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Plano de aula - Desigualdade socioeconômica no continente europeu

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre elaborar e interpretar gráficos de barras a partir de dados socioeconômicos do continente europeu

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Helena Tunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e portal do IBGE

Valor trabalhado
Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é elaborar e interpretar gráficos de barras a partir de dados socioeconômicos do continente europeu. Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Caso a turma ainda não tenha um grupo no WhatsApp, crie um. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. Explique à turma, pelo WhatsApp, que esta aula está focada no continente europeu, e que o objetivo é analisar a desigualdade socioeconômica no continente a partir da elaboração e da interpretação de um gráfico de barras. Aproveite este primeiro momento para explicar, se julgar necessário, o conceito de desigualdade socioeconômica. É importante que os estudantes entendam que a palavra desigualdade não é sinônimo apenas de diferença, pois na desigualdade está implícita a ideia de uma relação entre duas partes. No caso desta aula, a relação se dá entre os diferentes países do continente europeu. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Questione os alunos: "Partindo da ideia de que a desigualdade socioeconômica é inerente ao sistema capitalista, como esse fenômeno se manifesta no continente europeu?". Incentive-os a enviar mensagens. É importante esclarecer aos estudantes o motivo da escolha do continente europeu como recorte regional para esta aula. Essa escolha deriva da relativa aparência de riqueza e de alto desenvolvimento humano no continente europeu que, apesar de ser fato, não garante que o fenômeno da desigualdade não se manifeste lá. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Agora, os alunos irão colocar a mão na massa. A primeira parte consiste na escolha de 3 países do continente europeu. Para que a atividade atinja seu objetivo, oriente os estudantes a escolherem países com histórias e desenvolvimentos diferentes. Para isso, você pode sugerir que a escolha seja feita a partir dos pontos cardeais, por exemplo: um país do Sul da Europa, um do Norte e outro do Leste europeu. Assim, garantirá a diversidade que a atividade exige. A segunda etapa é o acesso ao Portal Países do IBGE, disponível aqui. Os alunos podem usar o documento disponível aqui, caso não tenham acesso à internet. A terceira etapa é a pesquisa e o registro dos dados de PIB e IDH dos 3 países selecionados pelo grupo. A navegação no Portal Países do IBGE é bem fácil, basta clicar no território do país escolhido que as informações estatísticas são abertas. Deixe claro que esta aula está trabalhando especificamente com os dados sociais (IDH) e econômicos (PIB). O registro dos dados deve ser feito no roteiro disponível no link acima. A quarta etapa é a organização do gráfico no papel milimetrado. Oriente os estudantes a usarem uma folha para cada gráfico. No papel milimetrado, os estudantes devem traçar os dois eixos do gráfico (eixo X e Y, conforme indicado na imagem). No eixo X deve ser registrado o nome dos 3 países escolhidos pela dupla. Oriente-os a deixarem 2 cm de distância entre uma marcação e outra. No eixo Y serão registrados o intervalo numéricos dos dados. No caso do gráfico 1 (de PIB), esse intervalo será de milhões de dólares; no gráfico 2 (de IDH), o intervalo será de números decimais. A sugestão é que você estabeleça um intervalo padrão e apresente-o para as duplas registrarem no gráfico. A última etapa é o registro da informação estatística no gráfico e o traçado da barra, indo do eixo X até a marcação do registro do dado estatístico. Para finalizar a elaboração do gráfico, lembre os estudantes da necessidade de elaboração de um título, da legenda dos eixo (eixo X será de países e eixo Y, dados estatísticos; gráfico 1: milhões de dólares, e gráfico 2: número) e de pintar as barras do gráfico para que fique bem caprichado. Tempo estimado de 45 minutos.

Sistematização
Finalizada a elaboração dos gráficos, é hora de interpretá-los e socializar as conclusões. Peça que as duplas enviem os gráficos prontos à turma, e sinalize as principais conclusões sobre a manifestação da desigualdade socioeconômica no continente europeu. Certamente a fala dos estudantes irá variar muito conforme a seleção de países, mas é importante que apareça entre os gráficos o registro da desigualdade econômica a partir da comparação dos PIBs, e da desigualdade social a partir da comparação dos IDHs. Provavelmente, a maior diferença aparecerá no gráfico do PIB, já que o continente europeu possui países que estão entre os líderes mundiais, como Alemanha, França e Inglaterra, principalmente. Professor, finalize retomando os objetivos da aula. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem ao documentário sobre a Europa disponível aquiAssim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_14UND01

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.


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