geo5-02und08-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Diversidade cultural

https://www.todamateria.com.br/diversidade-cultural/

Alunos alagoanos aprofundam o estudo do cordel na sala de aula

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35216

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Inicie a Problematização lendo o seguinte caso para a turma: “Wescley, que mora na cidade do Rio de Janeiro, ganhou um novo vizinho, o Luiz Gonzaga. Luiz nasceu em Recife e foi morar no Rio, pois os pais foram transferidos pela empresa em que trabalham para lá. Com o passar do tempo e ao visitar a casa de Luiz, o garoto Wescley percebeu que a família de Luiz tinha costumes culturais diferentes dos que as pessoas do Rio de Janeiro têm. Por exemplo, no café da manhã, a família de Luiz sempre prepara alimentos como tapioca, canjica e pamonha. Outra coisa observada por Wescley foi que a família de Luiz gosta muito de ouvir e dançar forró”.

Após a leitura, indague os alunos e alunas: Pensando na história de Wescley e Luiz, que aspectos da cultura nordestina estão presentes no seu lugar de vivência?

Para você saber mais:

Escola homenageia literatura nordestina em festa de São João

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/escola-homenageia-literatura-nordestina-em-festa-de-sao-joao.ghtml

Aspectos culturais da região Nordeste

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Imprima uma cópia do texto disponível no tópico Material complementar e recorte a tabela disponível. Divida a sala em grupos e entregue para cada equipe um tópico do texto. A divisão da sala deve acontecer de acordo com a quantidade de alunos e tópicos disponíveis.

Após isso, peça para que realizem a leitura para o grupo e identifiquem aspectos sobre as características culturais da região Nordeste. Esses registros deverão ser realizados por escrito no caderno deles.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4g2snv4RFaTGYnrDBe3sbeYXbuFUQYXMhMMxkWTsMCrqtDbyfYN9HXbQcjs/geo5-02und08-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Cultura da Região Nordeste

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htm

Cultura nordestina: conheça os pontos principais

http://www.nordestebrasileiro.com.br/cultura-nordestina/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta última etapa, você deverá imprimir o mapa da região Nordeste do Brasil disponível no tópico Material complementar em tamanho A3 para cada grupo. Após imprimir, recorte o mapa por estado, criando um quebra-cabeça para as equipes montarem.

Após isso, entregue as peças do mapa para as equipes e peça para que eles escrevam sobre as peças características que identificaram nos pequenos textos sobre a região nordeste. Ao final, cada grupo deverá montar no quadro da sala ou em um cartaz o seu mapa, apresentando as características estudadas por eles.

Material complementar:
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fwkMq2jSNeWqXhTXubEJ8TAtKyTGnk5Rhsre5fSvC25uvNPbRjrpe4kGyfsc/geo5-02und08-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Cultura popular nordestina

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/cultura-popular-nordestina/48613

Cultura nordestina - o preconceito é quebrado quando as pessoas passam a vivenciar

https://www.brasildefato.com.br/2018/09/19/cultura-nordestina-or-o-preconceito-e-quebrado-quando-as-pessoas-passam-a-vivenciar/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina, cola, impressões.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RES9HczBRvnyW7QXPTdP66BYZfrCWVKezvWw75AUngJgvdVSfDPTpxsaJHsZ/geo5-02und08-contextualizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4g2snv4RFaTGYnrDBe3sbeYXbuFUQYXMhMMxkWTsMCrqtDbyfYN9HXbQcjs/geo5-02und08-acao-propositiva.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fwkMq2jSNeWqXhTXubEJ8TAtKyTGnk5Rhsre5fSvC25uvNPbRjrpe4kGyfsc/geo5-02und08-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Cultura do Nordeste - Projeto Pedagógico

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/cultura-nordesteprojeto-pedagogico.htm

Cultura do Nordeste

https://www.todamateria.com.br/cultura-do-nordeste/

Contextos prévios: Região Nordeste, cultura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta ou pedindo para que a turma leia em conjunto. Faça perguntas como: Vocês sabem o que é cultura? O que é cultura? Vocês sabem algo sobre a região nordestina? Conhecem alguém da região Nordeste? E sobre a cultura do Nordeste, vocês sabem alguma coisa?

Para você saber mais:

Cultura nordestina #1

https://www.youtube.com/watch?v=ioPwjyN9tT0

Cultura nordestina #2

https://www.youtube.com/watch?v=UyT_HogvCck

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie esta etapa pedindo para que a turma leia o trecho do texto de Patativa do Assaré e, após isso, identifique junto da turma as informações sobre a fonte do texto. Faça perguntas como: Vocês conhecem Patativa do Assaré? Já ouviram falar sobre Patativa do Assaré? Lendo o texto, vocês notaram alguma palavra que nunca escutaram? Vocês acham que esse texto se refere a quem? Sobre que local ou lugar Patativa do Assaré se refere no texto? Quem seria a personagem do texto e em que local deve morar?

Em seguida, utilize o texto disponível no link Material complementar. Você deverá imprimir uma cópia para cada aluno ou se preferir uma cópia para duplas ou trios. Você pode ainda diminuir o tamanho da fonte do texto e duplicar ele na mesma página para economizar papel.

Peça para que os alunos leiam o texto e façam observações sobre as características culturais da região Nordeste. Pergunte a eles se eles já conheciam algum desses aspectos.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RES9HczBRvnyW7QXPTdP66BYZfrCWVKezvWw75AUngJgvdVSfDPTpxsaJHsZ/geo5-02und08-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Diversidade cultural

https://www.todamateria.com.br/diversidade-cultural/

Alunos alagoanos aprofundam o estudo do cordel na sala de aula

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35216

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Inicie a Problematização lendo o seguinte caso para a turma: “Wescley, que mora na cidade do Rio de Janeiro, ganhou um novo vizinho, o Luiz Gonzaga. Luiz nasceu em Recife e foi morar no Rio, pois os pais foram transferidos pela empresa em que trabalham para lá. Com o passar do tempo e ao visitar a casa de Luiz, o garoto Wescley percebeu que a família de Luiz tinha costumes culturais diferentes dos que as pessoas do Rio de Janeiro têm. Por exemplo, no café da manhã, a família de Luiz sempre prepara alimentos como tapioca, canjica e pamonha. Outra coisa observada por Wescley foi que a família de Luiz gosta muito de ouvir e dançar forró”.

Após a leitura, indague os alunos e alunas: Pensando na história de Wescley e Luiz, que aspectos da cultura nordestina estão presentes no seu lugar de vivência?

Para você saber mais:

Escola homenageia literatura nordestina em festa de São João

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/escola-homenageia-literatura-nordestina-em-festa-de-sao-joao.ghtml

Aspectos culturais da região Nordeste

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Imprima uma cópia do texto disponível no tópico Material complementar e recorte a tabela disponível. Divida a sala em grupos e entregue para cada equipe um tópico do texto. A divisão da sala deve acontecer de acordo com a quantidade de alunos e tópicos disponíveis.

Após isso, peça para que realizem a leitura para o grupo e identifiquem aspectos sobre as características culturais da região Nordeste. Esses registros deverão ser realizados por escrito no caderno deles.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4g2snv4RFaTGYnrDBe3sbeYXbuFUQYXMhMMxkWTsMCrqtDbyfYN9HXbQcjs/geo5-02und08-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Cultura da Região Nordeste

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htm

Cultura nordestina: conheça os pontos principais

http://www.nordestebrasileiro.com.br/cultura-nordestina/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta última etapa, você deverá imprimir o mapa da região Nordeste do Brasil disponível no tópico Material complementar em tamanho A3 para cada grupo. Após imprimir, recorte o mapa por estado, criando um quebra-cabeça para as equipes montarem.

Após isso, entregue as peças do mapa para as equipes e peça para que eles escrevam sobre as peças características que identificaram nos pequenos textos sobre a região nordeste. Ao final, cada grupo deverá montar no quadro da sala ou em um cartaz o seu mapa, apresentando as características estudadas por eles.

Material complementar:
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fwkMq2jSNeWqXhTXubEJ8TAtKyTGnk5Rhsre5fSvC25uvNPbRjrpe4kGyfsc/geo5-02und08-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Cultura popular nordestina

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/cultura-popular-nordestina/48613

Cultura nordestina - o preconceito é quebrado quando as pessoas passam a vivenciar

https://www.brasildefato.com.br/2018/09/19/cultura-nordestina-or-o-preconceito-e-quebrado-quando-as-pessoas-passam-a-vivenciar/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano