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Plano de aula - Distribuição da população no continente asiático

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre elaborar um mapa temático abordando a distribuição da população no continente asiático

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Helena Tunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_14UND02

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é elaborar um mapa temático abordando a distribuição da população no continente asiático. Comente com os alunos que nesta aula eles irão analisar a distribuição da população no continente asiático e produzirão um mapa temático. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor "desigualdades sociais" estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie para os alunos o arquivo disponível aqui. Aproveite esse primeiro momento para explicar, se julgar necessário, o conceito de população absoluta (população total do país) e população relativa, ou densidade demográfica (relação habitantes por km²). Peça para eles visualizarem o mapa do continente asiático. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Peça os alunos para visualizarem o mapa "Distribuição Demográfica dos Países". Explique aos estudantes que esse mapa representa a distribuição da população mundial e que esse é um dado relativo (ou seja porcentual, pois significa a quantidade da população do mundo por países). Peça atenção especial ao continente asiático, recorte territorial dessa aula. Provavelmente, os estudantes irão notar o destaque dos países da China e Índia que perfazem juntos mais do que 25% (ou ¼) da população mundial. Diga aos estudantes que a problemática da aula é analisar e representar os dados da população do continente asiático em um mapa temático. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Agora é a hora da mão na massa! No nosso caso, de planejar e elaborar o mapa da população do continente asiático. Distribua entre os trios a tabela com o dado estatístico da população asiática por países. Ela está disponível no material complementar. Distribua o mapa-múndi da Ásia, que também está disponível no material complementar. Explique aos estudantes que essa informação é de 2017 e que com base nela será produzido um mapa temático da população asiática por continentes. Assim como o mapa projetado na problematização, os estudantes devem escolher 5 cores de lápis de cor (não se esqueça que em mapas temáticos com tema único a legenda deve ser construída com base na intensidade do fenômeno, assim oriente os estudantes a escolherem 5 cores sequenciais da paleta de cores. Caso tenha dúvidas sobre isso, consulte a orientação que está no "Para você saber mais") variando de uma cor mais fria para a cor mais quente (a cor fria será usada para os países de menor população e a cor mais quente para os países de maior população). Oriente os alunos sobre a legenda (ou seja, os intervalos que serão usados para o registro no mapa). A partir daí é solicitar que os estudantes pintem a área do país do mapa de acordo com o tamanho da população. Após a finalização da parte da pintura, lembre que eles devem completar a informação do mapa com título, legenda e orientação (pode ser registrada com o norte geográfico). Quando finalizado, eles devem enviar seus mapas para todos via WhatsApp. Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
Com os mapas prontos, faça uma análise coletiva nas informações representadas. É importante que os estudantes percebam a grande diferença na distribuição da população no continente. Comente com eles que essa diferença se justifica pelas disparidades econômicas e também por questões naturais (áreas montanhosas como Nepal, áreas com grande parte cobertura de gelo como a Rússia, áreas desérticas como na Arábia Saudita). Se for possível, finalize a aula comentando sobre a importância dos mapas temáticos e na facilidade de leitura da informação estatística registrada no mapa. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem o documentário sobre a China, disponível aquiAssim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_14UND02

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.


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