GE09_12UND03 - Contextualização - Gráfico
Plano de Aula
Plano de aula: Desindustrialização e financeirização
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologia, produtividade e empregabilidade
Por: Murilo Rossi
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando o processo de desindustrialização da cidade de São Paulo como um momento histórico e espacial de mudança do ordenamento espacial, impulsionado pela chegada, cada vez mais, de investimentos estrangeiros voltados para o mercado financeiro global. Isso gera uma mudança da estrutura urbana da cidade, com o aparecimento de novos espaços dedicados exclusivamente para isso, tais como a região da Berrini (mais recente) e da própria região da avenida Paulista. Todo esse processo demanda uma nova especialização do trabalhador para entender essa nova demanda de emprego, com a diminuição destes e novas definições urbanas na cidade. Os espaços industriais são reduzidos, e os escritórios das grandes empresas multinacionais aumentam, redefinindo toda uma estrutura urbana que, historicamente, foi preparada para uma realidade industrial. Para compreender isso, é proposto uma análise de gráficos e mapas que facilitem a visualização de todo o processo pelo aluno.
Materiais necessários: Projetor de slides e/ou impressora, caderno, caneta, papel sulfite
Material complementar:
Gráfico Contextualização
Mapa das Indústrias no Brasil - Problematização
Atividade com Mapas 1 - Ação Propositiva
Atividade com Mapas 2 - Ação Propositiva
Atividade com Mapas 3 - Ação Propositiva
Gráfico - Sistematização
Link para os mapas:
Mapa das Indústrias no Brasil
Para você saber mais:
A metrópole de São Paulo no contexto da urbanização contemporânea
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142009000200021 Acesso em 24 abr. 2019.
Capital financeiro e infraestrutura na urbanização da cidade São Paulo: o caso da empresa Light and Power no início do século XX
Disponível em: http://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/article/view/97 Acesso em 24 abr. 2019.
A URBANIZAÇÃO RECENTE DE SÃO PAULO: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO DA CIDADE “MUNDIAL”
Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/Geografiaurbana/32.pdf Acesso em 24 abr. 2019.
São Paulo é a cidade mais urbanizada do Brasil
Disponível em: https://dcomercio.com.br/categoria/brasil/sao-paulo-e-a-cidade-mais-urbanizada-do-brasil Acesso em 24 abr. 2019.
Concentração e desconcentração industrial - São Paulo é centro industrial do país
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/concentracao-e-desconcentracao-industrial-sao-paulo-e-centro-industrial-do-pais.htm Acesso em 24 abr. 2019.
Refletindo sobre a desindustrialização em São Paulo
Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/6125?lang=pt Acesso em 24 abr. 2019.
FLUXOS DE INVESTIMENTOS E DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO - 1995-2005 ?
Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/20807_arquivo.pdf Acesso em 24 abr. 2019.
Contextos prévios: O aluno ter noções básicas de alfabetização cartográfica, tais como interpretar legenda, ponto, linha, área e cores nos mapas. Noções básicas de regionalização do Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a desindustrialização de São Paulo como um processo inerente à globalização financeira mundial, com a substituição e absorção de indústrias tradicionais (tecnologias e modos de produção antiquadas) por empresas multinacionais, que tendem em ter em suas organizações a busca do monopólio do setor que está envolvida, otimização da produção com redução de empregos e utilização de máquinas e novos formas de administrar a cadeia produtiva. Isso gera o surgimento de novas áreas de concentração de escritórios e sedes dessas empresas, concentradas em regiões da cidade de São Paulo como a Berrini e a avenida Paulista, tendo a cadeia produtiva transferida para outras cidades do Brasil ou mesmo no mundo.
Como adequar à sua realidade: Caso resida na cidade de São Paulo ou mesmo num pólo industrial, utilize exemplos de sua localidade acerca do processo de desindustrialização. Questione com os alunos se isso realmente tem ocorrido em sua localidade/região.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesta etapa do plano é fundamental levantar alguns conhecimentos prévios dos alunos. O gráfico exposto no slide pode ser utilizado para uma sensibilização junto ao tema. Depois de apresentar o tema de aula, peça para os alunos observarem, lerem e interpretarem o gráfico. Ele mostra a relação da produção industrial de transformação com a quantidade de trabalhadores empregados na região Sudeste, tendo como referência o Brasil. Por associação, a diminuição das indústrias na região Sudeste representa também que o mesmo processo provavelmente ocorre na cidade de São Paulo, maior cidade do Brasil. Pergunte aos alunos se eles entenderam o gráfico, levantando os seguinte questionamentos:
1- O que representam as duas linhas no gráfico?
2- Qual a relação entre as informações representadas por elas?
É esperado que os alunos indiquem corretamente que a linha vermelha representa uma diminuição da participação industrial na região Sudeste e consequentemente a diminuição da mão de obra empregada no setor. Comece a indicar aos alunos que as indústrias ou foram fundidas com grandes empresas multinacionais ou mesmo faliram. Diante disso, comece a falar um pouco sobre as multinacionais, suas características, seus modos de produção utilizando novas formas de gerenciamento de empresa, de pessoal (trabalhador) e a utilização de novas tecnologias nas linhas de produção. Portanto, há uma desindustrialização na cidade de São Paulo devido a fatores como fuga de indústrias para lugares que proporcionem maior rentabilidade para as empresas (redução de impostos, mão de obra barata, facilidade de logística das mercadorias, etc). E de certa forma São Paulo não proporciona mais isso, mas mantém um nível de urbanização bastante alta, ou seja, uma população de consumidores enorme, estimulando que essas mesmas fábricas que saíram da cidade mantenham um escritório de negócios e uma rede logística de mercadorias e fornecedores representando os seus interesses junto aos potenciais consumidores. Dessa forma, a cidade deixa de ser ligada ao capital industrial em seu ordenamento espacial e se torna um centro financeiro de gestão do capital (dinheiro).
Material complementar
Gráfico Contextualização
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apesar da desindustrialização na cidade de São Paulo, fruto de uma financeirização do espaço a partir do fenômeno da globalização, a região sudeste ainda continua o celeiro industrial do Brasil, num processo que se vem consolidando historicamente e territorialmente no Brasil. Com o crescimento urbano de SP, impulsionado pela industrialização que se estende desde meados do século XX, a cidade se tornou inviável para pólos industriais modernos e grandes, exigindo espaço para a instalação das fábricas, logística de mercadorias e trabalhadores, além do encarecimento da mão de obra fruto da conscientização do trabalhador através da luta por seus direitos capitaneada pelos sindicatos, muito fortes na região. Porém, pode ficar confuso para o aluno essa associação entre cidade de São Paulo, região metropolitana, estado de São Paulo e Brasil na temática de distribuição das indústrias. Visto isso, proponha a pergunta exposta no slide, apresentando o mapa e indicando que as cores representadas neles, mais a variação visual tamanho, indicam a distribuição das indústrias pelo Brasil. Peça que escrevam no caderno suas reflexões e abra uma roda de conversa breve sobre a temática. Pergunte se entenderam o mapa, perguntando o seguinte:
1- Quais regiões concentram as indústrias no Brasil?
2- Nessa escala é possível visualizar a cidade de São Paulo?
Essas questões servem como facilitadoras para que o aluno entenda que as indústrias se localizam em sua maioria na região sudeste, mas não é possível visualizar nessa escala, proposta do mapa, a desconcentração de indústrias na cidade de São Paulo.
De qualquer forma, isso será esclarecido com a atividade da Ação Propositiva.
Fique atento as reflexões/opiniões dos alunos sobre os questionamentos, apontando seus conhecimentos e interesses pela temática para a continuidade da aula. É esperado que os alunos identifiquem que a região sudeste realmente concentra a maior parte das indústrias no Brasil, mas a questão do slide pode se tornar um pouco complexa nesse momento. Isso é intencional para que o aluno fique curioso e desperte seu interesse pela questão, estimulando sua reflexão e participação nas etapas seguintes.
Material complementar
Mapa das Indústrias no Brasil
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Provavelmente a questão da problematização ainda está pairando no ar. Para esclarecer isso, suscitando um debate, proponha uma atividade de rotação de mapas. Ela é uma adaptação da rotação de estações, metodologia ativa bastante utilizada em sala de aula. Divida a sala em três grupos. Caso avalie necessário, divida-os em seis grupos. É importante que essa divisão seja múltiplo de três, pois no total serão três tarefas diferentes por grupo e que irão rodar entre si. Tente formar o grupo você, estabelecendo uma heterogeneidade nos grupos, enriquecendo o debate. Organizado os grupos, entregue os papéis sulfites para as respostas, projete ou imprima as orientações e as atividades e comece a rotacionar entre os grupos. As atividades estão distribuídas nos links abaixo:
Atividade Mapas 1 - Ação Propositiva
Atividades Mapas 2 - Ação Propositiva
Atividades Mapas 3 - Ação Propositiva
Os grupos terão 7 minutos para realizar a tarefa proposta, respondendo na folha à parte. Ao final deste tempo, recolha a folha com a atividade e a passa para o próximo grupo. Por exemplo, a folha que estava com o grupo 1 vai para o grupo 2; a do grupo 2 vai para o grupo 3 e a do grupo 3 para o grupo 1. Novamente os alunos terão mais 7 minutos para realizá-la e sempre respondendo na folha recebida à parte. Ao final do tempo rode novamente as folhas. Ao término da terceira rodada as folhas com as atividades são recolhidas deixando com os alunos apenas a folha com as respostas. Caso divida a sala em três grupos, será necessário a impressão de uma cópia de cada atividade. Se optar por seis grupos, serão duas cópias por atividade.
Circule pelos grupos, observando, ouvindo e se predispondo a ajudar assim que solicitado. Verifique se as discussões estão sendo colaborativas, ou seja, que todos participem, executem e opinem sobre as propostas. Não esqueça que os grupos ficam fixos, o que rodam são as atividades. Fique atento ao tempo de cada atividade para que todos consigam finalizar as atividades no tempo programado.
É esperado que os alunos relacionem, através da análise dos mapas, a importância da cidade de São Paulo como sede de empresas, geralmente multinacionais (Atividade Mapa 1), com a desconcentração das indústrias visualizadas na Atividade Mapa 2 e comprovada através da análise de empregos da indústria da Atividade do Mapa 3 (comparação com outras regiões que concentram mais empregos que a cidade de São Paulo). Não se esqueça de atentar aos alunos a interpretação somente das informações necessárias nos mapas, que está basicamente composta pelo entendimento das cores e das regiões representadas.
Para verificar as atividades, é importante saber se os alunos conseguiram interpretar as informações do mapa da seguinte forma:
1- Se reconheceram quais são os mapas representados (sedes e filiais de empresas no Brasil, indústrias na cidade de São Paulo e concentração de emprego da indústria no Brasil);
2- O entendimento das cores é fundamental na interpretação das informações do mapa, assim como conhecer o alfabeto cartográfico (linha, ponto e área);
3 - Interpretando individualmente os mapas, verificar se souberam relacioná-los, ou seja: mesmo que a cidade de São Paulo tenha muitas sedes de empresas e filiais distribuídas pelo Brasil (comparação com o mapa com sedes no Rio de Janeiro) e que a cidade de São Paulo tenha poucas indústrias em relação ao seu total territorial, tais informações condizem com a reduzida oferta de emprego traduzida no mapa de concentração de emprego no Brasil, na qual a região de São Paulo não apresenta os maiores índices;
4 - Resumindo: As sedes de empresas concentradas em São Paulo traduzem a hegemonia do capital financeiro em detrimento ao industrial, mostrada nos outros dois mapas.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: A desindustrialização em São Paulo é uma realidade. As empresas têm mudado seus pólos de produção para outras regiões do Brasil, mantendo escritórios administrativos na cidade (sedes das empresas). Isso muda o caráter de um capital industrial para um capital financeiro, principalmente globalizado e estrangeiro. As empresas se fundem, tendo os grandes conglomerados multinacionais como central na aquisição de empresas menores e de capital industrial brasileiro. Isso modifica a estruturação do espaço urbano, transformando regiões dantes industriais em áreas com outras funções, tais como habitação, ocupação de terras, parques, etc. Áreas já consolidadas do capitalismo industrial são otimizadas, tal como a avenida Paulista. Outras áreas mais modernas são criadas, fundamentalmente baseadas no capitalismo financeiro ( o caso da região da Berrini). Peça que observem o gráfico exposto no slide e verifique o que eles entendem. De uma forma geral, o investimento estrangeiro, traduzido pelo capital financeiro, tem aumentado no estado de São Paulo. E por associação, esse capital perpassa pela cidade de São Paulo, como centro financeiro do Brasil. Diante disso, peça aos alunos que leiam para os demais colegas as respostas dadas para cada atividade com mapa. É esperado que os alunos consigam relacionar, de uma forma mais sistematizada, as mudanças territoriais das indústrias, se retirando de São Paulo mas mantendo suas influências no maior mercado consumidor da América Latina. E que todo esse processo ocasiona mudanças estruturais na cidade como um todo. Mas, de uma forma específica, isso pode ser tratado em aulas posteriores.
Material complementar
Gráfico - Sistematização
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Google Meet ou Zoom
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o processo de transição do capital industrial para o capital financeiro na cidade de São Paulo. Comente que nesta aula vocês irão discutir a desindustrialização de São Paulo como um processo inerente à globalização financeira mundial, com a substituição e a absorção de indústrias tradicionais (tecnologias e modos de produção antiquados) por empresas multinacionais, que tendem a buscar, em suas organizações, monopólio do setor em que está envolvida, otimização da produção com redução de empregos, utilização de máquinas e novas formas de administrar a cadeia produtiva. Para obter mais informações, consulte o Plano de Aula, disponível aqui. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor da participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o gráfico disponível aqui via WhatsApp. Nesta etapa do plano, é fundamental levantar alguns conhecimentos prévios deles. O gráfico pode ser utilizado para uma sensibilização a respeito do tema. Peça para os alunos observarem, lerem e interpretarem o gráfico. Ele mostra a relação da produção industrial de transformação com a quantidade de trabalhadores empregados na região Sudeste, tendo como referência o Brasil. Por associação, a diminuição das indústrias na região Sudeste representa também que o mesmo processo provavelmente ocorre na cidade de São Paulo, a maior do Brasil. Pergunte aos alunos se eles entenderam o gráfico, levantando os seguinte questionamentos: 1 - O que representam as duas linhas no gráfico?; 2 - Qual a relação entre as informações representadas por elas? Incentive-os a responder via WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o mapa das indústrias disponível aqui. Pergunte se o entenderam o mapa: 1 - Quais regiões concentram as indústrias no Brasil?; 2 - Nessa escala, é possível visualizar a cidade de São Paulo?; 3 - Se há um processo de desindustrialização em SP, por que o Sudeste concentra muitas indústrias? Essas questões servem de facilitadoras para que o aluno entenda que as indústrias se localizam, em sua maioria, na região Sudeste, mas não é possível visualizar essa ocorrência na escala do mapa, bem como a desconcentração de indústrias na cidade de São Paulo. Solicite que façam anotações em seus cadernos. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Provavelmente, a questão da problematização ainda está pairando no ar. Para esclarecê-la suscitando um debate, proponha uma atividade de rotação de mapas. Trata-se de uma adaptação da rotação de estações, metodologia ativa bastante utilizada em sala de aula. Divida a sala em três grupos. Caso ache necessário, divida-os em seis grupos. É importante que a divisão seja em múltiplos de três, pois, no total, serão disponibililzadas três tarefas diferentes por grupo que irão rodar entre si. Tente formar os grupos estabelecendo uma heterogeneidade dos alunos, de modo a enriquecer o debate. As atividades estão disponíveis aqui (Mapa 1), aqui (Mapa 2) e aqui (Mapa 3). Como a aula foi organizada pelo WhatsApp, é melhor enviar todas atividades de uma vez e combinar um tempo para eles trabalharem. O ideal seria marcarem um momento síncrono via Google Meet ou Zoom, para que possam trabalhar de forma colaborativa. Tempo estimado: 45 minutos.
Sistematização
Envie aos alunos o gráfico disponível aqui. Peça que o observem e verifique o que entenderam. De forma geral, o investimento estrangeiro, traduzido pelo capital financeiro, tem aumentado no estado de São Paulo e, por associação, esse capital perpassa a cidade de São Paulo, centro financeiro do Brasil. Diante disso, peça aos alunos que leiam (via WhatsApp) para os demais colegas as respostas dadas a cada atividade com mapa. É esperado que os alunos consigam relacionar, de forma mais sistematizada, as mudanças territoriais das indústrias, que se retiraram de São Paulo, mas mantiveram suas influências no maior mercado consumidor da América Latina. Todo esse processo ocasiona mudanças estruturais na cidade como um todo. De forma mais específica, isso pode ser tratado em aulas posteriores. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre capital financeiro. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Murilo Rossi
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender o processo de transição do capital industrial para o capital financeiro na cidade de São Paulo
Habilidade (s) da Base: (EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
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