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Plano de aula - Desindustrialização e financeirização

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender o processo de transição do capital industrial para o capital financeiro na cidade de São Paulo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Google Meet ou Zoom

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o processo de transição do capital industrial para o capital financeiro na cidade de São Paulo. Comente que nesta aula vocês irão discutir a desindustrialização de São Paulo como um processo inerente à globalização financeira mundial, com a substituição e a absorção de indústrias tradicionais (tecnologias e modos de produção antiquados) por empresas multinacionais, que tendem a buscar, em suas organizações, monopólio do setor em que está envolvida, otimização da produção com redução de empregos, utilização de máquinas e novas formas de administrar a cadeia produtiva. Para obter mais informações, consulte o Plano de Aula, disponível aqui. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor da participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o gráfico disponível aqui via WhatsApp. Nesta etapa do plano, é fundamental levantar alguns conhecimentos prévios deles. O gráfico pode ser utilizado para uma sensibilização a respeito do tema. Peça para os alunos observarem, lerem e interpretarem o gráfico. Ele mostra a relação da produção industrial de transformação com a quantidade de trabalhadores empregados na região Sudeste, tendo como referência o Brasil. Por associação, a diminuição das indústrias na região Sudeste representa também que o mesmo processo provavelmente ocorre na cidade de São Paulo, a maior do Brasil. Pergunte aos alunos se eles entenderam o gráfico, levantando os seguinte questionamentos: 1 - O que representam as duas linhas no gráfico?; 2 - Qual a relação entre as informações representadas por elas? Incentive-os a responder via WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie aos alunos o mapa das indústrias disponível aqui. Pergunte se o entenderam o mapa: 1 - Quais regiões concentram as indústrias no Brasil?; 2 - Nessa escala, é possível visualizar a cidade de São Paulo?; 3 - Se há um processo de desindustrialização em SP, por que o Sudeste concentra muitas indústrias? Essas questões servem de facilitadoras para que o aluno entenda que as indústrias se localizam, em sua maioria, na região Sudeste, mas não é possível visualizar essa ocorrência na escala do mapa, bem como a desconcentração de indústrias na cidade de São Paulo. Solicite que façam anotações em seus cadernos. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Provavelmente, a questão da problematização ainda está pairando no ar. Para esclarecê-la suscitando um debate, proponha uma atividade de rotação de mapas. Trata-se de uma adaptação da rotação de estações, metodologia ativa bastante utilizada em sala de aula. Divida a sala em três grupos. Caso ache necessário, divida-os em seis grupos. É importante que a divisão seja em múltiplos de três, pois, no total, serão disponibililzadas três tarefas diferentes por grupo que irão rodar entre si. Tente formar os grupos estabelecendo uma heterogeneidade dos alunos, de modo a enriquecer o debate. As atividades estão disponíveis aqui (Mapa 1), aqui (Mapa 2) e aqui (Mapa 3). Como a aula foi organizada pelo WhatsApp, é melhor enviar todas atividades de uma vez e combinar um tempo para eles trabalharem. O ideal seria marcarem um momento síncrono via Google Meet ou Zoom, para que possam trabalhar de forma colaborativa. Tempo estimado: 45 minutos.

Sistematização
Envie aos alunos o gráfico disponível aqui. Peça que o observem e verifique o que entenderam. De forma geral, o investimento estrangeiro, traduzido pelo capital financeiro, tem aumentado no estado de São Paulo e, por associação, esse capital perpassa a cidade de São Paulo, centro financeiro do Brasil. Diante disso, peça aos alunos que leiam (via WhatsApp) para os demais colegas as respostas dadas a cada atividade com mapa. É esperado que os alunos consigam relacionar, de forma mais sistematizada, as mudanças territoriais das indústrias, que se retiraram de São Paulo, mas mantiveram suas influências no maior mercado consumidor da América Latina. Todo esse processo ocasiona mudanças estruturais na cidade como um todo. De forma mais específica, isso pode ser tratado em aulas posteriores. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre capital financeiro. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_12UND03

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.


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