17872
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Desigualdade de acesso e uso às redes da internet

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Analisar dados estatísticos que evidenciam as desigualdades de acesso e uso às redes sociais e internet e elaborar um gráfico de setores

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Helena Tunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar dados estatísticos que evidenciam as desigualdades de acesso e uso das redes sociais e internet, e elaborar um gráfico de setores. Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 4 ou 5 grupos. O número de grupos vai variar de acordo com o número de alunos da sua turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. No primeiro momento, apresente o mapa e levante o conhecimento dos estudantes sobre a representação cartográfica denominada anamorfose. Esse tipo de representação cartográfica, bastante utilizada para a representação de informações quantitativas sobre um dado fenômeno, deforma o tamanho da área representada (nesse caso, o tamanho da área dos países) proporcionalmente à intensidade do fenômeno representado. Acesse os planos de aulas para mais informações sobre o conteúdo. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Explique que o desafio será conhecer e construir um gráfico de setores evidenciando a desigualdade de acesso à internet por região do mundo. Pergunte se eles conhecem esse tipo de gráfico e aproveite para explicá-lo, se necessário. Tempo estimado de 5 minutos.

Ação propositiva
Envie aos alunos o arquivo para a Ação propositiva, disponível aqui. Este momento da aula será dividida em 2 partes. Na primeira, os estudantes serão apresentados ao gráfico de setores. Provavelmente, eles já o conhecem, pois são bem populares em jornais impressos ou revistas. Mas, como eles irão construir um gráfico, é importante que entendam sua dimensão matemática e o tipo de informação representada por ele. Na segunda parte, os estudantes, organizados em grupos, irão construir um gráfico de setores a partir de informação estatística de acesso à rede mundial de computadores por região do mundo, em 2017. Professor, acesse o plano de aula, em que há informações para explicar aos alunos, via WhatsApp, como criar esse tipo de gráfico. Tempo estimado de 35 minutos.

Sistematização
Finalizada a elaboração dos gráficos, é hora de expor os trabalhos. Organize com a turma para todos enviarem fotos de suas produções via WhatsApp. Expostos os trabalhos, faça uma leitura coletiva das informações. O gráfico evidencia a construção da ideia das desigualdades de acesso à internet no mundo. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre internet disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_14UND04

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas