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Plano de aula > Geografia > 9º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Desigualdade socioeconômica no continente europeu

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre elaborar e interpretar gráficos de barras a partir de dados socioeconômicos do continente europeu

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Helena Tunes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva elaborar e interpretar gráficos de barra sobre a desigualdade socioeconômica no continente europeu.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, régua, borracha, lápis de cor, canetinhas, folha de papel milimetrado (uma por dupla) e cópia do roteiro da Ação Propositiva.

Materiais Complementares:

Mapa da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hhu5XVhYayp9NKECfgxmqkKAnF2rNBpFZUvDd4GKzDYEgDSh5fM4TFPr95PR/geo9-14und01-contextualizacao-mapa.pdf

Tabelas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8D9NCgN89KfeKs8dzdTMHe7SQFYwcEtytKyX3KPgDpZ3VnRY6sYv7PcNwcHp/geo9-14und01-acao-propositiva-tabelas.pdf

Para você saber mais:

Elaboração de gráficos de barras. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pt-3-ano/probabilidade-e-estratistica-3ano/graficos-de-barra-parte2/a/create-bar-graphs. Acesso em 18/03/19.

Portal Países do IBGE. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/mapa/ranking/franca?indicador=77849&tema=5&ano=2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão analisar a desigualdade socioeconômica do continente europeu através da elaboração e interpretação de gráfico de barras.

Como adequar à sua realidade: Seria interessante mostrar diferentes tipos de gráficos de barra que são publicados semanalmente em jornais de circulação nacional ou regional.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre o conceito de desigualdade socioeconômica e conheçam dois tipos de dados estatísticos: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e PIB (Produto Interno Bruto).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa aos alunos. Caso não tenha projetor, peça aos estudantes para utilizarem o mapa político da Europa do Atlas Geográfico. Explique à turma que essa aula está focada no continente europeu e que o objetivo é analisar a desigualdade socioeconômica dentro do continente a partir da elaboração e interpretação de gráfico de barras. Aproveite esse primeiro momento para explicar, se julgar necessário, o conceito de desigualdade socioeconômica. É importante que os estudantes entendam que a palavra desigualdade não é sinônimo de diferença apenas, pois na desigualdade está implícita a ideia de uma relação entre duas partes. No caso dessa aula, a relação se dá entre os diferentes países do continente europeu. Explique também que a expressão socioeconômica faz referência a ideia de uma desigualdade relacionada a aspectos econômicos e também a sociais. No primeiro caso, para tratar de questões econômicas, essa aula irá focar na análise do PIB (Produto Interno Bruto). Já para tratar de questões sociais vamos centrar a análise no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Por fim, relacione a desigualdade socioeconômica com o sistema capitalista dizendo que o fenômeno da desigualdade é uma marca registrada do capitalismo na medida em que aprofunda a centralização do capital e a concentração dos meios de produção.

Material complementar

Imagem para Contextualização:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hhu5XVhYayp9NKECfgxmqkKAnF2rNBpFZUvDd4GKzDYEgDSh5fM4TFPr95PR/geo9-14und01-contextualizacao-mapa.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Partindo da ideia de que a desigualdade socioeconômica é inerente ao sistema capitalista a problematização centra a análise desse fenômeno no continente europeu. É importante esclarecer aos estudantes o motivo da escolha do continente europeu como recorte regional para essa aula. Essa escolha deriva da relativa aparência de riqueza e de alto desenvolvimento humano no continente europeu que, apesar de ser fato, não garante que o fenômeno da desigualdade se manifeste dentro do continente.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em duplas. A primeira parte consiste na escolha de 3 países do continente europeu. Nessa escolha e para que a atividade atinja o seu objetivo oriente os estudantes a escolherem países com história e desenvolvimento diferentes. Para isso, você pode sugerir que a escolha deve ser feita a partir dos pontos cardeais, por exemplo, um país do sul da Europa, um do norte e outro do leste europeu. Assim garantirá a diversidade que a atividade exige. A segunda etapa é o acesso ao Portal Países do IBGE (https://paises.ibge.gov.br/#/). Caso seja possível essa aula poderia ser realizada no laboratório de informática ou com uso de dispositivos com acesso a internet na sala de aula. Se a sua unidade não possui esse acesso, preparamos um material que substitui essa pesquisa online que está disponível no material complementar da Ação Propositiva. A terceira etapa é a pesquisa e registro dos dados de PIB e IDH dos 3 países selecionados pelo grupo. A navegação no Portal Países do IBGE é bem fácil, basta clicar no território do país escolhido que as informações estatísticas são abertas. Deixe muito claro que essa aula está trabalhando especificamente com os dados sociais (IDH) e econômicos (PIB). O registro dos dados deve ser feito no Roteiro que está disponível também no material complementar. A quarta etapa é a organização do gráfico no papel milimetrado. Oriente os estudantes a usar uma folha para cada gráfico. No papel milimetrado os estudantes devem traçar os dois eixos do gráfico (eixo x e eixo y - conforme indicado na imagem). No eixo X deve ser registrado o nome dos 3 países escolhidos pela dupla. Oriente-os para deixar 2 cm de distância entre uma marcação e outra. No eixo Y serão registrados o intervalo numéricos dos dados. No caso do gráfico 1 (de PIB) esse intervalo será de milhões de dólares, no gráfico 2 (de IDH) o intervalo será de números decimais. A sugestão é que você estabeleça um intervalo padrão e coloque na lousa para as duplas registrarem no gráfico. A última etapa é o registro da informação estatística no gráfico e o traçado da barra indo do eixo X até a marcação do registro do dado estatístico.

Para finalizar a elaboração do gráfico, lembre os estudantes da necessidade de elaboração de um título, da legenda dos eixo (eixo X será países e eixo Y o dado estatístico - gráfico 1 milhões de dólares e gráfico 2 - número) e de pintar as barras do gráfico para que fique bem caprichado.

Material Complementar

Tabelas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8D9NCgN89KfeKs8dzdTMHe7SQFYwcEtytKyX3KPgDpZ3VnRY6sYv7PcNwcHp/geo9-14und01-acao-propositiva-tabelas.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em duplas. A primeira parte consiste na escolha de 3 países do continente europeu. Nessa escolha e para que a atividade atinja o seu objetivo oriente os estudantes a escolherem países com história e desenvolvimento diferentes. Para isso, você pode sugerir que a escolha deve ser feita a partir dos pontos cardeais, por exemplo, um país do sul da Europa, um do norte e outro do leste europeu. Assim garantirá a diversidade que a atividade exige. A segunda etapa é o acesso ao Portal Países do IBGE (https://paises.ibge.gov.br/#/). Caso seja possível essa aula poderia ser realizada no laboratório de informática ou com uso de dispositivos com acesso a interner na sala de aula. Se a sua unidade não possui esse acesso, preparamos um material que substitui essa pesquisa online que está disponível no material complementar da Ação Propositiva. A terceira etapa é a pesquisa e registro dos dados de PIB e IDH dos 3 países selecionados pelo grupo. A navegação no Portal Países do IBGE é bem fácil, basta clicar no território do país escolhido que as informações estatísticas são abertas. Deixe muito claro que essa aula está trabalhando especificamente com os dados sociais (IDH) e econômicos (PIB). O registro dos dados deve ser feito no Roteiro que está disponível também no material complementar. A quarta etapa é a organização do gráfico no papel milimetrado. Oriente os estudantes a usar uma folha para cada gráfico. No papel milimetrado os estudantes devem traçar os dois eixos do gráfico (eixo x e eixo y - conforme indicado na imagem). No eixo X deve ser registrado o nome dos 3 países escolhidos pela dupla. Oriente-os para deixar 2 cm de distância entre uma marcação e outra. No eixo Y serão registrados o intervalo numéricos dos dados. No caso do gráfico 1 (de PIB) esse intervalo será de milhões de dólares, no gráfico 2 (de IDH) o intervalo será de números decimais. A sugestão é que você estabeleça um intervalo padrão e coloque na lousa para as duplas registrarem no gráfico. A última etapa é o registro da informação estatística no gráfico e o traçado da barra indo do eixo X até a marcação do registro do dado estatístico.

Para finalizar a elaboração do gráfico, lembre os estudantes da necessidade de elaboração de um título, da legenda dos eixo (eixo X será países e eixo Y o dado estatístico - gráfico 1 milhões de dólares e gráfico 2 - número) e de pintar as barras do gráfico para que fique bem caprichado.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em duplas. A primeira parte consiste na escolha de 3 países do continente europeu. Nessa escolha e para que a atividade atinja o seu objetivo oriente os estudantes a escolherem países com história e desenvolvimento diferentes. Para isso, você pode sugerir que a escolha deve ser feita a partir dos pontos cardeais, por exemplo, um país do sul da Europa, um do norte e outro do leste europeu. Assim garantirá a diversidade que a atividade exige. A segunda etapa é o acesso ao Portal Países do IBGE (https://paises.ibge.gov.br/#/). Caso seja possível essa aula poderia ser realizada no laboratório de informática ou com uso de dispositivos com acesso a interner na sala de aula. Se a sua unidade não possui esse acesso, preparamos um material que substitui essa pesquisa online que está disponível no material complementar da Ação Propositiva. A terceira etapa é a pesquisa e registro dos dados de PIB e IDH dos 3 países selecionados pelo grupo. A navegação no Portal Países do IBGE é bem fácil, basta clicar no território do país escolhido que as informações estatísticas são abertas. Deixe muito claro que essa aula está trabalhando especificamente com os dados sociais (IDH) e econômicos (PIB). O registro dos dados deve ser feito no Roteiro que está disponível também no material complementar. A quarta etapa é a organização do gráfico no papel milimetrado. Oriente os estudantes a usar uma folha para cada gráfico. No papel milimetrado os estudantes devem traçar os dois eixos do gráfico (eixo x e eixo y - conforme indicado na imagem). No eixo X deve ser registrado o nome dos 3 países escolhidos pela dupla. Oriente-os para deixar 2 cm de distância entre uma marcação e outra. No eixo Y serão registrados o intervalo numéricos dos dados. No caso do gráfico 1 (de PIB) esse intervalo será de milhões de dólares, no gráfico 2 (de IDH) o intervalo será de números decimais. A sugestão é que você estabeleça um intervalo padrão e coloque na lousa para as duplas registrarem no gráfico. A última etapa é o registro da informação estatística no gráfico e o traçado da barra indo do eixo X até a marcação do registro do dado estatístico.

Para finalizar a elaboração do gráfico, lembre os estudantes da necessidade de elaboração de um título, da legenda dos eixo (eixo X será países e eixo Y o dado estatístico - gráfico 1 milhões de dólares e gráfico 2 - número) e de pintar as barras do gráfico para que fique bem caprichado.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizada a elaboração dos gráficos é hora de interpretá-los e socializar as conclusões. Peça que as duplas mostrem os gráficos prontos a turma e sinalize as principais conclusões sobre a manifestação da desigualdade socioeconômica no continente europeu. Certamente a fala dos estudantes irá variar muito conforme a seleção de países realizada, mas é importante que apareça entre os gráficos o registro da desigualdade econômica a partir da comparação dos PIBs dos países e da desigualdade social a partir da comparação dos IDHs dos países. Provavelmente a maior diferença será no gráfico do PIB já que o continente europeu possui países que estão entre os líderes mundiais como Alemanha, França e Inglaterra, principalmente. Ao mesmo tempo há países com PIB muito baixos como Bulgária, os países que compunham a antiga Iugoslávia (Bósnia, Eslovênia, Croácia, Sérvia), Moldávia, entre outros. Em relação ao IDH a diferença entre os países será menor ainda que presente. Provavelmente aparecerá nos dados a situação de países com PIBs médios e altíssimos IDHs com Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca, entre outros. Caso considere oportuno, converse com os estudantes sobre a diferença dos dois dados.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva elaborar e interpretar gráficos de barra sobre a desigualdade socioeconômica no continente europeu.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, régua, borracha, lápis de cor, canetinhas, folha de papel milimetrado (uma por dupla) e cópia do roteiro da Ação Propositiva.

Materiais Complementares:

Mapa da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hhu5XVhYayp9NKECfgxmqkKAnF2rNBpFZUvDd4GKzDYEgDSh5fM4TFPr95PR/geo9-14und01-contextualizacao-mapa.pdf

Tabelas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8D9NCgN89KfeKs8dzdTMHe7SQFYwcEtytKyX3KPgDpZ3VnRY6sYv7PcNwcHp/geo9-14und01-acao-propositiva-tabelas.pdf

Para você saber mais:

Elaboração de gráficos de barras. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pt-3-ano/probabilidade-e-estratistica-3ano/graficos-de-barra-parte2/a/create-bar-graphs. Acesso em 18/03/19.

Portal Países do IBGE. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/mapa/ranking/franca?indicador=77849&tema=5&ano=2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão analisar a desigualdade socioeconômica do continente europeu através da elaboração e interpretação de gráfico de barras.

Como adequar à sua realidade: Seria interessante mostrar diferentes tipos de gráficos de barra que são publicados semanalmente em jornais de circulação nacional ou regional.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre o conceito de desigualdade socioeconômica e conheçam dois tipos de dados estatísticos: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e PIB (Produto Interno Bruto).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa aos alunos. Caso não tenha projetor, peça aos estudantes para utilizarem o mapa político da Europa do Atlas Geográfico. Explique à turma que essa aula está focada no continente europeu e que o objetivo é analisar a desigualdade socioeconômica dentro do continente a partir da elaboração e interpretação de gráfico de barras. Aproveite esse primeiro momento para explicar, se julgar necessário, o conceito de desigualdade socioeconômica. É importante que os estudantes entendam que a palavra desigualdade não é sinônimo de diferença apenas, pois na desigualdade está implícita a ideia de uma relação entre duas partes. No caso dessa aula, a relação se dá entre os diferentes países do continente europeu. Explique também que a expressão socioeconômica faz referência a ideia de uma desigualdade relacionada a aspectos econômicos e também a sociais. No primeiro caso, para tratar de questões econômicas, essa aula irá focar na análise do PIB (Produto Interno Bruto). Já para tratar de questões sociais vamos centrar a análise no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Por fim, relacione a desigualdade socioeconômica com o sistema capitalista dizendo que o fenômeno da desigualdade é uma marca registrada do capitalismo na medida em que aprofunda a centralização do capital e a concentração dos meios de produção.

Material complementar

Imagem para Contextualização:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hhu5XVhYayp9NKECfgxmqkKAnF2rNBpFZUvDd4GKzDYEgDSh5fM4TFPr95PR/geo9-14und01-contextualizacao-mapa.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Partindo da ideia de que a desigualdade socioeconômica é inerente ao sistema capitalista a problematização centra a análise desse fenômeno no continente europeu. É importante esclarecer aos estudantes o motivo da escolha do continente europeu como recorte regional para essa aula. Essa escolha deriva da relativa aparência de riqueza e de alto desenvolvimento humano no continente europeu que, apesar de ser fato, não garante que o fenômeno da desigualdade se manifeste dentro do continente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em duplas. A primeira parte consiste na escolha de 3 países do continente europeu. Nessa escolha e para que a atividade atinja o seu objetivo oriente os estudantes a escolherem países com história e desenvolvimento diferentes. Para isso, você pode sugerir que a escolha deve ser feita a partir dos pontos cardeais, por exemplo, um país do sul da Europa, um do norte e outro do leste europeu. Assim garantirá a diversidade que a atividade exige. A segunda etapa é o acesso ao Portal Países do IBGE (https://paises.ibge.gov.br/#/). Caso seja possível essa aula poderia ser realizada no laboratório de informática ou com uso de dispositivos com acesso a internet na sala de aula. Se a sua unidade não possui esse acesso, preparamos um material que substitui essa pesquisa online que está disponível no material complementar da Ação Propositiva. A terceira etapa é a pesquisa e registro dos dados de PIB e IDH dos 3 países selecionados pelo grupo. A navegação no Portal Países do IBGE é bem fácil, basta clicar no território do país escolhido que as informações estatísticas são abertas. Deixe muito claro que essa aula está trabalhando especificamente com os dados sociais (IDH) e econômicos (PIB). O registro dos dados deve ser feito no Roteiro que está disponível também no material complementar. A quarta etapa é a organização do gráfico no papel milimetrado. Oriente os estudantes a usar uma folha para cada gráfico. No papel milimetrado os estudantes devem traçar os dois eixos do gráfico (eixo x e eixo y - conforme indicado na imagem). No eixo X deve ser registrado o nome dos 3 países escolhidos pela dupla. Oriente-os para deixar 2 cm de distância entre uma marcação e outra. No eixo Y serão registrados o intervalo numéricos dos dados. No caso do gráfico 1 (de PIB) esse intervalo será de milhões de dólares, no gráfico 2 (de IDH) o intervalo será de números decimais. A sugestão é que você estabeleça um intervalo padrão e coloque na lousa para as duplas registrarem no gráfico. A última etapa é o registro da informação estatística no gráfico e o traçado da barra indo do eixo X até a marcação do registro do dado estatístico.

Para finalizar a elaboração do gráfico, lembre os estudantes da necessidade de elaboração de um título, da legenda dos eixo (eixo X será países e eixo Y o dado estatístico - gráfico 1 milhões de dólares e gráfico 2 - número) e de pintar as barras do gráfico para que fique bem caprichado.

Material Complementar

Tabelas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8D9NCgN89KfeKs8dzdTMHe7SQFYwcEtytKyX3KPgDpZ3VnRY6sYv7PcNwcHp/geo9-14und01-acao-propositiva-tabelas.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em duplas. A primeira parte consiste na escolha de 3 países do continente europeu. Nessa escolha e para que a atividade atinja o seu objetivo oriente os estudantes a escolherem países com história e desenvolvimento diferentes. Para isso, você pode sugerir que a escolha deve ser feita a partir dos pontos cardeais, por exemplo, um país do sul da Europa, um do norte e outro do leste europeu. Assim garantirá a diversidade que a atividade exige. A segunda etapa é o acesso ao Portal Países do IBGE (https://paises.ibge.gov.br/#/). Caso seja possível essa aula poderia ser realizada no laboratório de informática ou com uso de dispositivos com acesso a interner na sala de aula. Se a sua unidade não possui esse acesso, preparamos um material que substitui essa pesquisa online que está disponível no material complementar da Ação Propositiva. A terceira etapa é a pesquisa e registro dos dados de PIB e IDH dos 3 países selecionados pelo grupo. A navegação no Portal Países do IBGE é bem fácil, basta clicar no território do país escolhido que as informações estatísticas são abertas. Deixe muito claro que essa aula está trabalhando especificamente com os dados sociais (IDH) e econômicos (PIB). O registro dos dados deve ser feito no Roteiro que está disponível também no material complementar. A quarta etapa é a organização do gráfico no papel milimetrado. Oriente os estudantes a usar uma folha para cada gráfico. No papel milimetrado os estudantes devem traçar os dois eixos do gráfico (eixo x e eixo y - conforme indicado na imagem). No eixo X deve ser registrado o nome dos 3 países escolhidos pela dupla. Oriente-os para deixar 2 cm de distância entre uma marcação e outra. No eixo Y serão registrados o intervalo numéricos dos dados. No caso do gráfico 1 (de PIB) esse intervalo será de milhões de dólares, no gráfico 2 (de IDH) o intervalo será de números decimais. A sugestão é que você estabeleça um intervalo padrão e coloque na lousa para as duplas registrarem no gráfico. A última etapa é o registro da informação estatística no gráfico e o traçado da barra indo do eixo X até a marcação do registro do dado estatístico.

Para finalizar a elaboração do gráfico, lembre os estudantes da necessidade de elaboração de um título, da legenda dos eixo (eixo X será países e eixo Y o dado estatístico - gráfico 1 milhões de dólares e gráfico 2 - número) e de pintar as barras do gráfico para que fique bem caprichado.

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Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em duplas. A primeira parte consiste na escolha de 3 países do continente europeu. Nessa escolha e para que a atividade atinja o seu objetivo oriente os estudantes a escolherem países com história e desenvolvimento diferentes. Para isso, você pode sugerir que a escolha deve ser feita a partir dos pontos cardeais, por exemplo, um país do sul da Europa, um do norte e outro do leste europeu. Assim garantirá a diversidade que a atividade exige. A segunda etapa é o acesso ao Portal Países do IBGE (https://paises.ibge.gov.br/#/). Caso seja possível essa aula poderia ser realizada no laboratório de informática ou com uso de dispositivos com acesso a interner na sala de aula. Se a sua unidade não possui esse acesso, preparamos um material que substitui essa pesquisa online que está disponível no material complementar da Ação Propositiva. A terceira etapa é a pesquisa e registro dos dados de PIB e IDH dos 3 países selecionados pelo grupo. A navegação no Portal Países do IBGE é bem fácil, basta clicar no território do país escolhido que as informações estatísticas são abertas. Deixe muito claro que essa aula está trabalhando especificamente com os dados sociais (IDH) e econômicos (PIB). O registro dos dados deve ser feito no Roteiro que está disponível também no material complementar. A quarta etapa é a organização do gráfico no papel milimetrado. Oriente os estudantes a usar uma folha para cada gráfico. No papel milimetrado os estudantes devem traçar os dois eixos do gráfico (eixo x e eixo y - conforme indicado na imagem). No eixo X deve ser registrado o nome dos 3 países escolhidos pela dupla. Oriente-os para deixar 2 cm de distância entre uma marcação e outra. No eixo Y serão registrados o intervalo numéricos dos dados. No caso do gráfico 1 (de PIB) esse intervalo será de milhões de dólares, no gráfico 2 (de IDH) o intervalo será de números decimais. A sugestão é que você estabeleça um intervalo padrão e coloque na lousa para as duplas registrarem no gráfico. A última etapa é o registro da informação estatística no gráfico e o traçado da barra indo do eixo X até a marcação do registro do dado estatístico.

Para finalizar a elaboração do gráfico, lembre os estudantes da necessidade de elaboração de um título, da legenda dos eixo (eixo X será países e eixo Y o dado estatístico - gráfico 1 milhões de dólares e gráfico 2 - número) e de pintar as barras do gráfico para que fique bem caprichado.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizada a elaboração dos gráficos é hora de interpretá-los e socializar as conclusões. Peça que as duplas mostrem os gráficos prontos a turma e sinalize as principais conclusões sobre a manifestação da desigualdade socioeconômica no continente europeu. Certamente a fala dos estudantes irá variar muito conforme a seleção de países realizada, mas é importante que apareça entre os gráficos o registro da desigualdade econômica a partir da comparação dos PIBs dos países e da desigualdade social a partir da comparação dos IDHs dos países. Provavelmente a maior diferença será no gráfico do PIB já que o continente europeu possui países que estão entre os líderes mundiais como Alemanha, França e Inglaterra, principalmente. Ao mesmo tempo há países com PIB muito baixos como Bulgária, os países que compunham a antiga Iugoslávia (Bósnia, Eslovênia, Croácia, Sérvia), Moldávia, entre outros. Em relação ao IDH a diferença entre os países será menor ainda que presente. Provavelmente aparecerá nos dados a situação de países com PIBs médios e altíssimos IDHs com Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca, entre outros. Caso considere oportuno, converse com os estudantes sobre a diferença dos dois dados.

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