17871
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Fluxos migratórios mundiais contemporâneos

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Identificar os principais fluxos migratórios contemporâneos no mundo e, a partir dessas informações, elaborar uma representação esquemática (croquis)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Helena Tunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_14UND03

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Desigualdades sociais.

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é identificar os principais fluxos migratórios contemporâneos no mundo e, a partir dessas informações, elaborar uma representação esquemática (croquis). Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em trios. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada nele, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor "desigualdades sociais" estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie para os alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. Essa é uma boa hora para o levantamento prévio dos conhecimentos dos estudantes sobre o fenômeno da migração. Comente, a partir da escuta sensível do que foi apresentado pelos estudantes, que a migração é o deslocamento da população que pode ser dentro de um país ou entre países diferentes. Explique também que o fenômeno migratório envolve o deslocamento não forçado, ou seja, que tenha sido feito sem nenhuma obrigatoriedade seja por questões de violência, aprisionamento ou risco de vida. Professor, use o plano de aula para te ajudar a aprofundar o conteúdo. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Explique que vamos primeiro conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos internacionais e que depois utilizaremos essas informações para a representação esquemática no mapa-múndi em forma de croqui. Caso seja possível, mostre aos estudantes alguns exemplos de croquis para que eles entendam as características dessa representação esquemática. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Disponibilize para os alunos dois arquivos: "Mapa Mundi Mudo Politico", disponível aqui; e "Principais fluxos migratórios contemporâneos", disponível aqui. A primeira parte consiste na leitura do texto de apoio que identifica os principais fluxos migratórios contemporâneos. Oriente os estudantes a elaborarem um esquema no caderno com o nome dos países envolvidos e algumas palavras-chave para identificação do contexto do fluxo migratório. No mapa-múndi mudo e com a ajuda do Atlas Geográfico, peça aos estudantes que localizem e marquem à lápis os países envolvidos nos fluxos migratórios indicados no texto. Peça agora que eles elaborem um croqui destacando os fluxos migratórios com imagens pictóricas (ilustrações, formas geométricas, esquemas) para cada fluxo no mapa-múndi. Como se trata de uma representação esquemática, é importante usar cores para diferenciar ou destacar o que considerarem mais relevante. Por fim, ainda que o croqui não seja uma representação que exija a linguagem cartográfica completa, peça aos grupos para elaborarem um título para os croquis. Quando finalizado, eles devem enviar suas produções para todos via WhatsApp. Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
Finalizada a elaboração dos croquis, é hora de expor os trabalhos. Comente as produções dos alunos, este é um bom momento para rever o objetivo de aprendizagem e tirar dúvidas. Tempo estimado de 10 minutos.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem o documentário sobre a China, disponível aquiAssim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_14UND03

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas