17871
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Fluxos migratórios mundiais contemporâneos

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Identificar os principais fluxos migratórios contemporâneos no mundo e, a partir dessas informações, elaborar uma representação esquemática (croquis)

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Helena Tunes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva identificar os principais fluxos migratórios mundiais contemporâneos e elaborar uma representação esquemática, também denominada de croquis, com base nessas informações.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, roteiro da Ação Propositiva e mapa mundi mudo.

Materiais Complementares:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf

Mapa mundi mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf

Para você saber mais:

Migração no Mundo. Disponível em: http://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/MIGRA%C3%87%C3%83O-NO-MUNDO.pdf. Acesso em 28/03/19.

Migrações no Brasil e no Mundo. Disponível em: https://www.politize.com.br/trilhas/migracoes-brasil-mundo/. Acesso em 01/04/19.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em trios. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos e elaborar uma representação esquemática na forma de um croqui no mapa múndi político.

Como adequar à sua realidade: Comente que o fenômeno migratório ocorre em todas as escalas geográficas. A aula analisa as migrações na escala global, mas certamente esse fenômeno também ocorre(u) na escala nacional e muito provavelmente na escala regional (região de inserção do município) ou local (do município). Caso conheça algum fluxo migratório (nacional ou internacional) para a sua região, essa é uma boa hora para comentar sobre ele.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre o que são fluxos migratórios e conheça aspectos atuais da geopolítica mundial com destaque para as regiões que apresentam hoje conflitos sociais ou políticos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Neste momento, projete o esquema aos alunos. Caso não tenha projetor, você pode imprimir ou mesmo copiar no quadro o esquema do slide. Essa é uma boa hora para o levantamento prévio dos conhecimentos dos estudantes sobre o fenômeno da migração. Comente, a partir da escuta sensível do que foi apresentado pelos estudantes, que a migração é o deslocamento da população que pode ser dentro de um país ou entre países diferentes. Explique também que o fenômeno migratório envolve o deslocamento não forçado, ou seja, que tenha sido feito sem nenhuma obrigatoriedade seja por questões de violência, aprisionamento ou risco de vida. Portanto tráfico de escravos e deslocamento por refúgio não são migrações. Por fim, explique que as migrações envolvem fatores de repulsão do local de saída e de atração do local de chegada do migrante. No esquema estão registrados os principais motivos, mas certamente há outros que podem ser levantados pelos próprios estudantes.

Material complementar

Organograma para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/reWqcSuME5HVVj26wZt38yEGRNhwYaZ7nymwnBrBPqnj3paQS5Q8bqSHWKa5/geo9-14und03-contextualizacao-organograma.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a problematização central da aula. Explique que vamos primeiro conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos internacionais e que depois utilizaremos essas informações para a representação esquemática no mapa múndi em forma de croqui. Caso seja possível, mostre aos estudantes alguns exemplos de croquis para que eles entendam as características dessa representação esquemática. No Para Saiba Mais há algumas indicações interessantes.

Para Saber Mais:

Em croquis a turma inventa paisagens. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2130/em-croquis-a-turma-inventa-paisagens. Acesso em 28/03/19.

Croqui. Disponível em: https://geo05144.wordpress.com/2014/12/08/croqui/. Acesso em 28/03/19.

Criando croquis em sala de aula. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/blog/20743-criando-croquis-na-aula-de-cartografia.html. Acesso em 28/03/19.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em trios. A primeira parte consiste na leitura do texto de apoio que identifica os principais fluxos migratórios contemporâneos. Oriente os estudantes a elaborarem um esquema no caderno com o nome dos países envolvidos e algumas palavras-chave para identificação do contexto do fluxo migratório. No mapa mundi mudo e com a ajuda do Atlas Geográfico peça aos estudantes que localizem e marquem à lápis os países envolvidos nos fluxos migratórios indicados no texto. Peça agora que eles elaborem um croqui destacando os fluxos migratórios com imagens pictóricas (ilustrações, formas geométricas, esquemas) para cada fluxo no mapa mundi. Como se trata de uma representação esquemática é importante usar cores para diferenciar ou destacar o que considerarem mais relevante. Por fim, ainda que o croqui não é uma representação que exija a linguagem cartográfica completa, peça aos grupos para elaborarem um título para os croquis.

Material complementar

Texto da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf

Mapa mundi mudo da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em trios. A primeira parte consiste na leitura do texto de apoio que identifica os principais fluxos migratórios contemporâneos. Oriente os estudantes a elaborarem um esquema no caderno com o nome dos países envolvidos e algumas palavras-chave para identificação do contexto do fluxo migratório. No mapa mundi mudo e com a ajuda do Atlas Geográfico peça aos estudantes que localizem e marquem à lápis os países envolvidos nos fluxos migratórios indicados no texto. Peça agora que eles elaborem um croqui destacando os fluxos migratórios com imagens pictóricas (ilustrações, formas geométricas, esquemas) para cada fluxo no mapa mundi. Como se trata de uma representação esquemática é importante usar cores para diferenciar ou destacar o que considerarem mais relevante. Por fim, ainda que o croqui não é uma representação que exija a linguagem cartográfica completa, peça aos grupos para elaborarem um título para os croquis.

Material complementar

Texto da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf

Mapa mundi mudo da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalizada a elaboração dos croquis é hora de expor os trabalhos. Organize com a turma um espaço de exposições na sala ou no corredor da sala para que esse material possa ficar disponível aos estudantes dessa turma ou de outras turmas da escola. Como se trata de uma produção própria dos estudantes, certamente eles ficarão bastante orgulhosos do material exposto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva identificar os principais fluxos migratórios mundiais contemporâneos e elaborar uma representação esquemática, também denominada de croquis, com base nessas informações.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, roteiro da Ação Propositiva e mapa mundi mudo.

Materiais Complementares:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf

Mapa mundi mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf

Para você saber mais:

Migração no Mundo. Disponível em: http://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/MIGRA%C3%87%C3%83O-NO-MUNDO.pdf. Acesso em 28/03/19.

Migrações no Brasil e no Mundo. Disponível em: https://www.politize.com.br/trilhas/migracoes-brasil-mundo/. Acesso em 01/04/19.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em trios. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos e elaborar uma representação esquemática na forma de um croqui no mapa múndi político.

Como adequar à sua realidade: Comente que o fenômeno migratório ocorre em todas as escalas geográficas. A aula analisa as migrações na escala global, mas certamente esse fenômeno também ocorre(u) na escala nacional e muito provavelmente na escala regional (região de inserção do município) ou local (do município). Caso conheça algum fluxo migratório (nacional ou internacional) para a sua região, essa é uma boa hora para comentar sobre ele.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre o que são fluxos migratórios e conheça aspectos atuais da geopolítica mundial com destaque para as regiões que apresentam hoje conflitos sociais ou políticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Neste momento, projete o esquema aos alunos. Caso não tenha projetor, você pode imprimir ou mesmo copiar no quadro o esquema do slide. Essa é uma boa hora para o levantamento prévio dos conhecimentos dos estudantes sobre o fenômeno da migração. Comente, a partir da escuta sensível do que foi apresentado pelos estudantes, que a migração é o deslocamento da população que pode ser dentro de um país ou entre países diferentes. Explique também que o fenômeno migratório envolve o deslocamento não forçado, ou seja, que tenha sido feito sem nenhuma obrigatoriedade seja por questões de violência, aprisionamento ou risco de vida. Portanto tráfico de escravos e deslocamento por refúgio não são migrações. Por fim, explique que as migrações envolvem fatores de repulsão do local de saída e de atração do local de chegada do migrante. No esquema estão registrados os principais motivos, mas certamente há outros que podem ser levantados pelos próprios estudantes.

Material complementar

Organograma para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/reWqcSuME5HVVj26wZt38yEGRNhwYaZ7nymwnBrBPqnj3paQS5Q8bqSHWKa5/geo9-14und03-contextualizacao-organograma.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a problematização central da aula. Explique que vamos primeiro conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos internacionais e que depois utilizaremos essas informações para a representação esquemática no mapa múndi em forma de croqui. Caso seja possível, mostre aos estudantes alguns exemplos de croquis para que eles entendam as características dessa representação esquemática. No Para Saiba Mais há algumas indicações interessantes.

Para Saber Mais:

Em croquis a turma inventa paisagens. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2130/em-croquis-a-turma-inventa-paisagens. Acesso em 28/03/19.

Croqui. Disponível em: https://geo05144.wordpress.com/2014/12/08/croqui/. Acesso em 28/03/19.

Criando croquis em sala de aula. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/blog/20743-criando-croquis-na-aula-de-cartografia.html. Acesso em 28/03/19.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em trios. A primeira parte consiste na leitura do texto de apoio que identifica os principais fluxos migratórios contemporâneos. Oriente os estudantes a elaborarem um esquema no caderno com o nome dos países envolvidos e algumas palavras-chave para identificação do contexto do fluxo migratório. No mapa mundi mudo e com a ajuda do Atlas Geográfico peça aos estudantes que localizem e marquem à lápis os países envolvidos nos fluxos migratórios indicados no texto. Peça agora que eles elaborem um croqui destacando os fluxos migratórios com imagens pictóricas (ilustrações, formas geométricas, esquemas) para cada fluxo no mapa mundi. Como se trata de uma representação esquemática é importante usar cores para diferenciar ou destacar o que considerarem mais relevante. Por fim, ainda que o croqui não é uma representação que exija a linguagem cartográfica completa, peça aos grupos para elaborarem um título para os croquis.

Material complementar

Texto da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf

Mapa mundi mudo da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em trios. A primeira parte consiste na leitura do texto de apoio que identifica os principais fluxos migratórios contemporâneos. Oriente os estudantes a elaborarem um esquema no caderno com o nome dos países envolvidos e algumas palavras-chave para identificação do contexto do fluxo migratório. No mapa mundi mudo e com a ajuda do Atlas Geográfico peça aos estudantes que localizem e marquem à lápis os países envolvidos nos fluxos migratórios indicados no texto. Peça agora que eles elaborem um croqui destacando os fluxos migratórios com imagens pictóricas (ilustrações, formas geométricas, esquemas) para cada fluxo no mapa mundi. Como se trata de uma representação esquemática é importante usar cores para diferenciar ou destacar o que considerarem mais relevante. Por fim, ainda que o croqui não é uma representação que exija a linguagem cartográfica completa, peça aos grupos para elaborarem um título para os croquis.

Material complementar

Texto da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf

Mapa mundi mudo da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalizada a elaboração dos croquis é hora de expor os trabalhos. Organize com a turma um espaço de exposições na sala ou no corredor da sala para que esse material possa ficar disponível aos estudantes dessa turma ou de outras turmas da escola. Como se trata de uma produção própria dos estudantes, certamente eles ficarão bastante orgulhosos do material exposto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano